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23/09/2015 - 08:48

Globosat tem nova estrutura de Comunicação e Branding


Nos últimos cinco anos, equipe de profissionais criativos acabou criando uma "escola de criação em TV paga" no Brasil e foi responsável pela construção e gerenciamento de dezenas de marcas de canais, serviços e programas como Viva, Gloob, OFF, BIS, +Globosat, Philos, Premiere, Combate, Globosat Play e Vai que Cola.

Atenta às mudanças de hábitos de consumo de conteúdo das novas audiências que assistem e interagem com programas em diversas telas, a Globosat se antecipa a estes movimentos ao criar uma nova denominação e conceito para a sua atual área de branded entertainment.

A unidade passará a ser chamada de "Comunicação & Branding" e terá Manuel Falcão à frente como diretor de uma equipe formada por cerca de 150 profissionais especialistas em design, ilustração, animação, direção de arte, redação, edição, sound design e produção.

A unidade de Comunicação & Branding, que continuará a se reportar à diretoria de marketing da Globosat, é responsável pelo gerenciamento e construção de identidades e estratégias de comunicação para toda as marcas do portfólio da programadora.

O objetivo da unidade é oferecer um produto completo e integrado de posicionamento de marca ("brand positioning") a todas as marcas que compõem o universo de TV paga da Globosat que vão desde a identidade visual, a produção de vídeos, chamadas promocionais de "on air", videografismo, inserts, sound design, "naming", comercial e branded content, estratégias de social media, campanhas de impressos (off-air), cenários e eventos.

Mais de 30 projetos de branding e rebranding foram realizados nos últimos cinco anos pela atual equipe, alguns em parceria com agências de design internacionais como a Troika, Reality Check, Tendril, Shilo e VIZrt. No mercado nacional, destacam-se os cases dos canais GNT, Gloob, canal OFF, SporTV, Viva, Multishow, +Globosat, Canal Brasil, BIS, Premiere, Philos TV e Combate. Fora do país, há o caso recente do canal Macondo Way, uma joint-venture da Globosat com a Caracol TV, da Colômbia.

Ana Maria Gemignani, diretora de marketing da Globosat diz que o principal objetivo da unidade é criar "marcas fortes". A Globosat, diz ela, "talvez pelo fato de ter sido pioneira, acabou criando uma escola de criação na área de TV paga no Brasil e que hoje é reconhecida internacionalmente, como atestam os diversos prêmios que já conquistados no Promax".

Conceitos: "A Globosat acabou se tornando uma referência de criação em TV paga no Brasil. Me orgulho de fazer parte deste time que está fazendo a história das marcas nesta área. E como as mudanças não param, estamos aqui transformando serviço e informação em conteúdo", diz Manuel Falcão.

Para ele, marca é um conjunto de percepções que liga o consumidor ao conteúdo por meio de uma identidade única e indivisível e que deve ser comunicada regularmente e de maneira adequada "o que fazemos é desenvolver relações simbólicas entre as marcas e a audiência. Marcas fortes orientam expectativas. Utilizamos uma abordagem chamada de design thinking. O processo se inicia na empatia que a marca busca ter com o consumidor, passa pela definição do problema, tem-se o início da criação e ideação das soluções, desenvolvimento e teste dos protótipos", diz.

Manuel Falcão —Manuel atuava como gerente de criação da programadora desde 2007. Formado em Desenho Industrial pela PUC do Rio de Janeiro e MBA em Marketing pela FGV, começou na Globosat em 1996 e construiu sua carreira passando por todos os cargos na área: estagiário, designer digital, coordenador de criação, chefe de criação e gerente de criação. O seu time de criativos já recebeu importantes prêmios como o PromaxBDA Latin America, Promax Internacional, Wave Festival e New York Festival.

Antes de integrar a Globosat, Manuel estagiou na agência Contemporânea fundada por Armando Strozenberg e na prestigiada agência francesa Gédéon, em Paris. Concluiu ainda MBA em Gestão Empresarial na Coppead (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e realizou o curso de inovação Innovation & High Performance Leadership na Stanford University.

A Globosat [www.globosat.com.br] é líder do mercado brasileiro de programação para TV por assinatura, oferecendo informação, jornalismo, cultura, educação, entretenimento, esportes e o melhor da produção cinematográfica e audiovisual brasileira e mundial. Os canais da programadora atingem todo o território nacional, cerca de 54 milhões de telespectadores distribuídos por mais de 17 milhões de domicílios-assinantes¹. Mais de 17 milhões de pessoas assistem diariamente aos canais Globosat².

O portfólio inclui 33 canais, sendo: 22 com transmissão também em HD (high definition), 9 em PPV (pay per view), 1 internacional para os aficionados em futebol que moram no exterior, além de oito serviços de conteúdo sob demanda para seus assinantes assistirem a seus programas favoritos em computadores, tablets e smartphones.

A empresa também oferece o Globosat Play [www.globosatplay.com.br], um serviço exclusivo de TV Everywhere que leva aos assinantes os melhores canais da TV para serem assistidos em qualquer lugar. São milhares de séries, filmes, shows e programas variados, disponíveis 24h por dia, através de computadores, tablets, smartphones, videogames e smartvs.[www.globosat.com.br].

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