Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2015 - 07:02

Aplicativo contribui para evitar epidemia de dengue

O aplicativo e equipamento Smart Reader, desenvolvido pela OrangeLife, fabricante brasileira de testes para diagnóstico, permite detectar a dengue em tempo real e transmite os dados coletados pelo aparelho para a central epidemiológica da região estudada.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concedeu recentemente registro para fabricação e exportação do Smart Reader.

A tecnologia que possui uma lista com os principais sintomas da dengue, vírus zika ou chikungunya, e ajuda o especialista a fechar o diagnóstico. Essas informações são transferidas e monitoradas por banco de dados de determinadas regiões, detectando a ocorrência de epidemias.

“Os dados coletados pelo aparelho são enviados para a central de informações OrangeCloud e são transformados em arquivos. Onde são enviados para o DataBank (espaço no computador) selecionado para o armazenamento de dados. Isso garante que as informações sejam acessadas de qualquer lugar, a qualquer hora”, explica Marco Collovati, presidente da empresa OrangeLife.

O governo da Bahia foi o primeiro a fechar contrato com a OrangeLife e já oferece o aplicativo que utiliza sistema de geo-localização em hospitais e postos de saúde. Os são mapeados em tempo real e, com isso, os agentes de saúde agem com mais eficácia, montando um plano e ação eficiente.

“A tecnologia de prevenção que desenvolvemos identifica precisamente a propagação da dengue e como cada região precisa se preparar para conter epidemias. Pela tecnologia ser móvel e os dados coletado diários, a informações podem contribuir para um plano nacional de controle da doença em tempo real. Não podemos passar pela epidemia que São Paulo passou. A hora de prevenir é agora, não no verão”, ressalta Collovati.

A dengue é a doença provocada por mosquito que se propaga com maior facilidade no mundo. A infecção pode causar febre alta, sangramento e, nos casos mais graves, leva à morte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira