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15/02/2008 - 10:43

Indústria de Shopping Centers cresce 16% em 2007

Segundo levantamento da Abrasce, setor faturou R$ 58 bilhões e ganhou 10 novos empreendimentos.

A indústria de Shopping Centers no Brasil, que está em plena expansão, fechou o ano de 2007 com faturamento de R$ 58 bilhões, o que representa um crescimento de 16% em relação ao ano anterior, segundo levantamento anual realizado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

O presidente da Associação, Marcelo Carvalho, comemora o crescimento do setor, que superou a expectativa dos empreendedores. “Mesmo com todos os fatores positivos que alavancaram o bom desempenho dos shoppings, nossa previsão era de um incremento de 13% nas vendas”, explica.

O cenário macroeconômico associado à profissionalização do setor de shopping centers no País são os fatores que contribuíram com o resultado de 2007. Segundo Carvalho, “a expansão na oferta de crédito, os juros mais acessíveis, com inflação controlada, o crescimento do emprego formal e conseqüente aumento da massa salarial são alguns dos elementos que explicam essa expansão”.

Novos shoppings - O aumento do faturamento também se explica pelas inaugurações de novos empreendimentos, já que estes estão inclusos no levantamento. Só em 2007, 10 centros de compras iniciaram suas operações, o que significa mais de 250 mil m² de ABL (Área Bruta Locável). O Estado de São Paulo foi o grande foco das aberturas, tendo cinco inaugurações ao longo do ano, com mais 100 mil m² de ABL.

Mais empregos - A indústria de shopping é uma grande propulsora de desenvolvimento, trazendo crescimento urbano, valorização imobiliária, aprimoramento do comércio do entorno e geração de empregos, este último, um dos destaques de 2007. Foram criadas mais de 105 mil vagas e o setor agora responde por 629.700 empregos diretos. Veiga destaca que “este foi o ano em que houve um maior salto na geração de postos de trabalho, contra 2001, o ano do pós-crise, quando foram criadas 41 mil vagas”.

Crescimento sempre - Conforme ressalta Veiga, apesar do grande boom que se iniciou em 2007, com a captação de recursos na Bolsa de Valores, por meio de IPOs, e associações de investidores internacionais a empresas brasileiras, a indústria de shopping centers sempre cresceu no País, desde a constituição do primeiro shopping na década de 60. “Antes, o problema era falta de capital, já que se trata de um investimento vultuoso e a longo prazo, mas agora, capitalizadas, as empresas vão colocar em prática seus planos de expansão”, afirma ele acrescentando que “ainda vamos assistir a muitas aquisições e fusões neste mercado”.

Só para 2008, já estão previstos a criação de mais 16 shopping centers, que vão totalizar 367 centros de compras, com mais de 8 milhões de m² de ABL, que devem receber cerca de 300 milhões de visitas por mês. Para 2009, já foram anunciados outros 14 empreendimentos e a movimentação deve continuar. “O Brasil ainda tem muito mercado para este modelo de varejo”, conclui.

Perfil da Abrasce - É a entidade que representa o setor de shopping centers no Brasil. Com mais de 30 anos de atuação, reúne entre seus associados os principais empreendedores administradores, prestadores de serviços e lojistas do setor e tem por objetivo o fortalecimento dessa indústria em âmbito nacional. Este ano, a Associação realizará o 10º Congresso Internacional de Shopping Centers, evento que organiza a cada dois anos e que reúne empreendedores e representantes da indústria de shoppings de todo o mundo. | www.abrasce.com.br

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