Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/02/2008 - 12:05

Páscoa 2008 chega mais cedo repleta de novidades


Um dos mais significativos momentos do ano para a indústria de chocolates, a Páscoa invadiu lojas, supermercados e os mais variados pontos de venda bem mais cedo este ano. Parreiras de ovos e ilhas decoradas com motivos pascoalinos já atraem a atenção de todos, pois destacam as novidades e a diversidade de tamanhos, adequados a cada pessoa e cada bolso. A maioria das pessoas não vai conseguir esperar até o Domingo de Páscoa (23 de março) para experimentar seu chocolate preferido, uma combinação inusitada de sabores ou até mesmo para descobrir as surpresas que vêm dentro dos ovos, como bombons e brindes.

O otimismo prevalece entre os fabricantes este ano, pois o Brasil subiu um ponto no ranking dos maiores mercados mundiais, passando de quinto para quarto lugar e as vendas de chocolate de uso continuado (bombons e tabletes) atingiram as 304 mil toneladas em 2007, 22,5% a mais que o ano anterior.

Na Páscoa de 2008 a indústria brasileira de chocolates reafirma sua criatividade, capacidade de renovação e qualidade. Cada vez mais os fabricantes se preocupam em fornecer produtos para todos os públicos: crianças e jovens; os mais tradicionais; os consumidores com alguma restrição alimentar e para os quais foram desenvolvidos ovos diet, light e até sem lactose, por exemplo; e ainda o público com preferências especiais por produtos mais refinados, embalagens especiais ou chocolates com alto teor de cacau.

“Dessa forma temos uma enorme diversificação de tamanhos, estilos, gostos, texturas e tipos”, diz Maurício Weiand, Vice-Presidente da Área de Chocolates da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – ABICAB. “Mais do que chocolate, porém, a Páscoa é uma tradução do afeto que predomina as relações familiares e de amizade: é uma data festiva, comemorada em todo o País, tanto pelo aspecto tradicional e religioso e como uma confraternização familiar”.

O ovo em si resume o espírito festivo da época: as embalagens são cada vez mais atrativas e sugestivas; as cascas podem ser do tradicional chocolate ao leite, trufadas ou com ingredientes que as tornam mais gostosas, como cookies, crispies, amendoim, entre outros. E o recheio, que sempre é aguardado com expectativa. “É muito gostoso abrir uma embalagem bonita e saber que temos sempre uma surpresa, seja na casca de chocolate, seja no recheio”, enfatiza o Vice-Presidente da Área de Chocolates da ABICAB. “Todas essas inovações criam o desejo, em cada um, de receber e oferecer para familiares e amigos, pelo menos um Ovo de Páscoa de presente, numa demonstração de afeto”.

Produção de Páscoa cresce 7% em 2008 - Além de quarto maior produtor de chocolates, o Brasil é um dos maiores mercados de Páscoa do mundo. Aqui, os ovos de chocolate ainda são o grande presente por excelência, embora os fabricantes também lancem figuras como coelhos, colombas e bolos.

Segundo a ABICAB a produção industrial de ovos de Páscoa em 2008 deve crescer em torno de 7% em relação ao ano de 2007, atingindo 22,9 mil toneladas, que correspondem a mais de 100 milhões de ovos. Juntam-se a este total mais cerca de 3,5 mil toneladas da chamada cobertura de chocolate, utilizadas pelo mercado de fabricantes artesanais. São, portanto 26,4 mil toneladas de produtos de Páscoa. Esse volume de Ovos de Páscoa representa cerca de 7,5% da produção anual de produtos de chocolate de consumo continuado (tabletes, candy bars e bombons) no Brasil.

Em 2008, a estimativa é de que o realinhamento dos preços dos ovos em relação ao ano passado fique em torno de 4,7%. Essa projeção, realizada pela ABICAB, é feita com base nos níveis dos índices da inflação registrada no período e nos aumentos verificados nos insumos (cacau, leite e açúcar), embalagem e mão-de-obra.

“Essa estimativa resulta da experiência que temos de mercado e de nossa análise dos indicadores que mais afetam os produtos. De qualquer maneira os preços podem variar dependendo do tipo de produto e de outros fatores como as margens de comercialização definidas pelos varejistas, de acordo com suas políticas comercias", explica Maurício Weiand.

A previsão é que o faturamento da Páscoa em 2008 atinja os R$ 767 milhões, em preços ao consumidor, 12% acima de 2007. Em 2007 foi mantida a tendência de produção de ovos médios, de 201 a 500 gramas, que representaram 56% do total produzido. Esta tendência deverá ser mantida em 2008.

Como a Páscoa representa um mês normal de produção de chocolates moldados, as empresas geram milhares de empregos temporários, seja diretos ou indiretos. Em 2008 este número deverá ficar em torno dos níveis verificados em 2007, com cerca de 25 mil postos divididos da seguinte forma: 40% na produção e 60% na comercialização, incluindo o atendimento a 600 mil pontos-de-venda em todo o país, estocagem, exposição e vendas. Isso fora os empregos indiretos que são gerados nas áreas de armazenamento, no transporte e outros elos desta cadeia de distribuição.

A região formada pelo estado de São Paulo (Capital e Interior), representa 46% do consumo de Páscoa. Em seguida vêm o Sul, com 21%; Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com 17%; Centro Oeste e Distrito Federal, com 9% e Norte e Nordeste, com 7%.

Os principais canais de distribuição são os supermercados. Algumas indústrias associadas à ABICAB também possuem lojas próprias, num total de 530, distribuídas em 170 cidades de 20 estados brasileiros. Somente o estado de São Paulo concentra mais de 310 dessas lojas.

Mercado brasileiro de chocolate - Em 2007 os chocolates de uso continuado (bombons, tabletes e candy bars) atingiram as 304 mil toneladas e com isso o Brasil passou de quinto para quarto maior mercado mundial, depois dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido, e passando a frente da França. O consumo médio per capita de chocolate no Brasil é de cerca de 2,4 quilos por habitante, com variações regionais. São Paulo, por exemplo, tem um consumo anual de 3,8 quilos, o mesmo que o de um italiano médio.

. Páscoa 2008 – estimativas.: Toneladas: 22,9 mil | Estimativa de valor das vendas de Páscoa, ao nível do consumidor: R$ 767 milhões | Geração de empregos temporários: 25 mil | Percentual do faturamento anual de chocolates: 20,7%.

Mercado de páscoa (em mil toneladas).: 2006 – 20,4 | 2007 – 21,4 | Estimativa para 2008 – 22,9. Estimativa por tamanho do Ovos: Tamanhos 2008 até 200 g – 35% | 201 a 300g – 26% | 301 a 500g – 30% | + 500g – 9%.

Produtos de chocolate de consumo continuado.: (tabletes, bombons e candy bars): 2006 – 248 mil toneladas | 2007 - 304 mil toneladas | Estimativa para 2008 – 340 mil toneladas.

Principais lançamentos da Páscoa 2008.: Arcor - Ovo Power Rangers, 50g, com tatuagens; Ovo Power Rangers, 160g, com relógio Lança Tazzo; Ovo Tortuguita, 160g, com Tortuguita Série Profissões; Ovo Tortuguita Tamar, 220g, com miniatura da Tortuguita Mergulhador; Ovo Dr. ChocoClone, 250g, com recheio de uma Pizza e Dedo de chocolate; Ovo Arcor Amargo 53% Cacau, 220g; Ovo Arcor Light, 225g, com 25% de redução de gorduras; Caixa Ovos Arcor Origens de Cacau, 150g, com 3 ovos de diferentes teores de cacau.

Bauducco e Visconti - Bauducco: Colomba Pascal Frutas, 100g/500g; Colomba Pascal Gotas de Chocolate, 100g/500g; Colomba Pascal Trufa, 600g; Colomba Pascal Maxi, 500g; Cookies sabor chocolate e gotas, 260g; Butter Cookies, 340g e Biscoitos Especiais Cobertos com Chocolate, 200g. Da Visconti: Colomba Gotas de Chocolate, 500g; Colomba Frutas, 500g, e mini-colombas Gotas de Chocolate, 100g e Frutas, 100g.

Bel - Nova formulação da linha de coberturas Cobertop; Moranguete, novo formato com 27g; Barra Family Meio Amarga, 160g; barra Golden Meio Amarga, 55g; Teta Bel, com 12 unidades; novas embalagens da linha Top Bel´s, 6unidades; Top Bel´s Moranguete; Bombom Sortido, 180g, em embalagem para presente.

Cacau Show - Ovo Dreams Maracujá, 400g, com casca recheada de trufa de maracujá; Ovo Truffon Branco, 200g, com trufas brancas recheadas; Ovo Chocoterapia Puro Cacau, 250g, chocolate Meio Amargo com 55% de cacau; Ovo Chocoterapia Pimenta, 250g, chocolate Meio Amargo com 41% de cacau e sabor Pimenta; Cascas com Pedaços de Avelãs, 200g, com bombons recheados com creme de Gianduia; Bolo de Páscoa Frutas, 500g, com frutas cristalizadas e cobertura açucarada; Bolo de Páscoa Recheado, 750g, com frutas cristalizadas recheado com creme de trufa, coberto com chocolate ao leite e decorado com chocolate branco.

Ferrero - Nova caixa  de Ferrero Rocher com Textura de Diamante, com 24 unidades; Ovo Ferrero de Luxe, 359g, com três bombons Ferrero Rocher, dois Mon Cheri e dois Raffaello, os dois últimos importados da Europa; Ovo de Páscoa Acrílico com 16 bombons Ferrero Rocher; Ovo Ferrero Rocher, de chocolate com avelãs, 250g; Kinder Ovo Maxi, 150g, com sete Maxi Surpresas.

Garoto - Serenata de Amor Jóia; Talento Trufas dupla camada; Talento Frutas Vermelhas; linha de ovos Baton com brinquedo; Ovo Shrek 3; Hi Hi Puffy Ami Yumi; Smilingüido e Bratz, com peso variando entre 135g e 325g.

Kopenhagen - Saquinho Coelho com Ovinhos ao Leite, 300g; Bolsinha Coelho com Ovinhos ao Leite, 150g; Caixa Nhá Benta Mista, 160g; Ovo Kroc Mel, 300g; Pane di Páscoa Premium; Caixa Tablete Quebra-Cabeça, 120g; Ovo Cacau 70%, 200g; Saquinhos Ovos Marzipan, 100g; Caixa Coração de Páscoa com porta retratos; Ovo Comemorativo 80 anos (Surpresa).

Kraft/Lacta - Ovo Lacta GP Brasil Interlagos, 170 g, com mini carro de Fórmula1; Ovo Lacta Ben 10. 170 g, com relógio e 10 opções de visor com design do desenho animado Ben 10; Ovo Lacta MTV, 200 g, com cartão que dá direito a baixar três músicas da emissora; Ovo Lacta Amaro, 300 g, com 43% de cacau, recheado de mini-ovinhos Amaro; Ovo Sonho de Valsa Trufa, 375g, com dupla casca de chocolate e camada interna com recheio de trufa e bombons Sonho de Valsa Trufa; Ovo Lacta Special, 200 g, em bomboniere no formato de ovo de Páscoa, recheado com mini-ovinhos.

Mars - M&M’S® Chocolate, 52g; M&M’S® Amendoim, 49g; M&M’S® Tubo (chocolate), 30g; SNICKERS®, 52g; TWIX®, 45g.

Montevergine - Trenzinho do Coelho, 77g, com sete ovinhos de 11 g recheados sabor leite e mousse de chocolate; Ovinhos recheados com cerejas picadas, pacote de 110g; Ovinhos recheados em pacotes de 500g sabores cereja picada, leite, trufas e brigadeiro; Repeat, ovinhos de chocolate ao leite, 3g, com recheio sabor leite, pacote 120 ou 300g.

Munik – Linha MuniK: Ovo Dark, 200 g, 70% Cacau, com frutas secas e castanhas picadas na casca e  bombons com frutas secas e castanhas; Munikookies, ovo de chocolate Branco com flocos de chocolate ao Leite, 400g. Linha Kakaonobbe: Ovo Gold Brigadeiro, 380 g, com  bombons com recheio cremoso de brigadeiro; Ovo Gold Leite Condensado, 380 g, com bombons com recheio cremoso de leite condensado; Ovo Irado Chocolate, 40g, com casca de chocolate ao leite recheada com marshmallow sabor chocolate; Coelho de chocolate, 170 g.

Nestlé - Meninas SuperPoderosas, 180 g, em forma de coração com uma boneca; Batman, 180 g, na forma do logo do Batman e no interior uma capa em tecido do Batman; Homem Aranha, 240 g, na forma do rosto do super-herói e no interior uma máscara, em tecido, do Homem Aranha; Super Homem, 180 g, com uma miniatura do super-herói e uma capa; Passatempo, 220 g, com um game eletrônico com o personagem do produto; Classic Duo, 375 g, com dupla camada de chocolate ao leite e branco; Classic Retro, 240 g em latas com imagens históricas da empresa; Sollys, 240 g, de chocolate com soja e 0% de lactose e colesterol; Mini ovos Especialidades, 230 g, cinco variedades.

Neugebauer - Ovo Napolitano, 360g, em três camadas, chocolate amargo com morango e chocolate branco; Ovo Lembranças, 160g, uma referência à da caixa de bombons sortidos; Ovo Neugebauer Premium, 500g; Ovo Amor Carioca, 240g; Ovo Noite de Gala, 240g; Ovo Bib’s, 240g; Coelho Neugebauer, 45g; e os Ovos Neugebauer, 60g/10g, decorados com animações do coelhinho.

Top Cau - Ovo Top Class, 270g, recheio de bombons Brigadeiro; Ovo High School Musical, 170g, com brinde porta trecos em 3 versões; Ovo A Pequena Sereia, 260g, com porta-jóias com 2 anéis; Ovo Padrinhos Mágicos, 160g, com um lança-disco; Ovo Carros, 170g, com uma cartela de adesivos dos carros do filme.

Village - Ovos do Tweety ( Piu Piu), 170g, com brinquedo agua-play; Scooby – Doo, com Pinball, game de pontuação; Turma do Looney Tunes, com Squeeze; Lançamentos das Mini-Bella – Páscoa: Turma do Looney Tunes ( Pernalonga) e Tweety ( Piu Piu), 80g, com gotas de chocolate; Mini Bella Pascoa Light Frutas, sem adição de açúcar, com selo de garantia da Anad - Associação Nacional de Apoio aos Diabéticos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira