Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2015 - 08:18

Intertox participa da Feira In-Cosmetics

A empresa de segurança química e toxicologia destaca serviços para o gerenciamento de risco químico e programa de implementação do GHS para o setor de cosméticos, além do software SafetyChem®, que garante maior rapidez e exatidão na elaboração de documentos.

A Intertox, referência nacional no segmento de segurança química, gestão ambiental e tecnologia da informação, participa da Feira In-Cosmetics, única na América Latina focada exclusivamente em matérias primas para produtos de higiene pessoal, voltada para formuladores locais, profissionais de P&D e fornecedores nacionais e internacionais, que acontece nos dias 30 de setembro e 1 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo – SP. Na ocasião, a Intertox apresentará seus serviços na área de segurança química e toxicológica, como consultorias, cursos, programa de implementação do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), toxicologia in silico e documentos de segurança química, entre eles FE (Ficha de Emergência), (M)SDS (Material Safety Data Sheet), FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos), Rótulo de produto químico, FCP (Ficha de Comunicação de Perigo), FDSR (Ficha com Dados de Segurança de Resíduos) e Rótulo de resíduo.

Outro destaque da Intertox durante a feira é o software SafetyChem®, que gera automaticamente o conteúdo dos documentos de segurança química, atendendo às legislações vigentes. A solução traz benefícios como agilidade na elaboração e adequação dos documentos de segurança, redução de consumo de tempo da área técnica, permite determinar preliminarmente a classi?cação de perigos, conforme GHS e transporte, durante a pesquisa e desenvolvimento de novas formulações químicas e pode ter instalação local ou ser utilizado em nuvem.

Além disso, o especialista em segurança química e diretor técnico da companhia, Fabriciano Pinheiro, ministrará a palestra ‘O GHS e os seus impactos na indústria de cosméticos’ no segundo dia do evento, das 13h15 às 13h45 no Theatre II. A apresentação aborda o GHS, sistema que versa sobre determinação e comunicação dos perigos dos produtos químicos, o qual foi estabelecido e publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas). No Brasil, o GHS foi incorporado pela Norma Regulamentadora 26 (NR 26) do Ministério do Trabalho e Emprego, e pela NBR 14725, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com base nas exigências legais e ciente da vigência do GHS no Brasil, a palestra discutirá os impactos e necessidades de adequações que o sistema trará as indústrias brasileiras do setor.

Segundo Fabriciano, o sistema se aplica a todas as indústrias fornecedoras de matérias-primas utilizadas para a fabricação de produtos cosméticos e também nas plantas das indústrias que fabricam cosméticos finais. “Qualquer empresa brasileira que utiliza produtos químicos precisa atender a esta nova legislação ou pode ser penalizada pela fiscalização do MTE, além de correr o risco de perder certificações. Outro impacto relevante da não adequação é o não alinhamento com a responsabilidade socioambiental da empresa, já que o não cumprimento do GHS significa falha na disponibilização de informações importantes para a proteção do trabalhador e do meio ambiente”, enfatiza.

Fabriciano Pinheiro é biomédico e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas. O diretor técnico da Intertox é coordenador do curso de pós-graduação em Ciência Toxicológicas e professor de Toxicologia nas Faculdades Oswaldo Cruz e também coordena há cinco anos a Comissão de Estudos “Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente relacionados a Produtos Químicos” do Comitê Brasileiro de Química da ABNT. O professor também foi no último ano representante do Brasil no Subcomitê de Especialistas da ONU sobre o GHS.

Feira In-Cosmetics, de 30 de setembro e 01 de outubro, das 10h às 18h, na Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo (SP). Palestra ‘O GHS e os seus impactos na indústria de cosméticos’. Dia 01 de outubro, das 13h15 às 13h45, na Expo Center Norte - Theatre II.

Intertox —Fundada em 1999, a Intertox é uma empresa de inteligência que visa a assegurar aos clientes conhecimento para a segurança química, toxicológica e ambiental de produtos e processos. Iniciou suas atividades atendendo demandas aplicadas ao governo, indústria e associações em questões de risco químico e toxicológico e se destacou no cenário nacional, o que lhe permitiu consolidar um corpo técnico altamente especializado em segurança química e toxicológica, gestão ambiental e tecnologia da informação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira