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30/09/2015 - 08:42

Rihanna, Katy Perry, Queen e Pepsi são os destaques do Rock In Rio 2015 nas redes sociais

A edição especial de 30 anos do festival também conquistou quem acompanhou o evento de casa.

São Paulo—Os 30 anos do Rock In Rio geraram interação nas redes sociais com mais de 1,7 milhão de menções no Twitter e Instagram, segundo monitoramento do Scup, ferramenta brasileira líder em monitoramento, atendimento, gestão e análise de redes sociais no Brasil. Coletados entre o dia 1º de setembro e a madrugada do dia 28, os posts colocam Rihanna (26,98%), Queen (13,11%) e Katy Perry (13,07%) como as atrações mais citadas. Entre os patrocinadores, Pepsi foi a marca que gerou maior buzz, 50%.

Os destaques: Atrações —Com Rihanna (1º lugar) e Katy Perry (3º lugar) no topo do ranking, o festival mostrou que também tem muito espaço para o pop e que o público reage positivamente a esse tipo de atração. Outro destaque fica com o Queen, que voltou aos palcos do RIR após 30 anos da sua primeira participação marcante, e alcançou o 2º lugar entre os assuntos mais comentados.

O primeiro dia de festival, que foi encerrado pelo show do Queen, foi o mais comentado nas redes sociais, com 288 mil menções.

Patrocinadores —As marcas foram uma atração à parte no festival, isso não se pode negar. O público passou horas em atrações criadas pelos principais patrocinadores do evento e essa participação ficou clara também nas redes sociais. O maior buzz girou em torno da Pepsi, que criou a hashtag #PodeSerÉpico. Com essa estratégia, a marca conseguiu estar presente em mais de 52 mil menções do evento, mesmo sem que os usuários citassem o produto. Vale ressaltar que a marca teve grandes resultados com a hashtag mesmo antes do evento, gerando expectativa para sua participação no RIR.

Com uma grande diferença da primeira colocada, a Heineken e a Sky foram as duas outras marcas que chamaram a atenção nas redes. A Heineken conseguiu um grande número de menções por meio da hashtag #HeinekenPlay, que fazia parte de uma interação da marca dentro do festival: as pessoas usavam a hashtag para pedir músicas que seriam apresentadas nos telões. Já para a Sky, as menções se referiam à hashtag #SkyRocks, ao camarote da marca e a brincadeira realizada em parceria com a marca Fender.

Transmissão televisiva —Não foi só quem comprou ingresso que curtiu e acompanhou o festival. O assunto mais comentado com mais de 182 mil menções foi o canal Multishow, que realizou a cobertura do evento ao vivo. Os internautas que interagiram, principalmente pelo uso da hashtag #RockInRioNoMultishow, demonstraram ter assistido os shows ao vivo e ficado de olho nos backstages do evento - tudo pelo mesmo canal de televisão.

Reforçando sua característica de rede social mais usada para a segunda tela, o Twitter teve 98,15% de representatividade nesse assunto—a transmissão pela TV.

Perfil do público —O perfil do público que comentou o Rock in Rio nas redes sociais foi composto por 51% por mulheres e 49% por homens. Interagindo 92,4% no Twitter e 7,3% no Instagram, os internautas que mais comentaram eram do Rio de Janeiro (35,2%), São Paulo (21,4%), Minas Gerais (6,7%) e Rio Grande do Sul (6,7%).

Perfis mais engajados: @Multishow, @PepsiBr e @HeinekenBr mostraram seu poder de conteúdo em real time e foram os perfis mais engajados durante o festival. A interação das marcas com quem comentava sobre o festival e a cobertura do que acontecia no evento ajudaram essas três marcas a ganhar destaque nas redes sociais.

O Scup é a ferramenta líder no mercado brasileiro em monitoramento, gestão e análise de mídias sociais que contribui para que empresas conheçam a fundo seu mercado de atuação, consumidores e concorrentes, gerando insights para os negócios, e construa relacionamentos profundos com seus públicos de interesse. A ferramenta está presente em três continentes e atende uma em cada quatro das 100 maiores e melhores empresas da revista Exame, tendo mais de 900 clientes e 35 mil usuários cadastrados. Com mais de 80 colaboradores apaixonados por inovação, é a única tecnologia na América Latina certificada, ao mesmo tempo, pelo Twitter e pelo Facebook. Para construir melhores práticas em redes sociais e contribuir para o desenvolvimento da área, o Scup compartilha conhecimento por meio de eventos e conteúdos disponibilizados no Ideas. | www.scup.com.

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