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15/02/2008 - 10:44

Emerson registra aumento de 12% nas vendas no primeiro trimestre de 2007

Vendas aumentam 12%, totalizando US$ 5.6 bilhões, os lucros por ação de operações contínuas crescem 20%, atingindo US$ 0.66, e fluxo de caixa operacional de US$ 423 milhões, um aumento de 29%.

ST. LOUIS – A Emerson (NYSE: EMR) anunciou vendas líquidas para o primeiro trimestre, encerrado em 31 de dezembro de 2007, de US$ 5.6 bilhões, um aumento de 12% sobre os US$ 5.1 bilhões informados no mesmo período do último exercício. Este aumento de vendas incluiu um crescimento de 7% em vendas orgânicas (que excluem as aquisições, desinvestimentos e conversão de moeda estrangeira), assim como um impacto favorável de 5% da conversão de moeda estrangeira. O crescimento das vendas subjacentes nos Estados Unidos foi de 5%, e as vendas subjacentes internacionais aumentaram 9%, considerado o percentual de crescimento de 16% na Ásia.

Os lucros de operações contínuas para o primeiro trimestre cresceram 17%, alcançando US$ 522 milhões, ou US$ 0.66 por ação. Isto representa um aumento de 20% nos lucros por ação (LPA) em relação a um valor de US$ 0.55 obtido no mesmo período do ultimo exercício.

Em 31 de dezembro de 2007, a Emerson concluiu a venda da unidade Brooks Instruments, que culminou com um ganho após os impostos de US$ 42 milhões. O ganho e as operações da Brooks durante o trimestre são classificados como uma operação descontinuada. Considerado o efeito de US$ 0.05 por ação do ganho e das operações da Brooks no primeiro trimestre de 2008, o LPA foi de US$ 0.71, um aumento de 29% em relação ao primeiro trimestre de 2007.

“Esses resultados demonstram que a Emerson continua bem posicionada para registrar um desempenho sólido na conjuntura global atual”, declarou um Diretor-Presidente, Diretor Geral e Presidente, David N. Farr. “O conjunto de atividades distintas, a tecnologia inovadora e o amplo alcance global da Emerson criam uma plataforma robusta para crescimento contínuo nas vendas e lucros ao longo de 2008, mesmo em um ambiente ainda mais desafiador.”

A margem de lucro operacional demonstrou melhora consistente no trimestre, aumentando 60 pontos-base até 14,8%. Um enfoque persistente em iniciativas de excelência operacional através de toda a empresa foi fator preponderante na obtenção dessa melhoria. A empresa conseguiu impulsionar o aumento no volume de vendas e também usufruiu os benefícios dos programas de contenção de custos. A margem antes de impostos melhorou 110 pontos-base, atingindo 13,8%.

Visão Geral do Segmento de Negócios - As vendas do negócio de Gerenciamento de Processos aumentaram 18% no trimestre. Este aumento incluiu um crescimento nas vendas subjacentes de 12%, um impacto favorável de 5% da taxa de câmbio e de 1% de aquisições, livres de desinvestimentos. Registraram-se fortes vendas em todo o mundo, acentuadas principalmente pelo aumento na demanda do setor energético e por uma penetração maior no mercado. A margem para este segmento melhorou 20 pontos-base, atingindo 18,0%.

As vendas do negócio de Automação Industrial cresceram 13% no trimestre. O aumento nas vendas subjacentes foi de 6%, o que exclui um impacto favorável de 7% da taxa de câmbio. As vendas nos Estados Unidos e na Europa foram sólidas, sobretudo em razão de investimentos em bens de capital e da demanda global por geração de energia. A margem para este segmento foi reduzida em 150 pontos-base, baixando para 15,2%. Os fundos recebidos nos termos da Lei dos Estados Unidos da América de Compensação Contínua de Dumping e Subsídios totalizaram US$ 3 milhões no primeiro trimestre de 2008, em comparação com US$ 24 milhões no primeiro trimestre de 2007, o que teve um impacto negativo de 190 pontos-base sobre a margem no decorrer do primeiro trimestre de 2008.

O setor de Energia de Rede reportou um crescimento de vendas de 17% para o trimestre, o que incluiu um crescimento de vendas subjacentes de 12%. As vendas registradas tiveram impacto favorável tanto da taxa de câmbio, correspondente a 4%, como da aquisição da Stratos, de 1%. A robustez nos mercados da América do Norte e da Ásia sustentou o crescimento de vendas. A margem teve uma expansão de 300 pontos-base, atingindo 12,8%, principalmente em decorrência do volume de vendas mais alto e das iniciativas de contenção de custos.

O negócio de Climatização obteve um crescimento de vendas de 11% no trimestre. O crescimento das vendas subjacentes foi de 7%, com um adicional de 4% da conversão da moeda. A alta de vendas nos Estados Unidos e na Ásia mais que compensou a debilidade na Europa. A queda na Europa resulta essencialmente das vendas menores de sistemas a bomba de calor, que se situaram em patamares muito altos no trimestre correspondente do exercício anterior. A margem melhorou 40 pontos-base, chegando a 13,4%, principalmente em consequência de investimentos em volumes mais altos e em programas de reduções de custos.

As vendas de Eletrodomésticos e Ferramentas diminuíram 4% no trimestre, refletindo um impacto de mais de 2% da taxa de câmbio e de 2% negativos de desinvestimentos, sem as aquisições. A fragilidade nos gastos do consumidor e os investimentos residenciais foram os principais responsáveis pela queda geral das vendas. A rentabilidade para este segmento melhorou 70 pontos-base, chegando a 12,9%, o que resultou essencialmente das medidas de contenção de custos e do impacto favorável de desinvestimentos.

Balanço / Fluxo de Caixa - O fluxo de caixa operacional foi de US$ 423 milhões no primeiro trimestre de 2008, um aumento de 29% em relação ao primeiro trimestre de 2007. Esta melhoria foi impulsionada por maiores lucros e por melhorias no capital circulante. A relação do capital circulante sobre as vendas melhorou 10 pontos-base, subindo para 19,7%.

“O enfoque persistente da Emerson em geração de caixa e retornos é evidenciado pelos resultados do fluxo de caixa neste trimestre,” disse Farr. “As sólidas posições de caixa da Emerson permitem-nos investir em áreas estratégicas de nosso negócio, assim como obter retorno de valores substanciais em caixa para os acionistas por meio de dividendos e recompras de ações.”

Perspectiva de 2008 - Com base no desempenho no trimestre e pela continua solidez no fluxo de pedidos, a Emerson espera lucros por ação de operações contínuas, para todo o exercício, da ordem de US$ 2.95 a US$ 3.05, o que representaria um crescimento na faixa de 11 a 15%. Este desempenho dos lucros por ação é projetado com base em um aumento da ordem de 5 a 7% nas vendas subjacentes, em aumento nas vendas registradas de 9 a 11% e em uma melhora da margem operacional de 40 a 60 pontos-base.

A perspectiva para 2008 contempla a diluição de US$ 0.02-US$ 0.03 por ação, relativa à aquisição da Motorola Embedded Communications Computing, concluída em 31 de dezembro de 2007. A diluição estimada para os lucros por ação decorre de encargos não-caixa para amortização de intangíveis, uma valorização única de estoques, P&D em processo e reorganização integrada. Uma despesa de US$ 15 milhões antes dos impostos, associada aos custos de P&D, foi registrada no primeiro trimestre de 2008.

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