Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2015 - 07:53

Siemens abre caminho para redes wireless seguras e de alta velocidade em aeroportos

O AeroMACS será adotado como padrão de comunicação de redes sem fio em aeroportos de todo o mundo. Equipamentos Siemens da marca Ruggedcom WIN permitem comunicação sem fio alinhada ao padrão AeroMACS.

A Siemens está abrindo caminho para as redes wireless em aeroportos do futuro: com os equipamentos Ruggedcom WIN, a empresa figura entre as primeiras fornecedoras de equipamentos de rede para comunicação em banda larga segura, alinhada ao novo padrão de comunicação sem fio AeroMACS (Aeronautical Mobile Airport Communications System). Assim que a fase de testes estiver concluída, o AeroMACS será adotado como o único padrão válido internacionalmente para comunicações sem fio em aplicações terrestres nos aeroportos. O objetivo é aumentar a velocidade, a disponibilidade e a qualidade da comunicação utilizada em aplicações como controle de tráfego em solo de aeroportos, a fim de atender à demanda gerada pelo constante crescimento no volume de dados. O portfólio de produtos Ruggedcom WIN é baseado na tecnologia WiMAX, permite fácil instalação e operação em veículos de solo, estações de controle, estações meteorológicas e portões de segurança. Aplicações típicas incluem compartilhamento de dados de voo e meteorológicos na decolagem e pouso, ou transferência de vídeos de segurança.

A estação rádio-base Ruggedcom WIN7251 permite comunicação em banda larga de alta velocidade com um grande número de estações subescritoras ao longo de todo o aeroporto. Enquanto a estação subescritora fixa Ruggedcom WIN5251 é usada para instalações permanentes em locais como portões de embarque, mastros de radar ou estações meteorológicas, a estação subescritora móvel Ruggedcom WIN5151 é destinada a todos os tipos de serviços veiculares (caminhões de combustível ou de bagagens, por exemplo). Os usuários podem instalar esta solução, que apresenta ótima relação custo-benefício, e complementá-la com equipamentos adicionais de redes de comunicação de acordo com a demanda. Como as estações rádio-base se comunicam diretamente uma com a outra, nenhum servidor de back office é necessário, reduzindo significativamente o custo e o esforço envolvidos na instalação e na operação do sistema. Todos os equipamentos já são compatíveis com o padrão AeroMACS, classe de proteção IP67 que permite instalação mesmo nos ambientes mais agressivos.

Comunicação ampliada —O AeroMACS está sendo testado no momento como parte de projetos pilotos em diversos aeroportos. Como membro do WiMAX Fórum (entidade sem fins lucrativos de empresas líderes no ecossistema de comunicação móvel), a Siemens apoia a introdução desse padrão, que vai aumentar a eficiência da comunicação existente em aeroportos, e será adotado como a única tecnologia wireless permitida em aeroportos para uso em comunicações de solo. O AeroMACS é baseado no padrão de banda larga para redes sem fio IEEE 802.16 e, em particular, no “WiMAX Mobile System Profile Specification”. A comunicação ocorre através da frequência de 5.1 GHz, licenciada e reservada para a aviação.

Grupo Siemens no Brasil —A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas pelas divisões: Power and Gas; Wind Power and Renewables; Power Generation Services; Energy Management; Digital Factory; Mobility; Building Technologies; Healthcare; Process Industrial and Drives. A empresa é líder no fornecimento de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem, como tomógrafos computadorizados e ressonância magnética, bem como diagnóstico laboratorial. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 12 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira