Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2015 - 07:09

Banco do Brasil e Fundação BB reaplicam tecnologias sociais

Para moradias urbanas visando inclusão e educação financeira. Iniciativa deve beneficiar 500 mil pessoas nas primeiras etapas.

Empreendimentos de moradias urbanas financiadas pelo Banco do Brasil e destinados a famílias de baixa renda contarão também com investimentos sociais da Fundação BB. Trata-se de reaplicar tecnologias sociais que visam a inclusão e educação financeira das milhares de famílias beneficiadas, e que futuramente poderão participar, enquanto clientes e parceiros do BB, de programas como o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO).

A implementação da plataforma de tecnologias sociais fortalece diversos aspectos da cidadania entre os moradores por meio de soluções reconhecidas e certificadas. As metodologias estimulam a mobilização em torno dos problemas locais, a promoção de laços comunitários, a educação financeira, a conscientização para a gestão correta de resíduos sólidos com geração de renda, implantação de bibliotecas comunitárias e produção agroecológica para garantir segurança alimentar.

A primeira etapa envolve o projeto "Moradia Urbana com Tecnologias Sociais", no âmbito do Programa Nacional de Moradia Urbana (PNHU), e atenderá 124 empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida em todo o país, cujo agente financeiro é o Banco do Brasil. As mais de 83 mil unidades habitacionais – destinadas a famílias com renda até R$ 1.600 – contarão com o investimento social de R$ 20 milhões da Fundação BB. São mais de 500 mil pessoas envolvidas.

As 900 famílias que recebem as chaves das unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, em Petrolina, nesta sexta (18), vão contar com a reaplicação da plataforma de tecnologias sociais certificadas. Todos os residenciais contarão com a tecnologia "Transformando realidades por meio da Mobilização e Organização Comunitária". Esta metodologia mobiliza e organiza a comunidade por meio de censo realizado pelos próprios moradores (autorrecenseamento) e o intercâmbio de experiências entre as comunidades.

Posteriormente, a própria comunidade vai escolher uma segunda tecnologia social entre quatro opções: “Bibliotecas Comunitárias Vaga Lume”; “Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana - Revolução dos Baldinhos”; “Produção Agroecológica de Alimentos em Meio Urbano”; “Rede Criar – Joias Sustentáveis na Ilha das Flores”. As cinco tecnologias sociais que serão reaplicadas no Minha Casa Minha Vida compõem o Banco de Tecnologias Sociais da instituição.

Tecnologia Social — compreende produtos, técnicas ou metodologias desenvolvidas em interação com a comunidade, que possam ser reaplicadas e que representem efetivas soluções de transformação social. O conceito traz uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. As Tecnologias Sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira