Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2015 - 07:29

PUC-Rio sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

A prova será no ginásio da universidade, na Gávea, com 61 equipes de 23 escolas públicas e particulares de todo o Rio de Janeiro.

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o maior evento estudantil de robótica da América Latina, vai reunir na PUC-Rio, no dia 19 de setembro(sábado), 61 equipes dos ensinos fundamental, médio e técnico, provenientes de 23 escolas públicas e particulares de todo o Estado do Rio de Janeiro. As professoras Marley Vellasco e Karla Figueiredo, ambas do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), coordenam o projeto de 2015, que, pela primeira vez, traz a competição para a Universidade, onde serão disputadas as provas práticas das 8h às 20h, no Ginásio de Esportes.

As provas práticas consistem em projetar e programar um robô capaz de executar atividades de resgate em situações que simulam catástrofes naturais. Durante o percurso, o robô deverá atravessar obstáculos, identificar cores e barulhos no menor tempo possível. A competição busca incentivar o estudo científico e tecnológico entre jovens dos ensinos fundamental, médio e técnico.

A prova na PUC-Rio será a mesma para os dois níveis escolares aceitos na competição e contará apenas com variações no grau de dificuldade. Para os alunos do nível 1 [ensino fundamental – do 1º ao 9º ano], a prova apresenta um grau menor de dificuldade: um único objeto a ser resgatado estará posicionado em uma área específica dentro da arena. Já para os alunos do nível 2 (ensinos médio e técnico), serão um ou mais objetos a serem resgatados, podendo estar em qualquer lugar da arena, e deverão ser levados sem danos (amassados ou rasgados) para uma área de resgate pré-determinada.

“Este tipo de competição é muito importante para os alunos e as escolas participantes. É um incentivo que, além de desenvolver a parte científica, desperta a independência e a curiosidade de pesquisar. As crianças devem trabalhar em equipe e aprender a lidar com angústias e frustrações. O aprendizado ultrapassa o conteúdo acadêmico e estimula, principalmente, a dedicação”, afirma Marley Vellasco, do CTC/PUC-Rio.

A etapa prática estadual é classificatória e as equipes vencedoras de cada nível seguirão para a disputa nacional, em novembro. Grupos de todos os 27 estados participarão da competição nacional e, se aprovados, poderão disputar a RoboCup, competição estudantil internacional.

Fundada em 2007, a OBR foi a primeira disputa de robótica a permitir a participação de crianças abaixo de nove anos. A iniciativa não possui fins lucrativos e é gratuita para todas as escolas públicas e privadas do país. A organização, apoiada pelo CNPq, incentiva e divulga a robótica em suas aplicações e tendências, além de estimular o ensino em busca de jovens talentos na área técnica.

Olimpíada Brasileira de Robótica (Etapa Prática Estadual), dia 19 de setembro (sábado), das 8h às 20h, no Ginásio de Esportes da PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro | Site: http://www.obr.org.br/?page_id=865.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira