Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2015 - 09:20

OIT: importância das micro e pequenas empresas na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) oferece um panorama do emprego e dos desafios de trabalho decente de acordo com a estrutura das unidades produtivas na América Latina e Caribe. De acordo com os dados deste documento, as micro e pequenas empresas são majoritárias na região: do total de 11 milhões de empresas, estas respondem por mais de dez milhões e geram 46,6% dos empregos na região (microempresas geram 27,8% do emprego e pequenas empresas 18,8%), sendo que as grandes empresas geram menos de 17% dos empregos. O gráfico abaixo, retirado do texto, em espanhol, mostra a evolução do emprego na região de acordo com a estrutura das unidades produtivas, ou seja, por conta própria, microempresa, pequena empresa, empresa média, grande empresa e serviço doméstico.

América Latina: estrutura do emprego por tamanho de empresa em 2003, 2008 e 2013:

. Fonte: OIT, 2015

E de acordo com a economista Ana Luíza de Oliveira, analista do boletim da Fundação Perseu Ábramo (FPA), por outro lado, nas micro/pequenas empresas há maior porcentagem de trabalho informal: na região, apenas 32% dos trabalhadores de microempresas têm seguro de saúde, contra 86% nas pequenas empresas e 90% nas grandes empresas, segundo o documento. Há também diferenças significativas no nível educacional, com os níveis maiores de escolaridade sendo encontrados nas grandes empresas, bem como menores níveis de produtividade nas micro e pequenas empresas.

Segundo o documento, micro e pequenos empresários apontam como os maiores desafios para o crescimento de suas empresas o acesso a financiamento e a concorrência do setor informal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira