Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2015 - 07:46

Especialista destaca vantagens competitivas do transporte por cabotagem


Jaime Batista, da Aliança-Hamburg Süd, palestrou na reunião-almoço da CIC no dia 21 de setembro(segunda-feira).

“Temos uma vocação natural para a cabotagem. Em um país como o Brasil, com mais de 7,4 mil quilômetros de litoral e 80% da população vivendo a 200 quilômetros da costa, a cabotagem é a alternativa mais viável de transporte e parte fundamental da cadeia logística, oferecendo ganho de produtividade, competitividade e segurança para as cargas transportadas, além de proporcionar vantagens socioambientais.” A afirmação é do especialista em cabotagem (navegação entre portos de um mesmo país) Jaime Batista, que palestrou na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) no dia 21 de setembro (segunda-feira). Retomado nos anos 90, este modal, de acordo com Batista, vem apresentando avanços que demonstram seu potencial de mercado.

Um dos marcos desta retomada foi a aquisição da Aliança pelo Grupo Oetker, também dono da Hamburg Süd, em 1998. Jaime Batista é o gerente de Cabotagem da Aliança-Hamburg Süd. No Brasil, a empresa é uma referência no setor, sendo uma das empresas pioneiras no retorno ao transporte costal. Hoje, dispõe de 12 navios operando de Manaus a Rio Grande e, segundo ele, 62% das operações da empresa já são a pura cabotagem.

Comparada ao transporte rodoviário e ferroviário, em termos de custo e capacidade de carga, a cabotagem se transformou em uma alternativa viável para compor a cadeia logística de vários segmentos. Para o executivo, que atua há 16 anos no setor, o modal tem avançado tanto na indústria quanto no comércio. “Cada vez mais as empresas buscam reduzir seus custos ou atingir mercados com dificuldades operacionais”, avaliou.

Ele apresentou o exemplo da Moto Honda da Amazônia, que em 2012 deu início às operações de distribuição por cabotagem, alcançando uma redução de 12,5 kg para 8,8kg de CO2 por motocicleta transportada. “Operações logísticas inteligentes, abrangência e sustentabilidade são fatores que fazem da cabotagem um case de muito sucesso na logística porta a porta de Norte a Sul do País”, afirmou o palestrante. [www.cic-caxias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira