Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2015 - 08:24

Tecnologias de rastreamento protegem e reduzem custos de distribuidoras de gás

Dispositivo define automaticamente as rotas, minimizando tempo de entrega e aumentando a produtividade. Sistema permite identificar o entregador mais próximo e realizar o abastecimento do estoque do veículo de forma mais eficiente.

Quando se fala em rastreamento e monitoração, muitas vezes tem-se uma visão apenas parcial das soluções oferecidas. Entretanto, essas tecnologias vão muito além da simples localização do veículo, e podem ser aplicadas em diversos mercados.

Obson Cardoso, diretor da Unidade de Rastreamento da Pósitron, explica que com o aumento significativo de funcionários nas empresas revendedoras de gás, assim como dos veículos de entrega, foram desenvolvidas soluções que trazem inúmeras vantagem para as distribuidoras.

Além do rastreador, esse mercado conta com plataformas de gestão de entregas. Por meio do mapeamento das áreas geográficas e integração com os sistemas do cliente, é possível identificar o entregador mais próximo e realizar o abastecimento do estoque do veículo de forma mais eficiente. O equipamento define automaticamente as rotas, o que minimiza o tempo de entrega e aumenta a produtividade. Além disso, o dispositivo pode enviar SMS ao profissional com dados do pedido e do cliente, gerando muito mais confiabilidade.

“Nossos produtos oferecem maior controle nos processos de entrega, mobilidade aos gestores no acesso às informações, fácil operação e gerenciamento de entregas. O sistema acompanha alguns critérios que facilitam, inclusive, o repasse de pedidos pelos operadores: estoques, vendas sistemáticas, ativação e rastreamento de veículos”.

De acordo com o executivo, diferentes dispositivos e tecnologias podem ser utilizados pelo segmento.

Veículos pesados: neste caso o foco é a proteção e recuperação do casco. Utilizam ainda os dados do veículo como fonte de informação, processo chamado de telemetria - que significa “medir à distância”. “Com essa solução, é possível fazer o monitoramento da frota, por meio de uma comunicação sem fio e diferentes sensores, possibilitando a redução de custos da operação e gerando mais produtividade para a empresa”, explica o executivo.

Além disso, caminhões também usam tecnologias especiais para segurança da carga.

Soluções para a carga: devido ao aumento no número de roubo de cargas, esse é um dos nichos que mais vem crescendo no mercado brasileiro de rastreamento e monitoração. Para proteger a carga, o veículo pode ser equipado para a abertura de porta, violação de painel, de engate, de porta e trava de baú, trava de 5ª roda, entre outros.

Com o rastreador também é possível explorar a inteligência embarcada, que é a capacidade de processamento e lógica do módulo. O aparelho identifica os sinais pelos sensores e fundamenta suas decisões de forma autônoma, obedecendo a uma lista de regras de segurança programadas anteriormente.

Abaixo estão algumas funcionalidades da inteligência embarcada, que aumenta a segurança do condutor, da carga e do veículo: Pontos de controle: áreas geográficas circulares com perímetro delimitado. Quando os limites previstos são ultrapassados pelo veículo, o cliente é notificado por e-mail, ou pode ocorrer o bloqueio do motor.

Cercas eletrônicas: mesma função dos pontos de controle, porém com cercas poligonais, que, para prevenir riscos, determinam os espaços que podem ou não ser acessados.

Sequenciamento automático de rotas: de forma simplificada e automática, roteiriza as entregas e coletas de cada viagem, programando a data, horário e local de cada uma delas. “Com isso, é possível ter maior precisão nos tempos de chegada do veículo ao destino e gerir paradas em pontos não planejados”.

Macros e Regras de Segurança: regras personalizadas, programadas previamente, que permitem que o rastreador notifique as seguintes infrações: velocidade limite excedida no seco ou na chuva, abertura de portas em local ou horário proibidos, uso do freio de serviço e motor, aceleração e freadas bruscas, bloqueio de motor e travas, acionamento de alarme, etc.

Outro tipo de equipamento que vem ganhando cada vez mais espaço são os rastreadores móveis ou portáteis, conhecidos como iscas de carga. Tratam-se de aparelhos que podem ser acondicionados dentro de caixas, bagagens e embalagens em geral, sem necessidade de instalação. Além da comunicação GSM, as iscas também utilizam a tecnologia radiofrequência como redundância.

Controle de Frotas: para atuar neste nicho, é necessário disponibilizar ao cliente uma ferramenta que permite gerenciar de forma integrada e concomitante todos os seus veículos. Essa ação otimiza sua utilização e reduz custos com a operação. As soluções para este mercado envolvem, por exemplo, o envio de alertas de manutenções e pagamentos: impostos, multas, abastecimentos, entre outros.

Obson explica que neste cenário, também é possível controlar as informações dos motoristas, como: agendamentos, exames periódicos, controle de multas e gastos, cursos adicionais, e controle de dados da CNH (como pontos na carteira e prazo para renovação).

“Muitas vezes, algumas operações não podem ficar sem o rastreamento, mesmo em áreas sem cobertura GSM. Nesses casos, se utiliza a comunicação satelital, em que o veículo recebe e envia informações diretamente para satélites na órbita”.

Controle da Jornada de Trabalho: sancionada este ano, a lei conhecida como “Lei dos Caminhoneiros” ou “Lei dos Motoristas” estabelece períodos mínimos de intervalo e folga para condutores, com penalizações para empresas que não cumpram essas determinações. Com isso, grandes frotistas utilizam um software que controla o tempo de direção e paradas, assegurando o cumprimento de direitos e deveres tanto do empregador como dos motoristas.

A PST Electronics, detentora da marca Pósitron, é líder em segurança automotiva, uma das principais fabricantes de som automotivo e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em rastreamento e segurança eletrônica. Os diferenciais tecnológicos e a qualidade de seus produtos fizeram a empresa conquistar a liderança do mercado, posição que detém há mais de 15 anos.

Além disso, a companhia é uma das principais fornecedoras de equipamentos genuínos para as montadoras de veículos na América Latina. Conhecida pela sua ampla gama de produtos e serviços, a empresa desenvolve rastreadores, bloqueadores e alarmes para automóveis, motocicletas e caminhões, som automotivo, sensor de estacionamento, vidros e travas elétricas, painéis de instrumentos, além de alarmes e monitoramento residencial.

Atualmente, a empresa possui plantas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e uma filial em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1997, a PST Electronics tem como sócio o grupo norte-americano Stoneridge, com presença na Europa, Ásia e Américas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira