Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2015 - 07:05

Alunos do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e funcionários da Samsung realizam atividades físicas em ação social

Atleta olímpico também participou do evento, que contou com a participação de mais de 100 pessoas

São Paulo—Funcionários da Samsung participaram hoje de uma ação de voluntariado no Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), em Campinas. Além de praticarem atividades físicas em conjunto com os alunos da instituição, também ofereceram orientação profissional aos 80 alunos presentes. A iniciativa é parte do Programa de Voluntariado 2015 da Samsung, que tem como lema “Construir hoje um amanhã melhor”.

“Eu não nasci atleta. Eu me tornei atleta. Assim como esses meninos, só consegui entrar no esporte graças a empresas que se interessam por ele, então só tenho a agradecer à Samsung por tornar isso cada dia e cada vez mais possível. É uma honra tê-los como parceiros e não só na teoria. Os funcionários saírem de São Paulo e virem até aqui mostrar a esses jovens, que basta acreditar para alcançarmos todos os nossos objetivos, seja no esporte ou numa carreira executiva”, afirmou Vanderlei Cordeiro de Lima.

Os voluntários interagiram com os atletas e jovens atendidos pelo IVCL, em todo o programa. Inicialmente, realizaram juntos rotinas simultâneas e em circuito, entre elas de salto em distância, corrida de velocidade (50m) e lançamento de dardo. Por fim, os alunos e funcionários se dividiram em oito equipes para um revezamento de 4 km, no qual cada integrante correu entre 100 e 400 metros.

“A galera é muito animada. Achei que fossem desistir porque está muito quente, mas foram até o fim. Eu gostei bastante da visita porque inspira a gente. Eu tenho uma jornada tripla, treino aqui de manhã, trabalho à tarde e estudo à noite e, muitas vezes, penso em desistir. Essa conversa com profissionais de sucesso é muito importante para saber que alguma hora tudo vai melhorar, no esporte e na minha carreira de Administração” afirmou Paloma Nascimento, 20 anos, atleta do Instituto há dois anos. Paloma está entre as dez melhores do Brasil atualmente no salto em distância e tem como objetivo as Olimpíadas de 2016.

Além dos treinos esportivos, os voluntários da Samsung também conversaram e trocaram experiências profissionais, individualmente, com os alunos da Escola de Formação do IVCL. Para marcar o encerramento deste trabalho social, os funcionários da Empresa também doaram livros que marcaram suas vidas para os jovens participantes do coaching.

“Não somos tão reconhecidos quanto atletas de outros esportes, então é muito importante ter esse apoio. Sem isso não teríamos essa estrutura, esses equipamentos que nos permitem sermos atletas de alto rendimento. Todo mundo veio aqui hoje com o objetivo de colaborar e incentivar, não por obrigação. Até o livro que eu ganhei parece que foi combinado, porque ele vai ensinar o quanto sou capaz de conseguir o que quero”, disse Ingrid Lourenço, 17, há dois anos no instituto treinando 400 metros com barreira.

Para muitos voluntários da Samsung a experiência foi marcante: “É a minha primeira experiência como voluntária e quero participar novamente. Achamos que vamos ajudar os outros, mas na verdade, acabamos nos ajudando; nos tira da zona de conforto de uma maneira muito forte e bacana. Conversei com muitos jovens atletas do instituto e a força que eles possuem para correr atrás dos objetivos é motivadora”, afirma Camila Ruggiero, funcionária da Samsung.

Programa de Voluntariado Samsung —Sob o lema “Construir hoje um amanhã melhor”, a Empresa convidou todos os funcionários de seu escritório em São Paulo – onde é feito o gerenciamento das atividades do Brasil e da América Latina – para aprender e compartilhar conhecimento, por meio de visitas e atividades em parceria com entidades sociais e ONGs.

“Nosso Programa de Voluntariado materializa a filosofia corporativa da Samsung. Com essas ações, buscamos dedicar nossos recursos humanos e tecnológicos para melhorar a comunidade em que estamos inseridos e impactar positivamente as pessoas que nos cercam”, afirma Helvio Kanamaru, gerente sênior da área de Cidadania Corporativa da Samsung. O executivo complementa: “Encontramos, no IVCL, uma instituição que compartilha desses valores, incentivando a prática de esportes sem deixar de lado os estudos”.

As ações acontecem de junho a novembro, havendo mais de uma atividade em cada mês, e contemplam jornadas culturais, gincanas esportivas, palestras vocacionais, reformas e trabalhos de construção civil. Nesse ano, espera-se que cerca de 1.200 pessoas, entre crianças e adolescentes, sejam beneficiadas pelas atividades voluntárias da Samsung.

Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima —Fundado em 2008, o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima tem como objetivo proporcionar a prática lúdica do atletismo, aliada às atividades educativas e culturais, com crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos. Os participantes são selecionados a partir de testes de aptidão física, abrangendo o máximo de interessados.

Localizado em Campinas, interior de São Paulo, o Instituto é a realização de um antigo sonho do atleta, que transformou sua vida através do esporte. Seguindo o próprio exemplo, Vanderlei começou a organizar suas ideias para viabilizar um projeto que oferecesse condições de acesso à educação e cultura para jovens de baixa renda.

O objetivo principal do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima é contribuir para a ampla formação educacional e cultural de crianças e jovens, utilizando o esporte como meio para o crescimento e desenvolvimento individual e coletivo, além de capacitar dirigentes e treinadores, visando o crescimento com qualidade do atletismo.

“Assim como o atletismo transformou a minha vida, quero oferecer a mesma oportunidade para esta nova geração”, diz o velocista Vanderlei Cordeiro de Lima. No IVCL, os alunos aprendem a superar seus limites, vencer desafios e mudar suas vidas por meio do esporte. Além disso, eles são incentivados a estudar, já que têm que apresentar sua matrícula escolar, notas e frequência e podem até ganhar bolsas de estudo em universidades.

Samsung no Brasil —A Samsung Eletrônica da Amazônia tem dois complexos industriais, localizados em Manaus (AM) e em Campinas (SP). A Empresa conta atualmente com mais de 10 mil funcionários e está presente nos segmentos de smartphones, tablets, produtos de áudio e vídeo (TV, DVD, Blu-Ray, home theater, mini systems e smartcameras), eletrodomésticos, ar condicionado, monitores, notebooks e soluções de impressão. No Brasil desde 1986, a Empresa investe continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento, bem como em modernas e eficientes estruturas de produção.

Como cidadã corporativa social e ambientalmente responsável, a Samsung trabalha para coprosperidade, ou seja, para gerar valor e proporcionar oportunidades para toda a sociedade. Com base na experiência Sul-coreana, a Empresa reconhece a importância do ensino de qualidade como gerador de desenvolvimento social. Por isso, tem a Educação como principal foco da área de Cidadania Corporativa no Brasil. | www.samsung.com, e o blog oficial global.samsungtomorrow.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira