Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2015 - 07:39

Caetité: os passos em direção ao aumento da produção de urânio


Roberto Bahia, diretor de Recursos Minerais da INB

Com a Licença de Instalação para implantar a lavra a céu aberto da futura mina do Engenho já concedida pelo Ibama, a Indústria Nucleares do Brasil (INB) iniciou a construção das estradas de acesso e do canteiro de obras para a abertura da mina, informou o diretor de Recursos Minerais da empresa, Roberto Bahia, no dia 03 de setembro(quinta-feira), em Caetité (BA).

Neste momento, a empresa está atuando no sentido de assegurar os recursos financeiros necessários para implantação dessa nova mina, que tem capacidade para produzir 4.730 toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos. “Pretendemos assegurar o aporte suficiente de recursos para os próximos cinco anos; para o próximo ano, por exemplo, a previsão é que sejam destinados R$ 38 milhões aos principais projetos para implantação da mina do Engenho”, afirmou o diretor.

A Unidade de Concentrado de Urânio também está desenvolvendo outras atividades para a implantação do empreendimento, como a construção dos sistemas de drenagem, a execução do programa de monitoração ambiental pré-operacional, assim como os programas de gerenciamento de resíduos e de monitoração de ruído e poeira.

Boas perspectivas para 2016 —Outra boa perspectiva para Caetité e região é a geração de empregos. O presidente da INB, Aquilino Senra, já havia anunciado que no próximo ano será realizado novo concurso público; além disso, vagas de trabalho serão abertas pelas empresas que vencerem as licitações públicas para execução das obras a serem realizadas, lembrou Roberto Bahia.

Desde 2000, quando a INB iniciou as operações em Caetité, somente a mina Cachoeira foi explorada, mas sua capacidade de extração a céu aberto se exauriu, ou seja, alcançou a capacidade máxima de produção.

Para atender as futuras demandas de energia elétrica, a INB está atuando para dobrar sua capacidade, passando a produzir 800 toneladas/ano de concentrado de urânio. Para tanto, a empresa está atuando em três frentes: a mina a céu aberto do Engenho; a mina subterrânea da Cachoeira e o projeto básico de duplicação da usina, ou seja, ampliação da capacidade de beneficiamento do minério em Caetité.

Na região de Caetité, Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora está localizada a chamada Província Uranífera de Lagoa Real, onde estão identificados 38 depósitos do mineral urânio com alto grau de pureza; 17 desses depósitos já foram pesquisados, passando a ser chamados de “jazidas”. Quando se inicia a exploração da jazida ela é chamada de “mina”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira