Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2015 - 08:20

Universitária Brasileira ganha Olimpíada Nuclear internacional


Estudante recebe troféu do diretor geral da AIEA, Yukiya Amano.

A estudante de engenharia nuclear, Alice Cunha da Silva, de 25 anos, foi a primeira colocada na final da Olimpíada Nuclear, realizada no dia 17 de setembro(quinta-feira), na sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, na Áustria. Com uma apresentação de trabalho sobre medicina nuclear — diagnóstico e tratamento — a aluna da Coppe/UFRJ conquistou os jurados do concurso, promovido pela Word Nuclear University (WNU).

“Todas as apresentações foram ótimas. Fomos julgados, os pontos foram contados e eu ganhei. Recebi o troféu das mãos do diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yukya Amano”, relata com felicidade a estudante.

Alice concorreu com mais quatro estudantes que foram selecionados em duas etapas eliminatórias. Na primeira, os juízes avaliaram os vídeos enviados pelos participantes considerando a criatividade de cada um, a relevância e a adequação ao tema “Técnicas nucleares para o desenvolvimento global”. Os trabalhos selecionados para a segunda fase foram divulgados na internet para apreciação do público. Os cinco vídeos que contaram com o maior número de curtidas no Youtube seguiram na disputa.

Apesar do vídeo apresentado na internet tratar de medicina nuclear, e do trabalho submetido à etapa final do concurso ter como tema a produção de radioisótopos, Alice planeja seguir carreira na área de produção de energia. “Nós temos em mãos uma das chaves para a produção de energia de base limpa, confiável, barata e, ao contrário do que muitos pensam, segura”, afirma.

Em 2013, Alice foi uma das coordenadoras da SEN - Semana de Engenharia Nuclear, evento que conta com o patrocínio de algumas empresas, entre elas as Indústrias Nucleares do Brasil - INB, com o propósito de estimular alunos de graduação no desenvolvimento de pesquisas e projetos nessa área tão importante para o país. | www.inb.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira