Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2015 - 06:41

Troféu Raça Negra 2015 e FlinkSampa é lançado no Rio de Janeiro


Afrobras promoveu o evento na sede da Coca-Cola Brasil com a presença do cantor, compositor e escritor, Martinho da Vila, o homenageado de 2015 com o Troféu Raça Negra.

Mais um ano, e novamente o tradicional almoço de lançamento do Troféu Raça Negra 2015 e da FlinkSampa no dia 23 de setembro (quarta-feira), na sede da Coca-Cola Brasil. O homenageado deste ano é Martinho da Vila, cantor, compositor de vários sambas e, — o que muita gente desconhece, também escritor. Hoje, membro da Academia Carioca de Letras.

O lançamento, exclusivo para imprensa e convidados, tiveram a presença de personalidades do meio artístico, como os atores Milton Gonçalves, Darlan Cunha, Douglas Silva, Bukassa, Thogun, Dandara de Morais, Fabrício Santiago, Érico Brás de Oliveira, Maria Ceiça, as atrizes Erika Januza e Lica de Oliveira, Carla Cristina, Ghama e Altair Veloso, e a apresentadora Adriana Bombom. Alexandre Rodrigues Leitão, prefeito de Duas Barras —cidade de Martinho da Vila—, Guiomar De Gramont e Uelinton Farias, os dois curadores da Flink Sampa 2015, e Tobias da Vai-Vai, diretor artístico da premiação. Ainda prestigiando e evento, o multi facetado Milton Cunha, a Babi, mulher do cantor Arlindo Cruz, e muitos outros, como escritores negros, e representantes de ONG's.

Na ocasião do lançamento no Rio de Janeiro, o homenageado Martinho da Vila, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente e a diretora da instituição e Afrobras, Francisca Rodrigues ao lado de Adriana Fendt, gerente sênior de Valor Compartilhado da Coca Cola Brasil, apresentaram a programação da 13ª edição do Troféu Raça Negra e a 3º edição da Flink Sampa.

O presidente da Afrobras e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, entidades que promovem a realização do Troféu Raça Negra, afirmou que "é uma imensa alegria homenagear Martinho, pelo grande artista, negro, brasileiro e ativista". Martinho hoje representa a nação negra brasileira e possui ainda grande influência internacional levando a força deste povo para outros países.

Martinho é uma grande pessoa mas de muita humildade: “quando me homenageiam chego a ficar tão sem jeito, que até faço de conta que não é comigo, mas esta homenagem em especial me deixa super emocionado”, disse o cantor. “Mas o melhor mesmo é que não vou precisar fazer nada na ocasião da homenagem, só sair bem na foto”, brincou com a plateia.

Enfim, vários presentes deram seus depoimentos da importância destes eventos que fomenta, valoriza e insere os negros de vez na sociedade brasileira, —que aliás, sempre foram pessoas que estiveram presentes na construção do país.

—Muita estrada, como lembrou o ator Milton Gonçalves.

A grande festa de entrega do troféu acontece dia 15 de novembro(domingo), na Sala São Paulo, na capital paulista, —considerada a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina.

Troféu Raça Negra —Premiação concedida pela Afrobras e Universidade Zumbi dos Palmares, o Troféu Raça Negra 2015 consolida sua 13ª edição com cerimônia realizada no dia 15 de novembro na Sala São Paulo, marcando o encerramento da 3ª edição da Flink Sampa .

—Martinho da Vila será o homenageado especial do evento, por sua posição em defesa de questões sociais e da liberdade, além de seu destaque na música e na cultura brasileira—.

A cerimônia agracia as personalidades que, em diferentes campos de atividade, contribuem para a construção de uma sociedade plural, por meio do combate ao preconceito, à intolerância e à discriminação.

Instituído no ano 2000 durante as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil, o Troféu Raça Negra passou a ser anual a partir da segunda edição, em 2004. A partir da 5ª edição, em 2007, o Troféu Raça Negra passou a homenagear uma vez por ano uma personalidade de destaque da comunidade negra nacional ou internacional.

Já foram premiados representantes dos mais distintos setores da sociedade, tais como a jornalista Glória Maria, o cantor Jair Rodrigues, as atrizes Cacau Protásio e Zezé Barbosa, o ator Tiago Barbosa —ganhou visibilidade internacional com sua atuação primorosa no espetáculo O Rei Leão—, reverendo Jesse Jackson —ex-senador norte-americano—, o ministro só Supremo Tribunal Federal (STF) Lui Fux, o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, o presidente da República da Guiné, Alpha Conde, entre outras dezenas de personalidades com grande influência na sociedade brasileira e mundial.

A Flink Sampa —Antecedendo o Troféu Raça Negra, nos dias 13 e 14 de novembro, acontece a Flink Sampa —Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra— no Memorial da América Latina, cujo homenageado também será Martinho da Vila, por sua importante obra no campo literário.

Conhecido principalmente como compositor de sambas, especialmente para Escola de Samba de Vila Isabel, é também autor de 13 livros, entre infanto-juvenis, romances, ficção, literatura, música e uma autobiografia. Tem dois romances, Joana e Joanes, Um Romance Fluminense e Ópera Negra, traduzidos para o francês, e tornou-se veterano no Slão do Livro de Paris ao lançar, em março último, o seu terceiro romance no país, Os Lusófonos, livro que, aliás, já teve reedição em Portugal. Escreve também artigos para os jornais O Globo, Folha de São Paulo, O Estadão e revistas.

Os dois dias da Flink têm como destaque debates literários com autores consagrados, com Paulo Lins (autor de Cidade de Deus), Ele Semog, Emílio Júlio Braz —escritor premiado internacionalmente e roteirista da TV Globo—, José Jorge Siqueira, Manto Costa, Salgado Maranhão e Miriam Leitão —ambos prêmio Jabuti.

Além dos debates, abertos ao público, as atividades incluem shows, teatro, basquete, desfile de moda e grafite, além de um seminário internacional, que será o ponto alto da Flink Sampa .

O Seminário Internacional do Racismo no Esporte: da Educação ao Legado Olímpico, discutirá o racismo no esporte diante do histórico de ocorrências e visando a mobilização para as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Contará com a presença de personalidades brasileiras e estrangeiras, com abertura oficial no dia 12 de novembro, às 20 horas.

O Troféu Raça Negra e a Flink Sampa são organizados pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural).

. Mais sobre o Troféu Raça Negra no site: www.trofeuracanegra.com.br | http://afrobrasileiros.net.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira