Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2015 - 09:41

Sucesso profissional está vinculado à capacidade de ir além das fronteiras

O sonho de qualquer jovem recém-formado é construir uma carreira bem-sucedida e futuramente ser um líder na área de atuação escolhida. Com este objetivo, dedicam-se a concluir a universidade, a fazer especializações, a buscar um emprego com boas perspectivas profissionais e, literalmente, a imergirem nos objetivos e estratégias corporativas para se destacarem e serem percebidos em um ambiente cada vez mais competitivo e desafiador.

O problema de muitos deles é que não percebem desde o primeiro momento que, independente de toda a capacidade de trabalho e de superação, não alcançam, muitas vezes, as posições almejadas porque não se comunicam bem e não estabelecem relações realmente valiosas nem para a empresa e nem para si próprios como profissionais.

A comunicação adequada e eficaz já é um desafio quando a pessoa precisa utilizar apenas seu idioma nativo, com o qual lida e convive desde a mais tenra infância, que integra o seu ser e a cultura de todo o seu povo. Imagine transmitir objetivos, estabelecer relações, motivar pessoas e fazer negócios em outro idioma?

Esta é uma tarefa que deve ser iniciada cedo pelas crianças do mundo globalizado, porém muitos profissionais não tiveram condições financeiras, oportunidade ou interesse em começar este aprendizado na juventude. Neste caso, o melhor conselho é: ‘corra atrás do tempo perdido’ e bem rápido, se deseja se destacar profissionalmente e se tornar um gestor, um líder!

Independente da nacionalidade da empresa, hoje, a maioria já inclui em seus processos de seleção o domínio de algum idioma estrangeiro – o mais procurado é o inglês, seguido pelo espanhol ou outro idioma, que para a companhia seja importante. Neste caso, estes podem ser diferenciais no momento da contratação. Esta proficiência é também valorizada em momentos nos quais é necessário escolher quais são os membros de uma equipe que devem ser promovidos, ter aumentos salariais ou mantidos nos quadros organizacionais em situações econômicas de crise, como o que estamos vivendo atualmente no Brasil.

Por outro lado, a maioria das organizações tem dificuldade em encontrar talentos bilíngues ou poliglotas, tendo que investir em seus próprios profissionais para poder expandir seus horizontes, realizando negócios de compra e venda no exterior. Portanto, será sempre bem-vinda a iniciativa de um profissional que procure seu gestor e exponha seu interesse em aperfeiçoar-se em outros idiomas, além, é claro, de aprimorar habilidades específicas para desempenho de suas funções – uma coisa não exclui a outra – e o custo é acessível. Existem, hoje, bons cursos online para os mais variados idiomas, que podem ser realizados em qualquer lugar e horário, por valores competitivos, que podem ser contratados tanto pela empresa quanto diretamente pelo profissional.

Um recente estudo do IDG constatou que 53% dos gestores executivos, 54% dos engenheiros/designers e 59% dos gestores de marketing percebem a necessidade de proficiência em uma língua estrangeira deles e de suas equipes, sendo que 50% deles acreditam que os colaboradores deveriam ir além e ter condições de entender e se comunicar sobre questões técnicas em outro idioma. Sendo assim, há interesse e boa vontade em auxiliar a pessoa a aperfeiçoar-se na comunicação linguística.

Se o profissional não se sente à vontade para falar diretamente com o líder de sua equipe, ele pode e deve levar sua necessidade à área de Recursos Humanos, que tem a incumbência, não só de selecionar e contratar, mas de reter, motivar e investir na excelência dos quadros funcionais.

O importante é mostrar como o novo idioma contribuirá para que se torne um profissional mais completo e apto a contribuir para melhorar as relações e a comunicação com as outras áreas, clientes e parceiros de negócios. Afinal, o foco de todas as áreas de uma empresa – seja administrativa, operacional, técnica, financeira ou de suporte – é contribuir para tornar a empresa bem-sucedida e referência em seu mercado.

É certo que será ouvido e a solicitação será considerada. Pode não ser atendida de imediato, mas contará como ponto positivo para seu crescimento profissional. Se houver recursos para isso e não puder esperar, busque você mesmo evoluir e ampliar sua empregabilidade. A internet tem proporcionado boas experiências e há empresas sérias que oferecem vários cursos a distância para a evolução da comunicação humana em outros idiomas. Você só será um líder se expandir suas fronteiras dentro e fora da companhia. Vá à luta e boa sorte!

. Por: Valéria Molina, diretora da Rosetta Stone Brasil| Perfil: Rosetta Stone Inc. —Rosetta Stone Inc. (NYSE: RST) é uma empresa dedicada a mudar a vida das pessoas por meio do aprendizado de idiomas e alfabetização. As soluções tecnológicas inovadoras e personalizadas, garantem o aprendizado linguístico com resultados rápidos e efetivos em milhares de escolas, empresas e organizações governamentais, assim como para milhões de alunos em todo o mundo.

Fundada em 1992, a Rosetta Stone é pioneira no uso de software interativo para acelerar a aprendizagem de idiomas, sendo amplamente reconhecida como a líder no segmento de ensino online de idiomas. Seus programas baseados em nuvem permitem que os usuários aprendam online, seja em desktops, tablets ou smartphones, nos horários e locais mais convenientes - salas de aula, ambientes corporativos ou até mesmo em casa. A Rosetta Stone também é líder na alfabetização, ajudando milhões de alunos a desenvolverem habilidades fundamentais de leitura por intermédio de sua divisão Lexia Learning. Além disso, a área de négocios Fit Brains da empresa oferece programas de treinamentos cerebrais personalizados criados por neurocientistas e designers de jogos premiados, que tornam o aprendizado mais divertido e auxiliam o desenvolvimento cerebral.

A Rosetta Stone tem sua sede em Arlington, Virgínia (EUA), e tem escritórios e operações em todo o mundo.[www.rosettastone.com]. "Rosetta Stone" é uma marca registrada ou marca comercial da Rosetta Stone Ltd. nos Estados Unidos e em outros países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira