Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2015 - 08:43

Domínio .RIO já pode fazer parte do endereço eletrônico dos cariocas


O prefeito Eduardo Paes lançou no dia 16 de setembro(quarta-feira), o novo site por meio do qual o carioca poderá unir o seu nome ou de sua empresa ao da cidade através do ".RIO", nova extensão de endereço de internet. O domínio poderá ser adquirido a partir das 17 horas do dia 17 de setembro(quinta-feira) por pessoas físicas ou jurídicas com endereço, sede ou filial no município.

— O Rio tem uma vocação econômica que tem muito a ver com o valor de sua marca. O nome Rio gera uma atração, é uma cidade que desperta paixões. Todos os cariocas, não só os que aqui nasceram, mas os que adotaram a cidade, poderão fazer o registro a partir de amanhã —explicou o prefeito.

O Rio é a primeira cidade da América do Sul a ter um domínio genérico de alto nível (gTLD) que a representará para o mundo em escala global. O processo de concessão foi aprovado este ano pela ICANN, organização que coordena a internet no mundo, por meio de contrato assinado com a empresa municipal de Informática (IplanRio), vinculada à Secretaria Municipal de Administração. Entre as grandes cidades que já têm domínio próprio estão Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma e Berlim.

O presidente da Divisão de Domínios Globais da ICANN, Akram Atallah, aposta na força da marca Rio para tornar a cidade ainda mais conhecida mundialmente:

—O Rio é uma cidade muito amigável e simpática aos turistas, com pessoas que fazem a diferença e que tem tudo para transformar o domínio .RIO em um fenômeno global. É uma cidade a caminho da inovação, precursora desse movimento na América do Sul.

Os cariocas que tiveram o seu domínio .RIO aprovado na pré-reserva, iniciada em 2014, terão um prazo de 60 dias para adquirir a nova extensão de internet, que será comercializada por duas empresas registradoras. Após esse período, caso não seja realizada a aquisição, o domínio volta a ficar disponível para outros interessados, que precisarão se cadastrar no site.

Inicialmente, apenas as operadoras HostNet e a Mexcorp.net comercializarão o domínio, ao preço anual de R$ 130. A partir da data em que foi lançada a candidatura da cidade, em agosto de 2014, nove mil pessoas realizaram reserva para a futura aquisição do .RIO. Apenas 4.200 estão aptas a adquirirem o domínio escolhido, em virtude dos pré-requisitos para aprovação dos pedidos.

O secretário Municipal de Administração, Marcelo Queiroz, explica que cerca de 130 domínios foram bloqueados para uso interno da prefeitura: — Esses são referentes a serviços internos da própria prefeitura, como o 1746.RIO, de acordo com regras mundiais, como nomes de bairros, região, local, evento ou tradição da cidade. O domínio foi pensado para todos que têm orgulho de viver no Rio de Janeiro.

A concessão do domínio .RIO coroa um período de boas notícias para a Cidade Olímpica em relação ao desenvolvimento tecnológico. Em agosto deste ano, estudo realizado pela Urban Systems em 700 cidades do Brasil elegeu o Rio de Janeiro a smart city modelo do país, atingindo o topo do Ranking Connected Smart Cities. A cidade também foi eleita, em 2015, uma das sete "Comunidades Mais Inteligentes do Mundo", pelo Intelligent Community Forum (ICF), entidade internacional que avaliou cerca de 300 cidades em todo o planeta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira