Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2015 - 07:27

Cúpula de Prefeitos discute políticas municipais

E experiências globais para a mobilidade nas grandes cidades. Encontro reúne prefeitos que transformaram suas cidades com iniciativas inclusivas e sustentáveis.

Rio de Janeiro—Hoje foi realizada a entrevista coletiva dos prefeitos e ex-prefeitos que estão na Cidade das Artes para a Cúpula dos Prefeitos. O encontro antecede o Congresso Internacional Cidades & Transportes, que reunirá mais de 140 palestrantes de 19 países, especialistas internacionais, iniciativa privada e organizações da sociedade civil nos dias 10 e 11 de setembro para debater coletivamente alternativas viáveis para o futuro das áreas urbanas. O evento é organizado pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

O presidente do WRI Andrew Steer abriu a coletiva afirmando que o Brasil tem ideias inovadoras e que por todo o mundo as pessoas vêm mudando as maneiras de fazer as coisas. “Precisamos repensar nossas cidades. Crescer sem planejamento gera um alto custo, financeiro, social e político. Está na hora de construirmos cidades mais eficientes”, afirmou ele. O Diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Luis Antonio Lindau, acredita que o congresso será uma grande oportunidade para a sociedade discutir o caminho para cidades mais sustentáveis. “Diversas ideias para melhorar as áreas urbanas já foram aplicadas com sucesso pelo mundo. Esperamos que os especialistas e tomadores de decisão presentes ao congresso contribuam com novas ideias para os problemas nas cidades e que os gestores públicos se empenhem na sua implementação”, afirma Lindau.

O ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, que conduziu a introdução de sistemas viários inovadores durante sua gestão à frente da capital da Colômbia, vai mais longe. Ele acredita que o transporte urbano não é simplesmente uma questão de conveniência e economia, mas de justiça e equidade. “O recurso físico mais valioso de uma cidade é seu espaço urbano. Como distribuímos esse espaço entre carros, ônibus, pedestres e bicicletas é mais uma questão político-ideológica, do que técnica ou de engenharia. Temos que pensar que tipo de cidade queremos sem esquecer que, se é verdade o que diz o primeiro artigo da constituição, todas as pessoas são iguais, logo, todas têm direito ao mesmo espaço urbano” afirma ele.

Mary Jane Ortega, prefeita da cidade de San Fernando, nas Filipinas, por três mandatos consecutivos, falou sobre os desafios de sua comunidade e da questão da qualidade do ar. “Implementamos um rodízio para reduzir o número de veículos na nossa cidade e teve gente comprando um novo carro com placa diferente para poder circular durante o rodízio. Ao invés de reduzir, nós praticamente dobramos o número de carros. Não podemos dizer para a população não usar seu carro se não oferecermos uma alternativa de transporte viável”, analisa.

O representante brasileiro na mesa, o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, foi enfático ao afirmar que a sociedade brasileira sofre de excesso de dependência do automóvel. “Tudo se desenvolve para o automóvel, sistemas, aplicativos, softwares. Só em São Paulo são cinco milhões de automóveis, e se juntarmos esse número ao fato de as moradias estarem cada vez mais longe do local de trabalho, o resultado é uma cidade inacessível para grande parte da população. Ninguém muda se a alternativa não for melhor. Se você oferecer um sistema de transporte com qualidade, que permita deslocamentos mais rápidos e frequência, as pessoas vão mudar de hábito”, acredita Lerner.

Ken Livingstone, ex-prefeito de Londres, lembrou que mais da metade da população mundial hoje vive em cidades e que o grande desafio é colocar essas pessoas no transporte público. “Eu vivi 17 anos em Londres e nunca aprendi a dirigir. Fazer a população se deslocar no transporte público de massa também é combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade do ar que respiramos”, lembra.

O ex-prefeito de Portland (EUA), Sam Adams, integrou o escritório de sustentabilidade ao de planejamento e incentivou o uso da bicicleta para curtas distâncias, aumentando em até 25% o número de alunos que vão de bicicleta para a escola. “Procuramos não incentivar uma disputa entre os carros e as bicicletas, até porque 80% dos nossos ciclistas possuem carros. O que queremos é promover a alternativa como a melhor escolha” explica.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se juntou aos participantes da Cúpula dos Prefeitos para o encontro dos gestores que revolucionaram suas cidades, vencendo a burocracia, o pessimismo e a descrença para desenvolver projetos sustentáveis.

Congresso Internacional Cidades & Transportes - As cidades brasileiras ainda enfrentam muitos obstáculos para se tornarem mais sustentáveis. Com o objetivo de pensar e debater coletivamente alternativas viáveis para o futuro das áreas urbanas, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis promove o Congresso Internacional Cidades & Transportes, que reunirá mais de 140 palestrantes de 19 países, entre prefeitos, ex-prefeitos, especialistas internacionais, iniciativa privada e organizações da sociedade civil. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, RJ.[www.cidadesetransportes.org.br].

WRI Brasil Cidades Sustentáveis —Ao completar dez anos, o WRI Brasil | Embarq Brasil torna-se o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Nosso desafio é extrapolar a atuação em transportes e atingir resultados ainda mais transformadores. O WRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha para transformar grandes ideias em realidade. Desenvolve projetos de impacto real, com foco em mobilidade, desenvolvimento urbano, segurança viária, água, energia e clima para melhorar a vida de milhões de pessoas nas cidades brasileiras.

Integra o programa global WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, formado por mais de 200 profissionais em escritórios no Brasil, México, Índia, China, Turquia e Estados Unidos. O programa visa influenciar mais de 200 cidades até 2019, para que elas se tornem mais acessíveis, saudáveis e equitativas.

O WRI (World Resources Institute) é uma instituição internacional de pesquisa que transforma grandes ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira