Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2015 - 08:57

Bailarina catarinense classifica-se para a final do YAGP Nos Estados Unidos


Etapa brasileira do concurso reuniu cerca de 500 candidatos de todo o País em Indaiatuba (SP).

Florianópolis (SC) — Barbara Mel Pereira, de Barra Velha (SC), foi selecionada para participar do Youth America Grand Prix (YAGP), a maior competição entre estudantes de dança do mundo, que ocorrerá em abril do próximo ano, no Jack H. Skirball Center for the Performing Arts, em Nova York. A fase nacional do evento reuniu cerca de 500 candidatos de todo o País, de 15 e 20 deste mês, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI), no interior paulista.

A bailarina de 13 anos recebeu indicação ao YAGP pelo Prêmio Desterro —Festival de Dança de Florianópolis, realizado em agosto último, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). A parceria entre os eventos é exclusiva em Santa Catarina desde 2013 e neste ano apontou seis dançarinos, tendo comparecido cinco na etapa brasileira: Israel Ayala, da Zoe Escola de Dança, de Campo Grande; Luiza Salvador, do Ballet Margô, de Caxias do Sul (RS); Nikolle Coutinho, da Escola de Dança Teatro Guaíra, de Curitiba; e Shirley Dácio, da Cenarium Escola de Dança, de Florianópolis; além de Barbara, única a obter classificação.

Integrante do Grupo de Dança Camila Lorenzetti, ela competiu com outros 158 candidatos na categoria solo, dos quais apenas 30 foram aprovados. Também ganharam a chance de concorrer no palco americano mais quatro duos e pas de deux e nove conjuntos. Segundo a presidente do Instituto Passo de Arte e diretora do YAGP no Brasil e no Paraguai, Marisa Pivetta, em relação às edições anteriores, “houve um crescimento bem significativo em termos técnicos, o cuidado com o físico, disciplina em aulas e atenção às orientações que receberam durante o concurso”.

YAGP —O Youth America Grand Prix concede todos os anos mais de U$ 250 mil em bolsas nas principais academias dos Estados Unidos e da Europa, além de proporcionar workshops com mestres internacionais e contratos em prestigiadas companhias. A competição é aberta a jovens de nove a 19 anos de todas as nacionalidades.

Criado em 1999 pelos russos Larissa e Gennadi Saveliev, ex-integrantes do mundialmente famoso Balé Bolshoi, o evento já beneficiou mais de 25 mil bailarinos com um investimento superior a U$ 3 milhões. Hoje, mais de 300 alunos estão dançando em 80 companhias, como o American Ballet Theatre, o New York City Ballet, o Paris Opera Ballet, o Stuttgart Ballet e o Ballet de San Francisco. Sua contribuição foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com uma cadeira no Conselho Internacional da Dança (CID). [www.premiodesterro.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira