Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2015 - 06:34

Rio de Janeiro vai sediar o Velo-City em 2018

É a primeira vez que o mais representativo evento sobre bicicletas e ciclismo mundial acontece em cidade da América do Sul.

A Cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar, em 2018, o maior evento sobre bicicletas e ciclismo: o Velo-City - congresso internacional que acontece anualmente em cidades que investem em ciclovias e na cultura das bikes como modal de transporte. Realizado pela primeira vez na América do Sul, será um reconhecimento aos investimentos na malha cicloviária do Rio.

Durante a 5ª edição do Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta — o biciRio, que aconteceu nesta semana, de 20 a 22 de setembro, na cidade, o Gerente das Séries de Velo-City da European Cyclists Federation (EFC), Márcio Deslandes, contou que desde o início a candidatura do Rio chamou a atenção da federação, principalmente por mencionar a inclusão da mobilidade por bicicleta nas comunidades.

“Eu como carioca me senti extremamente honrado de estar participando desse processo”, disse Deslandes.

O Velo-City Rio 2018 será promovido pela Prefeitura do Rio, pela EFC, por instituições privadas e por toda a comunidade da sociedade civil que trabalha em prol desta mobilidade mais sustentável. Está prevista a participação de 1200 a 1500 participantes de todas as cidades do mundo que, em um período de quatro dias, em junho de 2018, vão se reunir para debater temas relacionados à bicicleta, tais como ciclovias, ciclofaixas, infraestrutura, negócios, logística, segurança, lazer, saúde, cultura e inclusão.

"Esperamos que com o Velo-City Rio 2018 o trabalho realizado e nossas ideias de um transporte mais saudável e sustentável por bicicleta ganhe mais adeptos numa escala mundial e que haja também um aperfeiçoamento das políticas públicas de transportes e cicloviárias, com uma crescente integração entre os modais de transportes”, afirma Altamirando Moraes, Subsecretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

As conferências do Velo-City funcionam como a principal plataforma de troca de visões, conhecimentos, habilidades competências e boas práticas do ciclismo como parte do transporte diário, lazer e na elaboração de políticas relacionadas ao tema.

Mais especificamente, Velo-City promove a integração do planejamento urbano com os setores de políticas públicas relevantes, incluindo o planejamento dos transportes, urbanização, saúde pública, educação, meio ambiente, economia, energia e direitos humanos. A EFC reúne, atualmente, mais de 80 associações e organizações em mais de 40 países que trabalham na promoção do ciclismo.

A última edição do Velo-City aconteceu em Nantes, na França. O Velo-City foi inspirado em um evento similar que aconteceu em 1980, em Bremen, na Alemanha. Três anos depois, a EFC passou a organizar o Velo-City no modelo atual.

O biciRio, promovido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMAC), reuniu especialistas nacionais e internacionais em prol de ações de incentivo e fomento ao uso da bicicleta como integração de transporte público. A abertura do evento contou com uma série de atividades no Aterro do Flamengo e fechou com uma pedalada técnica na nova ciclovia de Laranjeiras.

Os patrocinadores dessa 5ª edição do biciRio foram: Itaú, Consulado da Holanda, Fetranspor, Supermercados Zona Sul, Consórcio Linha 4 Sul, Sierra Construções, Sinape e BAU Construções. O evento conta com o apoio de mídia do Portal Mobilize e Institucional da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e ONG Transporte Ativo. O projeto é realizado pela Planeja e Informa Comunicação e Marketing e Casa Viva Eventos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira