Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2015 - 07:46

Lapidando Talentos

Fabricante investe em programa de capacitação profissional direcionado para à industria de papelcartão.

Na contramão de grande parte das indústrias brasileiras, o mercado de papelcartão atravessa a atual conjuntura de forma otimista. O segmento de papéis para embalagens, nicho onde a Ibema — terceira maior fabricante de papelcartão do país e um dos maiores players da América Latina — atua, é um dos poucos com perspectiva de crescimento nos próximos anos. Somente neste ano, a indústria de embalagens brasileira estima movimentar R$ 57 milhões, segundo dados fornecidos pela ABRE/ FGV. Neste cenário, a falta de profissionais qualificados, especialistas neste ramo, preocupa os gestores.

Para solucionar esta deficiência, a Ibema resolveu investir no aperfeiçoamento de seus colaboradores. Atualmente, são 740 pessoas alocadas em três sedes: Curitiba, Araucária e Turvo – município no interior do Paraná, distante cerca de 300 km da capital do estado, onde está localizada a fábrica.

É na planta industrial que se concentra a maior parte do capital humano da empresa. “O nosso maior problema não é a retenção de talentos, mas muitas vezes a atração, pela localização da unidade fabril e as especialidades envolvidas”, afirma Darlon Behrend, gerente de Gestão de Pessoas. Há pelo menos quatro anos, a fabricante realiza um esforço para capacitar os seus profissionais e atrair talentos para a região. Em meados de 2011, iniciou o Programa de Bolsas de Estudo. Pela abrangência de formação - sem exigência com a área de atuação da pessoa na empresa - passou a se chamar Programa de incentivo a Educação e Desenvolvimento.

Por meio desta iniciativa, em média 130 pessoas são atendidas todos os meses com bolsas de estudo para o Ensino Médio, Técnico, Graduação e Especializações em diferentes níveis. “Os resultados são muito positivos, inúmeros profissionais estão tendo seu desenvolvimento alavancado, desenvolvendo seu potencial de forma clara”, destaca Behrend.

À caça de talentos — Para o ano de 2015 o desafio ficou ainda mais focado na Indústria com o Programa de Capacitação Técnica, que visa o desenvolvimento técnico em fabricação de papel. O projeto mescla a formação teórica e a parte prática com o acompanhamento in loco do processo de manufatura de papelcartão. O curso, modular, é ministrado pelo consultor externo José Matias Pita, um dos maiores especialistas do ramo de papel. Cada módulo é certificado por uma entidade de ensino autorizada pelo MEC.

O Programa contempla todas as etapas do processo produtivo do papelcartão, com aulas ministradas no contraturno do horário de trabalho. A capacitação, além de ampliar os conhecimentos técnicos, busca possibilitar que os participantes estejam aptos para novas oportunidades na empresa. “O Recrutamento Interno continua a ser feito de forma ampla, para todos os colaboradores, mas é evidente que esses profissionais melhor capacitados possuem um diferencial em relação aos demais pela sua qualificação e que em um processo de seleção acabam se destacando”.

Ainda segundo o gerente, a Ibema já apresentava um turnover muito baixo. Ele esclarece: “as pessoas gostam de trabalhar na Ibema. Obviamente quando você tem profissionais habilidosos, bem instruídos e capacitados, acabam por tendencialmente alcançar melhores cargos, com melhores salários, tornando a permanência ainda maior”.

Sobre o curso, o consultor Matias Pita afirma: “aqui a gente descobre talentos. É perceptível a evolução dos participantes. É uma curva de aprendizado. Sinto que os alunos estão à vontade, perguntando, trazendo situações internas para a sala de aula, envolvidos e motivados”.

Até outubro, serão realizados mais quatro módulos. Os interessados podem se inscrever em uma ou em todas as etapas do curso. “Investir nas pessoas é essencial, é um investimento com retorno garantido em motivação, qualidade técnica e de vida na empresa e de enorme desenvolvimento corporativo. Se em determinando momento permanecer na empresa não fazia muita diferença para alguns, agora tendo melhor formação eleva-se a possibilidade de ocupar cargos mais desafiadores, de maior reconhecimento e consequentemente remuneração. Novos horizontes tornam-se possíveis, bem como a satisfação em fazer parte deles”, finaliza Behrend.

Ibema— Fundada em 1955, a Ibema é uma das maiores produtoras nacional de papelcartão com produção anual de 90 mil toneladas. Instalada no município de Turvo, no Paraná, a fábrica da Ibema conta com uma área de florestas plantadas de mais de 3.900 mil hectares de Pinus, além de duas usinas hidrelétricas e uma Vila Comunitária. A sede administrativa está localizada em Curitiba e o centro de distribuição direta, em Araucária, conta com uma área útil de 10 mil m2. A empresa conta com 740 pessoas e é certificada pela ISO 9000 e pela FSC (Forest StewardshipCouncil). | www.ibema.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira