Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2015 - 07:53

A galeria paulistana Blau Projects leva seus artistas à ArtRio

Os artistas Éder Oliveira, Renata Cruz e Vitor Mizal apresentam seus trabalhos no espaço Vista. Além deles, Andrey Zignnatto, Marcone Moreira e Maria Lynch fazem exposições paralelas à feira.

Entre os dias 10 e 13 de setembro, acontece a ArtRio, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Em sua quinta edição, a feira apresenta galerias brasileiras e internacionais, entre elas a paulistana Blau Projects, que participa pela segunda vez da programação no espaço Vista, voltado para galerias jovens com foco em arte contemporânea emergente.

Os artistas que a galeria apresenta são Éder Oliveira, Vitor Mizael e Renata Cruz. Eles mostram cerca de 70 obras no stand da galeria, entre fotografias, pinturas, instalações e murais. ‘Para nós, é muito importante trazer o ativo da galeria em peso para o Rio, num momento em que todo o foco está nas artes’, afirma Juliana Blau, diretora da galeria.

Além deles, três outros artistas representados pela galeria expõem na programação paralela à feira. Pelo terceiro ano consecutivo, a ArtRio promove um projeto de intervenção urbana, levando arte contemporânea para espaços públicos. Em 2015, com curadoria de Isabel Portella, a coletiva acontece nos jardins centenários do Museu da República, no dia 8 de setembro, a partir das 16h. Da Blau Projects, estão os artistas Andrey Zignnatto e Marcone Moreira.

Outra artista representada pela galeria que expõe na capital carioca é Maria Lynch, no Oi Futuro. Ela exibe uma instalação de grandes proporções que passa a fazer parte da paisagem do bairro do Flamengo, na fachada do Oi Futuro. Trata-se de uma foto de 10 metros de altura de um bebê coberto de sangue, sendo retirado da barriga da mãe. A imagem é do nascimento da própria artista. Ela diz que o objetivo não é chocar, mas tratar com ironia o ‘nascimento do artista’.

ArtRio —Reconhecida como um dos principais eventos de arte no cenário internacional, pelo quinto ano a ArtRio vai reunir as mais importantes galerias do país e do mundo, além de trazer para a cidade colecionadores, curadores, críticos e artistas. Nesta edição, além de galerias brasileiras, estarão representantes de 11 países – Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

A feira está dividida em três programas: Panorama (Galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea), Vista (programa dedicado às galerias jovens, com projeto de curadoria experimental desenvolvido especialmente para e evento), e o Prisma (programa curatorial inédito, assinado por Carolyn H. Drake e Bernardo José de Souza, com obras de artistas brasileiros e estrangeiros).

Andrey Zignnatto— Nasceu em 1981, natural de Jundiaí, cidade onde reside. Autodidata, trabalha entre São Paulo e Jundiaí. O artista é fundador da Associação Cultural Menorah. Andrey ganhou em 2014 o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, mesmo ano em que foi ganhou o Prêmio de Artes Visuais PROAC – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Andrey já expôs em diversos salões como em Blumenau, em Curitiba, como também do 18º Festival Cultura Inglesa. O artista já fez exposições individuais em Jundiaí, Goiânia e São Paulo, e coletivas em Piracicaba, Londres, Rio de Janeiro, Itália, Santa Catarina, Bahia, Curitiba, Paraná, Rio Grande do Sul, Canadá, Hungria, Espanha, Argentina.

Éder Oliveira —Nascido num vilarejo chamado Velha Timoteua, o artista fez licenciatura em Educação Artística na Universidade Federal do Pará, com habilitação em Artes Plásticas. Conquistou diversas premiações, como Prêmio SIM de Artes Visuais (Coletiva Corporaturas) do Sistema Integrado de Museus (2008) e o 2º Grande Prêmio do Salão Arte Pará (2007). Entre as intervenções que o artista já realizou, estão: Amazônia, Lugar de Experiências (Museu da UFPA, Belém, 2013), Amazônia, Ciclos de Modernidade (CCBB, Rio de Janeiro, 2012), O Triunfo do Contemporâneo (MAC, Porto Alegre, 2012), Amazônia, a Arte (Museu Vale, Vitória e Belo Horizonte, 2010), 31ª Bienal Internacional de São Paulo (2014, São Paulo, Pavilhão Ciccillo Matarazzo).

Maria Lynch —A artista, nascida em 1981 no Rio de Janeiro, atualmente mora e trabalha em Nova York. É formada pela Chelsea College of Art and Design em Londres. Participou das exposições Nova Arte Nova, no CCBB Rio de Janeiro e em São Paulo, com curadoria de Paulo Venâncio; da 6ª Bienal de Curitiba, Vento Sul, com curadoria de Alfon Hug; Ocupação Macia, no Paço Imperial, Rio de Janeiro, entre outros. Foi contemplada em 2010 com o Prêmio Marcantônio Vilaça.

Renata Cruz— A artista nasceu em Araçatuba, São Paulo em 1964. Formou-se em Comunicação Visual pela Unesp, Bauru, SP e em Educação Artística pela Unaerp, Ribeirão Preto, SP. Frequentou, como aluna estrangeira, a Facultad de Bellas Artes de la Universidad Autónoma de Madrid - Espanha e possui Pós-graduação em Arte Integrativa, Faculdade Anhembi Morumbi, São Paulo SP. Seu trabalho atual se funda num sistema de trocas criado por ela, onde investiga a atribuição do valor poético, simbólico e pessoal aos objetos, superior ao valor instituído pelo mercado financeiro. Nos últimos anos participou de exposições nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha e em diversas cidades brasileiras.

Vitor Mizael —Nascido em São Caetano do Sul, o artista vive e trabalha em São Paulo. Graduado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes, em São Paulo, Vitor tem a forte temática do corpo em sua obra, com raios-x e as roupas como uma nova pele. O paulista questiona conceitos como salvaguarda, patrimônio, catalogação e exibição dentro do sistema da arte, como um dos eixos poéticos de sua obra. Já participou de diversos salões de arte, com curadores como Fernando Oliva, Bitu Cassundé e Luisa Duarte. Participou, em 2014, da 11ª Temporada de Projetos do Paço das Artes, com a exposição Bidimensionais com pinturas, desenhos e instalações.

Blau Projects —Com foco nas diversas linguagens como pintura, fotografia, vídeo, desenho, performance e o tridimensional, a galeria está situada em espaço aberto desde agosto de 2013, desenvolvido para fortalecer o diálogo com o público e artistas. ‘Nossa missão é apoiar e estimular artistas emergentes, além de fomentar a discussão sobre a arte contemporânea’, conta Juliana Blau. Os artistas que a galeria representa são Andrey Zignnatto, Bruno Drolshagen, Éder Oliveira, Marcone Moreira, Maria Lynch, Renata Cruz e Vítor Mizael. [www.blauprojects.com]

ArtRio, de 10 a 13 de setembro (quinta a domingo), aberto ao público das 13 às 21h, no Pier Mauá, Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira