Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2015 - 07:10

Linha 4 do Metrô investe em novas áreas para circulação de ciclistas e bicicletários no Rio

O Consórcio Linha 4 Sul patrocina pela segunda vez o Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta –— BiciRio, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro na cidade.

Metrô e bicicleta são dois meios de transporte que colaboram para a redução do trânsito nas cidades e com o meio ambiente. Por isso, a Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) —a maior obra de infraestrutura urbana em execução na América Latina – investe na construção de mais de 2Km de novas ciclovias e instalação de bicicletários para quase 600 ‘magrelas’ nas zonas Sul e Oeste do Rio. Reforçando atenção especial ao tema, o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 entre Ipanema e Gávea, patrocina pelo segundo ano o Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta -—o biciRio, que será promovido entre os dias 20 e 22 de setembro pela Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O fórum vai realizar uma série de debates, palestras e apresentação de cases com convidados nacionais e estrangeiros, além de diversas atividades paralelas, algumas inéditas, que vão movimentar diferentes pontos da cidade na Semana Nacional do Trânsito.

Como parte do plano de expansão das áreas para circulação de bicicletas no Rio, o projeto de reurbanização do entorno das novas estações São Conrado e Jardim Oceânico inclui ciclovias compartilhadas. Em São Conrado, a Linha 4 do Metrô vai implantar 300 metros de ciclovia entre a Avenida Niemeyer e a Estrada da Gávea. Já no Jardim Oceânico, serão cerca de 800 metros na Avenida Armando Lombardi, entre a ponte de veículos que deixam o Itanhangá e o edifício Barra Life, próximo a um dos acessos de passageiros da estação, que também estará conectada ao sistema BRT.

Atendendo a um pedido da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, a Linha 4 está construindo 1,2Km da ciclovia que ligará o Pontal às Vargens, no Recreio. A obra foi iniciada em agosto e integrará o Corredor Verde da cidade, que terá no total 5,4 Km desde a Estrada do Pontal, próximo à ponte do canal do Rio Morto, passando sob a Avenida das Américas, na altura do Shopping Recreio, até a Estrada dos Bandeirantes, levando os ciclistas até a região dos Jogos Olímpicos 2016. O serviço ainda inclui instalação de sinalização horizontal e vertical.

Em 2014, também em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Consórcio Linha 4 Sul revitalizou uma das principais ciclovias de Botafogo, que passa pelo Cemitério São João Batista, na Rua General Polidoro. Além do novo asfalto, a pintura foi recuperada e houve reforço na sinalização.

Das quase 600 vagas para bicicletas que serão instaladas pela Linha 4 do Metrô, 300 delas, além de outras 84 destinadas ao aluguel, estarão localizadas nos acessos de passageiros das seis estações da nova linha: Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra.

Nos bairros de Ipanema e Leblon, o Consórcio Linha 4 Sul já instalou 53 bicicletários, em parceria com a Prefeitura do Rio, com capacidade para 212 vagas. No Leblon, os equipamentos foram desenhados no formato de “R”, de Rio, e estão em locais de grande movimento, próximos a cinemas, shoppings, edifícios comerciais, restaurantes e galerias. Só na Avenida Ataulfo de Paiva são 29. Há também na orla do Leblon e em Ipanema, um deles na Praça Nossa Senhora da Paz. Além disso, em todos os canteiros de obra, há bicicletários para uso dos funcionários.

Ações educativas —Além de investir em novos bicicletários e ciclovias, o Consórcio Linha 4 Sul também apoia iniciativas de educação e conscientização. Em 2013, educadores ambientais percorreram o Leblon de bicicleta por 20 dias para explicar a importância do uso das ‘magrelas’ durante as mudanças viárias no entorno das obras. A ideia do projeto, chamado “Vem de Bike”, era estimular a cultura da bicicleta como meio de transporte para curtas distâncias e seu uso correto, respeitando o Código Nacional de Trânsito.

As inscrições para o Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta - o biciRio são gratuitas e podem ser feitas no site do evento (www.bicirio.com.br). Os patrocinadores da 5ª edição do biciRio são: Itaú, Consulado da Holanda, Fetranspor, Supermercados Zona Sul, Consórcio Linha 4 Sul, Sierra Construções, Sinape e BAU Construções. O evento conta com o apoio de mídia do Portal Mobilize e Institucional da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e ONG Transporte Ativo. O projeto é realizado pela Planeja e Informa Comunicação e Marketing e Casa Viva Eventos.

Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia —A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações com aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária entre Ipanema e Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em junho de 2016, com o início da operação assistida, fora do horário de pico e com intervalos maiores no fluxo dos trens, para que os últimos ajustes operacionais sejam feitos. A operação comercial nos mesmos horários das demais linhas do metrô será iniciada em julho de 2016. A partir do ano que vem, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira