Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2015 - 09:04

Aumento de ocorrências de sífilis no Brasil é alarmante

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico correto das doenças sexualmente transmissíveis que tem apresentado aumento no País, principalmente os casos de sífilis

São Paulo—A SBPC/ML alerta para o crescente descuido da população em relação às doenças sexualmente transmissíveis, o que pode ser explicado pelo avanço no tratamento da AIDS. Recentemente foram divulgados dados preocupantes sobre o aumento de casos da sífilis em grande parte dos estados brasileiros.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico de Sífilis 2015, do Ministério da Saúde, entre 2005 e 2013, o número de grávidas com sífilis no Brasil passou de 1.863 para 21.382, um aumento de mais de 1000%. Em decorrência disso, as notificações de sífilis congênita (aquela em que a transmissão ocorre da mãe para o bebê durante a gestação) cresceram 135% no mesmo período. Além disso, no estado de São Paulo, as ocorrências de sífilis adquirida (transmitida por via sexual) tiveram uma elevação de 603% entre 2007 e 2013, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Para Celso Granato, médico titulado em Patologia Clínica pela SBPC/ML e Professor Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a análise das informações sugere que as pessoas estão deixando de usar o preservativo. Ele acredita que "as pessoas ficaram mais tranquilizadas com a melhora do tratamento da AIDS e se esqueceram de outras graves doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis. Trata-se de um dado muito preocupante para a população".

O tema é de grande repercussão e será abordado no 49º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (49º CBPC/ML), que acontece entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, em Fortaleza.

Durante o evento, o Dr. Granato apresenta métodos atualizados para o diagnóstico da sífilis e faz uma reflexão sobre a importância da prevenção e do diagnóstico correto da doença. Ele alerta que "atualmente é mandatório que cada gestante faça a sorologia para sífilis pelo menos duas a três vezes no decorrer da gestação. Isso raramente é feito e a consequência é que estão aumentando os casos de sífilis em geral, inclusive a forma congênita".

49º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, de 29 de setembro a 2 de outubro(terça a sexta-feira), no Centro de Eventos do Ceará, Av. Washington Soares, 999 - bairro Edson Queiroz - Fortaleza (CE). Palestra - Atualização no diagnóstico da sífilis, dia 02/10/2015 (sexta-feira), entre 9h e 10h20, Sala 2. Palestrante: Celso Granato, médico titulado em Patologia Clínica pela SBPC/ML. Presidente: Eduardo Emery. Website do evento: http://www.cbpcml.org.br

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira