Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2008 - 11:01

Nova campanha mundial da Benetton chama a atenção para o ‘Micro-Crédito’


“África Works” é o slogan da campanha mundial que será lançada no dia 13 de fevereiro no Senegal, feita em conjunto com a cooperativa de crédito Birima, do cantor senegalês Youssou N´Dour.

A Benetton direciona todas as atenções para a África empreendedora. Sua campanha mundial de comunicação para 2008 promove o programa de micro-crédito Birima, no Senegal, uma cooperativa de crédito fundada pelo cantor senegalês Youssou N’Dour. O programa irá receber também suporte financeiro do Grupo Benetton.

África Works, slogan da campanha desenvolvida pela Fabrica de comunicação da Benetton, irá aparecer em outdoors e mídia impressa em todo o mundo, a partir de Fevereiro de 2008. A campanha destacará trabalhadores senegaleses que usaram o micro-crédito para financiar pequenos, mas produtivos negócios. O fotógrafo James Mollison retratou-os com as ferramentas de suas empresas em frente a um fundo neutro. Dentre os trabalhadores estão um pescador, um decorador, um músico, um joalheiro, um fazendeiro, um alfaiate, dois vendedores têxteis e um boxeador, entre outros. Essas pessoas comuns se tornam símbolos reais de uma África que usa a dignidade do trabalho para combater a pobreza, promover desenvolvimento equilibrado, maximizar seus recursos e ter a responsabilidade de criar o futuro.

Youssou N’Dour, um dos cantores africanos mais conhecidos e um homem comprometido com projetos humanitários, comenta: “Minha experiência pessoal me ensinou a perceber que quando um empréstimo, mesmo que pequeno, é usado para desenvolver uma idéia ou realizar um projeto, é um caminho efetivo para o combate da pobreza. Por isso todo mundo deveria entender o valor do micro-crédito. A África não quer caridade, ela quer subsídios financeiros”.

Alessandro Benetton, vice-presidente executivo do Grupo Benetton, fala da convicção com a qual a empresa apoiou o projeto: “Nós escolhemos apoiar e promover este importante projeto porque, diferente dos tradicionais atos de solidariedade, ele oferece apoio tangível para pequenos produtores regionais através do uso efetivo do micro-crédito. Mais precisamente porque ele é baseado em talento empresarial, trabalho duro, otimismo e interesse no futuro, esse projeto efetivamente promove a nova face da África”.

A Birima, cooperativa de crédito de N’Dour, oferece serviços financeiros para pequenas e médias empresas, artesãos, profissionais e artistas para os ajudarem a iniciar, de forma independente, o desenvolvimento de seus próprios negócios. Além de ser o título de uma música que é sucesso internacional de Youssou, Birima é o nome de um lendário rei do Senegal que, falando com seu povo apenas uma vez por ano, se tornou o símbolo do valor de uma palavra, do código moral refletido no princípio chave da sociedade de crédito: aqueles que pedem por um empréstimo precisam oferecer não mais que a sua palavra como garantia e o bom nome de sua família.

Fortemente baseado nos princípios tradicionais e rígidos africanos de honra e dignidade, a Birima olha para o futuro do continente e responde a sua crescente necessidade de fundos. Se comparada ao micro-crédito normal, a Birima concede altos financiamentos por um longo período de tempo, tem um efeito positivo na comunidade e pode garantir lucro e desenvolvimento. Do Senegal, o estilo da Birima, de crédito avançado, será gradualmente exportado para outras nações africanas. O Senegal foi escolhido para ser o piloto do projeto por que é uma das mais estáveis nações africanas, apesar de ainda existirem grandes diferenças na distribuição de renda entre a população.

Os conceitos principais da comunicação da Benetton são reiterados nesta nova campanha. Apoiando e promovendo o fundo para financiar o trabalho no Senegal, a Benetton destaca a importância da cooperação com as organizações dedicadas à solidariedade. Ao mesmo tempo, a campanha enfatiza como o compromisso de uma única pessoa pode mover a engrenagem da sociedade com um todo. Estas idéias foram destacadas no “Volunteers in Colors”, campanha de 2001, produzida com os voluntários das Nações Unidas para o Ano Internacional dos Voluntários; em 2003, na campanha “Food for Life”, com o World Food Programme; e novamente em 2004, na campanha de proteção aos grandes primatas, “James & Other Apes”. | www.benneton.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira