Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/02/2008 - 09:39

Hospitais de Piracicaba são certificados pela qualidade de gestão


A Santa Casa e o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba receberam, hoje, 14, a “Certificação Ouro”, aplicada pelo CQH - Compromisso pela Qualidade Hospitalar – Instituição vinculada à Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), como reconhecimento aos resultados conseguidos a partir da implementação dos conceitos de aprimoramento de gestão hospitalar disseminados por meio do “Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos”.

A certificação atesta que as duas instituições atingiram o nível de excelência administrativa, elevando significativamente o patamar de gestão anterior, sem apresentar lacunas nos processos e fluxos de trabalhos. A evolução foi gradativa. Tanto a Santa Casa, como o Hospital conquistaram, em 2006, a “Certificação Prata” do CQH, indicação de avanços importantes de gerenciamento, mas com melhorias a serem feitas.

Para que o resultado fosse atingido, os hospitais participam, desde 2005, de cursos e treinamentos, implementados pela Federação dos Hospitais e Casas Beneficentes de São Paulo (Fehosp) e Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), com foco em 18 temas diferentes como: formação gerencial, gerência de processos, de materiais, de qualidade, de lavanderias, oficinas de planejamento estratégico, entre outros.

Além das instituições de Piracicaba, as Santas Casas de Franca e Ituverava também atingiram a categoria ouro. As Santas Casas de São Joaquim da Barra e de Capivari foram contempladas com a categoria prata.

Programa de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos - A CPFL Energia investiu cerca de R$ 2,5 milhões, entre 2005 e 2007, no “Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos”. Antes da criação do programa, a empresa beneficiava os hospitais situados em cidades de sua área de atuação, por meio de doação de equipamentos.

Em 2005, a CPFL Energia foi vencedora do Prêmio Nacional da Qualidade, cedido pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). A experiência adquirida com o Prêmio e com o relacionamento desenvolvido com os hospitais filantrópicos no período de 1998 a 2004, apontou que os resultados poderiam ser melhores, caso as ações fossem orientadas para o aperfeiçoamento da gestão, o que traria benefícios duradouros e sustentáveis. Assim, nasceu a idéia do “Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos”.

A Santa Casa e o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba fazem parte de um programa piloto, implementado em 19 hospitais de referência de Franca e Piracicaba pela CPFL Energia, que pretende transmitir fundamentos de sua tecnologia de gestão aos hospitais filantrópicos.

Estudos, preliminares aos trabalhos do programa da CPFL, constataram que nos 300 municípios atendidos pela empresa no Estado de São Paulo: - 54% das cidades possuem pelo menos um hospital beneficente | - Quase 40% deles com administração considerada regular ou ruim | - Cerca de 60% apresentavam problemas de sustentabilidade, conforme avaliação das Direções Regionais de Saúde do governo estadual.

O Programa de Revitalização de Santas Casas e Hospitais Beneficentes se insere na política de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da CPFL Energia, como uma das suas práticas, investindo diretamente na melhoria de um de seus Stakeholders (parte interessada) que é comunidade presente na sua área de atuação. O investimento social privado do grupo é norteado por uma política que prevê, não um modelo assistencialista, mas uma atuação que busque a capacitação, o gerenciamento de processos, de relações e a criação de redes de valor. Assim, a responsabilidade corporativa embute uma visão de sustentabilidade, incentivando o protagonismo social (quando os agentes da mudança são os próprios beneficiários da mudança), por meio de capacitação e compartilhamento de informações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira