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29/09/2015 - 08:04

Africa Entretenimento comemora mil ações de merchandising


São Paulo—A Africa tem um escritório no Rio de Janeiro com grande expertise em merchandising. A agência, que tem uma equipe especializada nesse tipo de ação, comemora esse mês uma marca histórica: 1.000 ações de merchandising, uma média de 5 por semana nos últimos quatro anos. Foram cerca de 70 celebridades, entre elas Gisele Bundchen, Pelé, Cléo Pires, Felipão, entre outras nacionais e internacionais, e presença em 66 programas da televisão brasileira. Ao todo, a Africa colocou 52 horas no ar de merchandising.

Entre os clientes que já realizaram esse tipo de ação estão Procter & Gamble, Itaú, Grendene, UOL, Brahma e Bimbo. “A agência estuda as plataformas de comunicação do cliente, analisa os projetos de entretenimento ainda no roteiro e desenvolve estratégias capazes de contextualizar as marcas dentro de conteúdos relevantes para seus consumidores, diminuindo a dispersão da atenção, e cria um link emocional entre a mensagem publicitária e o conteúdo artístico”, explica Carolline Cupello, diretora de atendimento da Africa Entretenimento.

Itaú, por exemplo, foi o primeiro a fazer product placement no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. “Nele, criamos um espaço do Itaú para falar de um assunto que muito interessa aos brasileiros: a educação financeira. Aproveitamos o formato original do programa de bate-papo sobre temas da atualidade para introduzir esse assunto”, conta Paula Bezerra, diretora de produção da agência. Uma profissional do Itaú aparecia como uma convidada do programa e dava dicas de como planejar melhor seus ganhos e gastos. “O formato foi um sucesso. Subiu a audiência do programa durante as ações e acabou virando um quadro mensal”, completa Paula. Até hoje a Africa já fez 26 ações no programa, o que daria cinco horas de conteúdo da marca.

“Em um momento em que o mercado discute branded content, a contribuição para nossos clientes é não perder o foco. O product placement é uma ferramenta de comunicação e portanto tem que gerar resultados. Importante ser memorável e fundamental ser mensurável”, explica Rodrigo Medeiros, diretor-geral de mídia da Africa.

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