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15/02/2008 - 09:28

Volta às aulas: máquinas, cartuchos e impressoras entram definitivamente para a lista escolar

“Boom” da venda de PC´s nos últimos anos e o investimento em tecnologia dos fabricantes tornam equipamentos cada vez mais acessíveis. A japonesa Epson, por exemplo, já conta com cartuchos a R$ 19,90 (os mais baratos do mercado) e suas máquinas tiveram redução média de 13%.

Há um movimento para que o acesso aos computadores seja cada vez maior no país, contribuindo para que todas as classes sociais e faixas etárias possam usufruir dos seus benefícios. Não é à toa que nos últimos anos a venda de PC´s bateu todos os recordes, o que influencia também o desempenho do mercado de impressoras, o qual também sofreu importantes transformações de preços.

Por conta dessa acessibilidade, tanto os PCs quanto as impressoras tornaram-se mais um item da lista de material escolar. Hoje, alunos já não precisam recorrer a pequenas gráficas para trabalhos escolares.

Ao analisar o mercado de impressoras e multifuncionais é impressionante o número de opções. Desenhos modernos, alta velocidade, ampla conectividade. Entre outros recursos estão ao alcance de todos.

Entretanto, poucas respeitam o bolso do consumidor no momento da compra dos cartuchos de tinta. Por isso, tão importante quanto o preço do equipamento é o quanto o consumidor pagará pelos cartuchos.

A Epson é o primeiro fabricante a oferecer cartuchos originais abaixo da casa do R$ 20,00. Fatores como evolução tecnológica, excelência produtiva e o câmbio favorável foram decisivos para que a filosofia da empresa se tornasse realidade. Há cincos anos, a companhia já trabalha nessa direção: alta tecnologia, alto rendimento com custo por página cada vez menor.

“Em 2003, lançamos a Epson Stylus C63, primeira impressora a oferecer cartuchos individiuais, com tintas DURABrite (resistentes a água e luz), na casa dos R$ 50,00. Isso já foi uma revolução no mercado que, naquele momento, oferecia cartuchos originais na faixa de R$ 100,00. Agora, mais uma vez, a Epson inova e oferece o cartucho preto T090 a R$ 19,90”, afirma com otimismo Gustavo Assunção, executivo responsável pela Unidade de Produtos de Consumo da Epson no Brasil.

O mais importante também é destacar que a redução de preço não foi acompanhada de redução de rendimento. “Houve uma redução real de preço, já que o rendimento dos cartuchos foi mantido. A Epson oferece o menor custo por página do mercado”, reforça Gustavo

A Epson também entende que a redução do preço dos cartuchos atrairá mais consumidores para a marca. “Hoje existe uma preocupação muito grande com relação ao gasto com tintas. Cada vez mais os consumidores têm procurado impressoras com menor custo por página. Com esta redução de preços, a marca Epson passa a ser, definitivamente, a melhor opção para aqueles que querem um equipamento de alta performance e baixo custo de impressão”, explica Daniela Alonso, especialista de produto para Impressoras Jato de tinta.

ISO: Os testes de rendimento - Há alguns anos, os fabricantes publicavam rendimentos com base em diferentes provas de medição tornando impossível comparar o rendimento de uma marca com outra. Visando facilitar a comparação de rendimentos entre os fabricantes, a Epson e outras marcas líderes da indústria começaram a trabalhar com a Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardization - ISO). Com isso, criou-se um teste padrão para a indústria que permite medir o rendimento dos cartuchos a partir de um padrão único: ISO/IEC FCD 24711 y 24712

O teste consiste em imprimir um conjunto padronizado de cinco página de forma continua até que a tinta do cartucho se acabe. Este mesmo teste poderia ser realizado pelos principais fabricantes para determinar o rendimento dos seus cartuchos, assim os usuários poderiam comparar facilmente. “Este teste posicionou nossos cartuchos como os de melhor rendimento no mercado”, afirma Gustavo.

Impressoras e multifuncionais também tiveram redução - De olho na ebulição de PCs, que atingiu cerca 10 de milhões de unidades vendidas em 2007, a Epson promoveu um amplo reposicionamento de preços de seus equipamentos. Com este movimento, o fabricante japonês quer aproveitar o momento de volta às aulas e iniciar bem o ano de 2008.

“Temos uma linha ampla de impressoras e multifuncionais que atende desde estudantes até empresários e fotógrafos profissionais. Os novos preços têm o objetivo de estimular nossas vendas para aqueles usuários que buscam performance e qualidade de impressão sem pagar mais pelo cartucho”, explica Gustavo Assunção.

Nome foi inspirado em solução para os Jogos Olímpicos - Em 1964, o Grupo SEIKO foi escolhido para produzir o cronômetro oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O relógio a quartzo compacto cumpria com sua missão de maneira bastante eficiente. Mas como registrar os dados coletados?

Nascia a impressora elétrica EP-101. Criada com tecnologias inovadoras para época, a impressora revolucionou o mercado e tornou-se amplamente reconhecida. As iniciais da impressora - "EP" - agregadas à palavra "son" (filho), na expectativa de que muitos produtos seriam criados dali em diante, formaram a base do nome da organização.

Assim, nasceu, em 1975, a marca Epson: Pulo para o Futuro. No Brasil iniciou suas operações em 1984 e é a pioneira na produção de impressoras com tecnologia jato de tinta no País. Em 1997, a empresa inaugurou sua fábrica em Barueri (Grande São Paulo), que ocupa uma área de 19 mil m2.

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