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16/09/2015 - 07:39

Grupo Revenda realiza quinto encontro de inteligência de mercado


No último dia 09 de setembro (quarta-feira), foi realizado o quinto café da manhã da Plataforma de Inteligência de Mercado Leroy Merlin – Grupo Revenda, para apresentações e debates do Estudo Hábitos e atitudes dos consumidores com os canais, fornecedores e demais agentes influenciadores, aprofundando dados de um estudo anterior, entregue em 2014 e apresentando dados inéditos, sobre pesquisas e compras de materiais de construção nos diversos meios, tais como, lojas físicas, e-commerces de materiais de construção e sites de fabricantes.

De maneira geral, se confirmou a importância destes últimos durante o planejamento da obra, como apoio para tudo aquilo que seria comprado, num momento seguinte, nos diversos tipos de canais.

Os e-commerces aparecem como responsáveis por parte destas vendas, sendo que 15% da amostra fez algum tipo de compra nos meios digitais durante a obra.

Tendência de compra essa já detectada no 32º Relatório WebShoppers da consultoria e-bit, onde a categoria Construção e Ferramentas aparece com 1% do total das vendas dos e-commerces, no primeiro semestre de 2015, totalizando estimados R$186 milhões.

O uso das plataformas móveis no ponto de venda, como apoio, não só para a busca de informações, mas também para comparação de preços e negociação na própria loja também foi investigado, sendo que, 41% dos consumidores usaram seus smartphones para fotografar produtos expostos, enquanto 32% usaram para comparar preços, negociar e comprar no mesmo momento.

Os home-centers foram utilizados por 52% dos entrevistados, sendo que 65% eram da classe A, seguidos pelas lojas de tintas e de bairro, por 44%, sendo que esta última foi mais utilizada pelos nordestinos e classe C.

Os pedreiros continuam sendo os profissionais mais contratados,71% o contratou em 2015 e 79% em 2014, no entanto, confirmando alguns dados anteriores, não são proporcionalmente os que detêm maior grau de influência para escolha das lojas e marcas de produtos, papel esse de maior destaque entre arquitetos e pintores.

O objetivo do estudo foi monitorar e entender as nuances e evoluções comportamentais, a partir de uma perspectiva de multicanalidade e comportamento omnichannel, identificando oportunidades para indústrias e varejo, dentro de uma nova dinâmica de pesquisas, comparações e compras, considerando o atual momento economicamente restritivo.

Perfil—O Grupo Revenda é responsável pela idealização e gestão do projeto, incluindo a estruturação e leitura dos estudos, a Leroy Merlin é cogestora e detém o naming rights da Plataforma, e a Eucatex e Pincéis Atlas são patrocinadoras da iniciativa. Os parceiros de pesquisa são a Ferraz Inteligência de Mercado, Instituto Qualibest e Bestforecast Marketing & Modelling e os parceiros de marketing são Nexial Consultoria de Marketing e Adin Marketing Digital.

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