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10/09/2015 - 08:05

Como garantir uma estratégia eficaz de disponibilidade e recuperação de desastres


As demandas da disponibilidade de dados e serviços cresceram bruscamente nos últimos anos. A digitalização de todas as áreas de negócio significa que um servidor falho pode causar um impacto sério em todos os sistemas e usuários. Nada é sempre 100% confiável e mesmo as maiores empresas com os planos mais robustos são atingidas por paradas no sistema.

O Google indicou em um recente relatório de incidente que quatro raios sucessivos atingiram instalações elétricas utilizadas pelo seu data center em Saint-Ghislain, na Bélgica. Esse incidente causou uma perda de dados de 0,000001%, 12 horas de tempo de inatividade e inconveniência para seus usuários europeus. Felizmente, o Google tinha uma estratégia estável em vigor para lidar com essa ocorrência, e as informações foram replicadas em múltiplos servidores para ajudar a prevenir a perda total de dados.

Esse incidente poderia ter acontecido com qualquer um e, infelizmente, é somente nesse tipo de contexto crítico que as empresas percebem o real valor de um plano de recuperação de desastres. Felizmente para seus usuários, o Google tinha tal plano em prática e deveria ser elogiado pelas suas ações. Considerando a quantidade de dados e tráfego que a empresa precisa gerenciar, o incidente poderia ter sido bem pior, e mostra a função crítica que as soluções de disponibilidade podem desempenhar nos negócios modernos.

Incidentes internos (falha de energia, negligência) ou externos (raios, tsunami) podem acontecer com qualquer organização, independente do seu tamanho, e como resultado, podem prejudicar o bom funcionamento da empresa, fazendo com que ela perca dados importantes, deixe de satisfazer seus clientes e tenha prejuízos. O negócio moderno não tem paciência para paradas e requer que, depois de uma falha, o tempo de recuperação e o intervalo de tempo para o backup dos dados - também chamados de Objetivos de Tempo e Ponto de Recuperação, ou RTPO - sejam de menos de 15 minutos. O serviço do Google estava de volta dentro de 12 horas, mas os usuários demandam mais. É essa demanda versus o que a TI pode realmente entregar que origina uma lacuna de disponibilidade, um vazio que conduz a TI a agir de forma mais inteligente para garantir o acesso 24/7 a dados e aplicações. Nesse cenário, as soluções de disponibilidade vêm em primeiro plano.

Uma solução inteligente de disponibilidade ajuda as empresas a minimizar interrupções não programadas. Cada perda de dados e cada segundo de inatividade custa dinheiro e prestígio. De acordo com a pesquisa Veeam Data Center Availability Report, realizada com 760 CIOs no mundo, uma média de 13 incidentes de indisponibilidade acontecem por ano nas empresas. Isso pode causar um custo anual de até US$ 10 milhões para as organizações.

Uma estratégia sólida de disponibilidade permite que as empresas reiniciem seu sistema de informação dentro de minutos. Também inclui fases de priorização para garantir a recuperação da atividade tanto na tecnologia, como em termos humanos. E é importante enfrentar esses desafios usando soluções modernas que forneçam o nível adequado de disponibilidade do data center, enquanto também garantam que o canal de comunicações esteja consistentemente otimizado. Além disso, as organizações devem se preparar para implementar um data center moderno e seguir a regra do 3-2-1: três cópias, pelo menos em dois tipos de armazenamento de dados, incluindo um fora do local.

Finalmente, optar por uma solução efetiva permite que os negócios não apenas minimizem os riscos de perda e a inabilidade de recuperar dados, mas que preencham essa lacuna da disponibilidade, permitindo que todos os negócios coloquem a teoria do Always-On Business na prática. O Google é um ótimo exemplo de como as empresas devem pensar e agir, mas há sempre espaço para melhoras.

. Por: Ricardo Apud, Country Manager da Veeam Software para o Brasil.

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