Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2015 - 08:05

Prêmio Rio Viés Moda com inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para o "Prêmio Rio Viés Moda - Ano Gil Brandão", parceria do Instituto EixoRio com a empresa Clave de Fá Pesquisas e Projetos. Com o objetivo de incentivar e reconhecer práticas de excelência em gestão e inovação na cadeia produtiva de moda carioca, o concurso é aberto a empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, instituições sem fins lucrativos da indústria, comércio e serviços que desenvolvam ações inovadoras. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, até o dia 6 de novembro, pela internet. O resultado será divulgado no dia 1º de dezembro, na sede do Instituto EixoRio, na Zona Sul da cidade, e os primeiros colocados nos quatro eixos propostos serão contemplados com bolsas integrais para cursos de moda no Instituto Europeu de Design (IED). A primeira edição do Prêmio homenageia o pernambucano Gilberto Machado Brandão (1924-1985), um dos ícones da moda brasileira nas décadas de 50 e 60 e precursor do "faça você mesma", que estimulava leitoras de revistas a criar sua própria roupa.

— Quando surgiu, no Instituto, a oportunidade de discutirmos a cadeia de moda da cidade, me reuni com empresas para fazer um levantamento das principais necessidades do setor. Ao conhecer o trabalho da Clave de Fá, nasceu a ideia de criarmos este prêmio para que as boas ações da moda pudessem ser replicadas e servissem de inspiração. Também esperamos modernizar a cadeira de moda do Rio e fazer com que os gestores compreendam que é possível fazer moda com sustentabilidade. Vamos investir no estreitamento da comunicação com empresários—afirma o articulador de moda do Instituto Eixo Rio, Alexandre Bojard, um dos idealizadores do Prêmio.

Os organizadores do "Prêmio Rio Viés Moda - Ano Gil Brandão" têm a expectativa de receber de 25 a 30 inscrições em cada um dos quatro eixos. São eles: Valor social e corporativo (ações que tenham impacto na qualidade de vida de funcionários, fornecedores ou mesmo da população em geral, tais como redução de ruídos e odores, ergonomia, incentivo à formação e educação, desenvolvimento econômico local, relacionamento com a comunidade etc); Inovação em design (valorizando as culturas e diversidades brasileiras e o desenvolvimento de produtos duráveis); Excelência em gestão (fundamental para a sustentabilidade financeira e a expansão dos negócios, tornando a organização competitiva diante de seus concorrentes e confiável para os seus parceiros); e Sustentabilidade ambiental (empresas que promovem a sustentabilidade ambiental para propor uma nova perspectiva para a economia, que se reinventam em uma nova forma de alcançar o bem-estar entre as pessoas e o ambiente). Para concorrer, os participantes deverão apresentar fotos e matérias divulgadas na imprensa para comprovar o caráter inovador de seus projetos.

Além das bolsas concedidas pelo Instituto Europeu de Design, os vencedores serão mencionados no e-book "Inovação e Excelência de Práticas de Gestão", que será lançado ao fim do concurso. A produção do livro ficará a cargo de universidades e empresas parceiras do Prêmio. Além disso, serão convidados a participar de um desfile no Espaço GaleRio e receberão consultoria para o desenvolvimento do negócio e certificado do selo "Viés Moda de Reconhecimento". Os idealizadores do Prêmio também estudam a possibilidade de firmar parcerias para oferecer aos empreendedores individuais um período de vivência em grandes empresas.

— É uma iniciativa que trará muito impacto à cadeia carioca de moda, além de atrair incentivos para os projetos participantes e um maior número de políticas públicas voltadas ao setor —diz a presidente da Clave de Fá Pesquisas e Projetos, Elizete Ignácio.

Os projetos vencedores serão escolhidos por uma comissão formada por especialistas do setor, tais como professores, pesquisadores e consultores, entre outros.

Instituto EixoRio —O Instituto foi criado em novembro de 2013 pela Prefeitura do Rio, com o objetivo de potencializar a cena urbana da cidade, funcionando como plataforma de articulação entre o poder público e a sociedade, buscando acelerar o desenvolvimento social, econômico e cultural de diversas regiões. Seus projetos têm como proposta mesclar arte e recuperação urbanística e estimular a reordenação e a conservação urbana, a fim de gerar vitalidade cultural e econômica e melhorar a qualidade de vida dos cariocas. | Flávia David.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira