Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2015 - 06:51

Os jogos coletivos na sala de aula

Este artigo justifica-se pela importância que o mesmo apresenta na contribuição da utilização de práticas didáticas diferenciadas na sala de aula. Ou seja, além de se preocupar com o ensino, com o conteúdo e com o processo de aprendizagem do educando, apresenta como proposta um novo meio de ensino-aprendizagem eficaz, criativo, atrativo, lúdico e eficiente, uma vez que utiliza o jogo como ferramenta principal para transmitir o conteúdo de Literatura e História aos aprendentes.

É importante para o processo de aprendizagem dos alunos, que o elemento lúdico presente nos jogos coletivos seja valorizado e trabalhado pelos professores, tornando mais acessível e diversificada a relação dos alunos com as discussões que permeiam a Literatura e a História. A motivação dos alunos está diretamente ligada à forma de como as aulas são conduzidas, ou seja, de como a metodologia é ministrada na sala de aula.

Para atualidade educacional, o desenvolvimento de atividades deve estar adequado às diferentes habilidades humanas, que o ambiente educacional deve ser variado e amplo, e a educação tem que estar centrada no aluno, com currículos específicos para cada área do saber.

A educação das disciplinas de Literatura e História deve ser repensada e, com isso, novas práticas metodológicas devem ser inseridas pelos professores e educadores em suas aulas. E, vale ressaltar, que esse trabalho pode ser desenvolvido em outros segmentos, com outras disciplinas e em Instituições de Ensino.

Torna-se fundamental que diferentes e novas práticas didáticas sejam utilizadas nas salas de aula, com intuito de aproximar o aluno dos conteúdos que cercam tais disciplinas, do ambiente escolar, dos professores e dos seus alunos, de um modo lúdico, divertido e eficaz.

. Por: Marcelo Pontes é Graduado em Letras - Habilitação Literaturas de Língua Portuguesa, pela UFF – Universidade Federal Fluminense.

. Por: Claudia Toffano Benevento, professora do curso de Pós Graduação da Faculdade Anhanguera de Niterói – Rio de Janeiro.| Perfil—A Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos e, há mais de 20 anos, ajuda a mudar o futuro do nosso país. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a instituição oferece conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, contribuindo com o projeto de vida de crescimento e ascensão profissional dos alunos.

A Anhanguera está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância. A instituição mantém mais de 1.100 projetos de responsabilidade social e, em 2013, realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos gratuitos à comunidade com apoio de professores, alunos e voluntários.

Com um índice de 94% dos cursos com conceito positivos no Ministério da Educação (MEC), a Anhanguera conta com 337 cursos estrelados pelo Guia do Estudante (edição 2015). Também é a marca mais valiosa do setor de educação no país, segundo o ranking BrandZ Top 50, divulgado anualmente pela Millward Brown.

Em 2014, passou a integrar o grupo Kroton, empresa brasileira com quase 50 anos de tradição que se tornou referência mundial no setor da educação pelo valor de mercado e pela quantidade de alunos. A Kroton é responsável por prover educação de qualidade a mais de um milhão de estudantes em cidades por todo o Brasil. Inovadora e líder no desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais, estimula a realização de projetos com impactos sociais, ambientais e econômicos, seja no âmbito corporativo ou educacional. O padrão de governança corporativa da companhia permite o desenvolvimento de processos que colaboram com a tomada de decisão ágil, dinâmica, responsável e sustentável.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira