Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2015 - 07:13

Empresas Juniores se consolidam como aceleradoras de pessoas

De acordo com dados divulgados pela Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores – existem no país cerca de 900 empresas desse tipo, que empregam cerca de 23 mil universitários. Essas companhias permitem aos estudantes exercer sua criatividade e colocar em prática, no ambiente empresarial, tudo que aprendem nas salas de aula. Um dos principais exemplos no Rio de Janeiro é a Empresa Júnior (EJ) PUC-Rio, que em 2015 completa 20 anos de atividade, período em que se tornou reconhecida como uma verdadeira "aceleradora de pessoas".

Numa comparação com as aceleradoras de empresas, que ganharam visibilidade recentemente, a atuação na EJ PUC-Rio é vista como uma experiência em que os estudantes desenvolvem sua capacidade criativa e profissional por permitir que atuem no mercado real de maneira independente, mas com a supervisão de professores. Na EJ, os alunos oferecem consultoria para diversas áreas de uma empresa, como marketing, finanças, processos, entre outras. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar situações reais das corporações e do mercado de trabalho.

Para João Ferro, gestor de imagem e gerente de projetos de Design da EJ, a diferença entre atuar em uma empresa júnior e fazer um estágio em uma companhia consolidada está nas funções atribuídas ao estudante. "Se em um estágio normal, eu faria artes para redes sociais, na EJ aprendo a motivar e estimular uma equipe de 33 pessoas a levar a nossa empresa para onde queremos ir. É muito comum, e totalmente justificável, alunos se desestimularem em fazer coisas muito específicas e mecânicas", afirma João, que trabalha há um ano e sete meses na EJ.

Ainda de acordo com João Ferro, os bons resultados obtidos em serviços da Empresa Júnior estimulam os estudantes e dão mais confiança para seus trabalhos futuros: "Eu aprendi que abrir uma empresa vai muito além do seu corebusiness, a parte central do negócio. E hoje, sei que tenho a capacidade de fazer dar certo", conta o estudante. Ao longo de seus 20 anos de existência, a Empresa Júnior PUC-Rio já foi gerida por centenas de estudantes que vieram a se tornar profissionais reconhecidos e respeitados no mercado de trabalho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira