Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2015 - 07:50

Setembro Vermelho: cuide de seu coração e não entre para estatísticas de morte


O “Setembro Vermelho” é a primeira data colorida que estamos comemorando no ano. O mês foi escolhido por um motivo muito importante, pois dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração. O objetivo do período é alertar a população por meio de informações divulgadas em empresas e locais de grande circulação, sobre como evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, quais são os principais fatores de risco e como mudar hábitos da rotina para levar uma vida mais saudável.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, no Brasil cerca de 30% das pessoas ainda morrem por consequência de uma doença do coração. Derrame, infarto, hipertensão, angina, insuficiência cardíaca, entre outras. Elas figuram entre as principais doenças letais. É assustador se pararmos para refletir que estes problemas matam mais que o câncer!

Pesquisas apontam que a incidência da patologia em jovens vem aumentando consideravelmente. Segundo informações do Ministério da Saúde, no aqui em nosso país, o crescimento chegou a 13%, somente no primeiro semestre de 2013. Com o visível crescimento de infarto em jovens, é inevitável não relacionar o consumo de drogas entre as principais causas da enfermidade. Cerca de 30% dos infartos em jovens estão relacionados ao uso de cocaína. Na primeira hora após o seu consumo, o risco de se ter um infarto é 24 vezes maior do que o de base.

Atualmente, como as mulheres atuam em jornada dupla de trabalho - em casa e no emprego, estão mais propensas ao estresse e as complicações da saúde, como hipertensão e outros problemas cardíacos. De acordo com uma pesquisa, de 2011, divulgada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, o público feminino tem mais predisposição para desenvolver pressão alta. Em São Paulo, 25% das mulheres, acima dos 18 anos teve diagnóstico de pressão alta, contra 20% dos homens com a mesma idade.

Outra pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que mais de 50 mil brasileiros morrem anualmente de insuficiência cardíaca, doença que impede o coração de bombear sangue em quantidade suficiente para o resto do corpo. O problema tende a se agravar com o envelhecimento da população e o aumento da obesidade.

E depois de tantos números e pesquisas você deve estar se perguntando: por que o índice de mortes por problemas no coração é tão alto? E eu te explico! Os pacientes são muito passivos na hora de mudar seus hábitos, notar os sintomas que podem indicar problemas cardíacos, realizar exames, para descobrir se estão enfermos e enfim iniciar um tratamento.

É o que eu sempre insisto em dizer nos consultórios e nas entrevistas: o comportamento preventivo faz toda diferença para aqueles que desejam evitar problemas cardiovasculares. Por isso, fique de olho na balança, tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos, evite fumar e abusar de bebidas alcoólicas. E para quem já sofre de alguma doença, um tratamento adequado com exames atualizados e sem interrupções de medicações pelo próprio paciente garantem uma melhor qualidade de vida, com a diminuição das chances de graves complicações futuras. Cuide do seu coração no Setembro Vermelho e em todos os seus dias!

. Por: Doutor Marcelo Luiz Peixoto Sobral é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela AMB, Membro Habilitado e Especialista do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA). MBA Executivo em Saúde pela FGV. Cirurgião Cardiovascular da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo com mais de 4.000 cirurgias realizadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira