Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2015 - 07:03

Pessoas asmáticas e com fibrose cística devem se prevenir da ABPA

Doença pode levar à insuficiência respiratória. #congressoalergia2015 #asbai

Pacientes com asma e fibrose cística podem desenvolver a aspergilose broncopulmonar alérgica (ABPA), que apresenta alto poder destrutivo pulmonar, com quadro clínico que pode variar de asma leve à doença pulmonar fibrótica e insuficiência respiratória.

O Dr. Alfeu Tavares França, especialista que ministrará palestra durante o XLII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, entre 3 e 6 de outubro, em Vitória (ES), explica que o fungo aspergillus fumigatus, causador da ABPA, é altamente patogênico. Cresce no solo, em locais com matéria orgânica em decomposição. “Os conídios (sementes do fungo) são transportados para locais distantes pelas correntes aéreas e são inalados e retidos nos brônquios, onde germinam. Durante o período de germinação, produzem muitos alérgenos que são causadores de diferentes tipos de reações alérgicas”, conta Dr. França.

Os asmáticos alérgicos ao fungo (Af) têm asma grave, necessidade de mais visitas às emergências e internações. Os medicamentos geram um alto custo para o sistema de saúde.

Segundo o especialista, o diagnóstico deve ser feito precocemente para evitar danos nos pulmões. Os exames realizados são: testes cutâneos, exames sorológicos e radiográficos. “O paciente com asma, principalmente aquele que apresenta piora no quadro, apesar da medicação adequada, deve ser avaliado por médico especialista em alergia e preparado para realizar a avaliação recomendada. O diagnóstico diferencial deve ser feito com várias doenças – tuberculose pulmonar, câncer e alveolite alérgica extrínseca”, explica o médico.

A medicação usada no tratamento são os corticosteroides sistêmicos e inalados e antifúngicos. Os agentes biológicos (anti- IgE) estão em estudo para ABPA.

Todas as informações sobre o XLII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia podem ser acessadas no site http://congressoalergia2015.com.br

XLII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, de 3 a 6 de outubro, a partir das 8h30, no Centro de Convenções de Vitória, Rua Constante Sodré, 157 – Santa Lúcia – Vitória/ES. Informações e inscrições: http://congressoalergia2015.com.br.

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros. | www.asbai.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira