Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2015 - 08:48

O poder antienvelhecimento dos alimentos


Todos já devem saber que uma alimentação variada e colorida ajuda na saúde. O que alguns não sabem é o enorme poder que alguns alimentos têm em prevenir o envelhecimento precoce, assim como diminuir o risco de doenças degenerativas. Há alguns anos já se vem estudando sobre esses alimentos, o que sabemos é que quanto mais colocá-los no seu cardápio diário, maior a chance de ter uma aparência saudável, prevenir o envelhecimento e ter a saúde em dia. É por isso tudo que a frase “você é o que você come” é excelente para que saibamos o quão imprescindível é a nossa alimentação.

Os alimentos que podemos chamar antienvelhecimento são aqueles que tem poder antioxidante, isto é, eles combatem os chamados radicais livres, que afetam negativamente o organismo e são produzidos naturalmente pela respiração e na produção de energia e mais ainda por fumantes ou quem pega muito sol por exemplo. Uma dieta saudável é capaz de garantir o equilíbrio entre as substâncias oxidantes e antioxidantes no organismo. Quando esse equilíbrio não ocorre, há um excesso de radicais livres ocorrendo estresse oxidativo e isto leva ao inicio do envelhecimento precoce e ao surgimento de muitas doenças. Agir de dentro para fora é fundamental, comer bem se refletirá na sua saúde e aparência, na sua pele, cabelo, unhas... A ingestão de água é prioridade para a saúde e beleza de todos e nunca deve ser deixada de lado.

As principais vitaminas antioxidantes são A, C e E. Portanto, frutas e verduras em geral são alimentos ricos nestas substâncias. Entre elas está também o licopeno, encontrado no tomate, e os polifenóis, encontrados em chás, suco de uva, azeite de oliva e frutas oleaginosas (nozes, castanhas, avelã, amêndoas, pistache).

A vitamina E também previne a oxidação de colesterol LDL (o chamado “ruim”), ajuda na firmeza da pele e favorece a cicatrização, está presente no abacate, avelã, nozes, óleo de peixe e sementes, com a de abóbora. Já os carotenoides estão presentes na batata doce, abóbora, cenoura, beterraba, damasco, frutas vermelhas, mamão, manga. O betacaroteno e licopeno pertencem a este grupo. São antioxidantes e ajudam a manter saúde da pele e cabelos. A vitamina C nutre e protege as células dos oxidantes, ajuda na prevenção da pele e de rugas e melhora a absorção de colágeno que deixa a pele mais firme, podemos encontrá-la em frutas cítricas como laranja, acerola, caju, kiwi, abacaxi e morango.

O grupo dos polifenóis, onde fazem parte o resveratrol e os flavonoides, ótimos antioxidantes, podem ser encontrados na uva, suco de uva integral, vinho tinto, couve, chocolate (quanto mais amargo maior o poder antioxidante), canela, alguns chás (como o verde), cravo, azeite, espinafre, rúcula, brócolis, goiaba, açaí, mirtilo e gengibre.

Os minerais também são fundamentais para nossa beleza e saúde! A biotina é um nutriente fundamental para muitos tecidos, fortalece o cabelo, pele e unhas, especialmente quando estão frágeis. Pode ser encontrada, por exemplo, na banana, nozes e morango. O selênio, mineral encontrado na castanha do Pará e carnes no geral, é um potente antioxidante e ajuda manter integridade do cabelo e unhas. Já o zinco, presente nas carnes, frutas secas e leguminosas (feijão, lentilha), participa no crescimento do cabelo e unhas e é indispensável na formação de queratina, sem ela unhas e cabelos ficam mais fracos.

Alguns tipos de peixes, por serem ricos em ómega 3, são ótimos agentes antienvelhecimento, são eles: salmão, sardinha, atum e truta. Não se esqueça de incluir na sua alimentação: vegetais verde-escuros, iogurte e cereais integrais. Beber água também é muito importante para o bom funcionamento do metabolismo e hidratação corporal, que reflete na beleza da pele e na saúde!

Ter uma alimentação a mais variada e colorida possível te ajudará a consumir diferentes vitaminas e minerais, garantindo mais saúde, beleza e bem-estar. Lembrando que o excesso de qualquer alimento ou de vitaminas e minerais não é bom. Para saber mais e ter uma dieta equilibrada de acordo com suas necessidades e objetivos, procure um nutricionista.

Sugestão de cardápio de 1 dia Antioxidante: Café da manhã: Suco de laranja, cenoura, gengibre, linhaça e couve + 1 fatia de pão integral com queijo cotagge, tomate e orégano.

Lanche da manhã: 1 maçã ou 4 damascos + mix de castanha do Pará e amêndoas.

Almoço: Salmão assado + brócolis no vapor + cenoura cozida + arroz integral

Lanche da tarde: 1 iogurte natural batido com frutas vermelhas + aveia

Jantar: Salada de folhas variadas, grão de bico, atum ou frango desfiado, tomate, cebola roxa com uma pitada de sal, um fio de azeite e limão.

Ceia: ¼ de abacate com chia salpicada.

. Por: Shalimar Diniz, Nutricionista. Graduada em Nutrição pela UFRJ; Pós-graduada em Nutrição Esportiva e Especialização como Personal Diet pela NTR.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira