Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/02/2008 - 10:08

Jornalismo freelance

Num mundo em que o emprego está cada vez mais raro, João Marcos Rainho mostra como ser bem-sucedido na área de comunicação trabalhando por conta própria. Com foco em questões práticas, ele fala dos desafios de trabalhar em casa e explica como se tornar um microempresário do ramo.

A terceirização é um fenômeno que vem atingindo cada vez mais jornalistas. Depois de enfrentar as mudanças tecnológicas com a informatização das redações, no fim dos anos 1980, e a crise recente das empresas de mídia, os postos de trabalho em veículos de comunicação ficaram ainda mais escassos com a transformação de boa parte dos empregados em prestadores de serviços. Por isso, é necessário que o profissional encare sua atividade como negócio, tornando-se também um empreendedor.

Em Jornalismo freelance – Empreendedorismo na comunicação (128 pp., R$ 27,10), lançamento da Summus Editorial, João Marcos Rainho trata da fase de transição do modelo neoliberal, que está por trás da terceirização, para um novo sistema – que pode ser favorável ao jornalista talentoso e bem preparado. Na obra, o autor mostra as peculiaridades do trabalho freelance e os obstáculos que aguardam o profissional que se aventura em uma carreira independente.

A idéia do livro surgiu da constatação de que mesmo profissionais altamente qualificados que optam pelo trabalho freelance encontram problemas com a administração do negócio próprio. Além disso, a atividade é uma etapa quase obrigatória para o jornalista recém-formado, que, no entanto, não recebe orientação específica sobre o tema durante o curso de formação. Segundo Rainho, a obra preenche essa lacuna e pretende capacitar o freelance para gerir sua vida profissional, aprendendo a lidar com planejamento, prospecção de clientes e cobrança.

“Há inúmeras atividades que um jornalista pode realizar, tanto na área jornalística como na editorial, de eventos e outras. Essas oportunidades são percebidas por empreendedores, que acabam contratando jornalistas para concretizar o trabalho, mas retêm a maior parte do lucro. Minha intenção é que o jornalista passe a compreender a lógica do mercado, desenvolva a visão de negócio e seja o próprio empresário”, afirma Rainho.

O livro aborda os seguintes assuntos: os aspectos legais ligados à prestação de serviços; a necessidade (ou não) de ter um escritório; os desafios de trabalhar em casa; a importância do planejamento estratégico; a melhor maneira de vender o próprio trabalho; o gerenciamento como fator fundamental para o microempresário de comunicação; o marketing de serviços; o papel da ética na condução do trabalho.

Por fim, o autor fornece várias idéias e dicas para que o jornalista diversifique seus campos de atuação – sugestões indispensáveis para profissionais da área, jovens ou experientes, e também para estudantes de jornalismo.

O autor - João Marcos Rainho tem 25 anos de profissão e trabalha como prestador de serviços desde 1992, quando criou a Agência Publisher de Notícias (www.agenciapublisher.com) – que está se transformando numa rede internacional de jornalistas freelance. Foi um dos pioneiros na criação de boletins on-line segmentados na era pré-internet. Ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (1997/2000), defende o reconhecimento do jornalista como profissional liberal, o cooperativismo e o associativismo empreendedor. Ministrou cursos de jornalismo freelance (presencial e a distância) para o portal Comunique-se. Além de ter colaborado com jornais e revistas em todo o Brasil, atua em consultoria para empresas, governos e ONGs, tendo criado metodologias exclusivas em comunicação para a qualidade e em projetos de gestão pública. Atua, ainda, como facilitador em cursos de marketing, vendas e planejamento estratégico para o Sebrae-SP. É co-autor do livro Marketing educacional em ação (Artmed, 2005).

Editora: Summus Editorial, 128 páginas, ISBN: 978-85-323-0466-7, preço de R$ 27,10. Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.summus.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira