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01/10/2015 - 09:29

A importância da linguagem corporativa no ambiente de trabalho


A coach Andrea Deis fala sobre posturas e Linguagens que devem ser respeitadas.

Segundo a coach Andrea Deis, especialista em gestão de carreiras, a sociedade vive instituída por ética, respeito os protocolos básicos que é essencial para os relacionamentos. A linguagem utilizada cria o "rótulo", a visão, identidade, imagem e reputação corporativa do indivíduo. Independentes da época em que se vive posturas adequadas e linguagem apropriada transmitem confiança. "Temos que entender que vivemos em mundos com expectativas diferentes, o mundo natural onde estamos com amigos e familiares, o mundo corporativo, cada um deles com objetivos e propósitos diferenciados" diz Andrea.

No mundo natural as pessoas estão conectadas pela emoção, independem de suas escolhas, com seus familiares, nasce e vive a vida toda nele. No mundo corporativo é diferente, é de passagem, com o objetivo de somar para um determinado fim, nem sempre se tem amigos nesse ambiente, onde se une competências que são mediadas por posturas e linguagem para aquele fim. No mundo corporativo o ser humano é l mais ligado pela razão, assim fica mais fácil entender que se cada um trouxesse sua linguagem e postura individual se atinge os resultado.

A comunicação é um meio essencial do ser humano, através dela se estabelece relações, expressões, necessidades e sentimentos. No mundo corporativo, é uma habilidade indispensável à carreira. As palavras escolhidas, os métodos utilizados para se comunicar, ou mesmo o fato da decisão e necessidade de interagir com outros podem influenciar na maneira como você é visto no trabalho e na vida, em qualquer nível hierárquico.

De acordo com a coach, sempre que for usado um "linguajar" que pode gerar dúvida ou dar duplo sentido o ideal é concluir perguntando. Ficou claro nossa proposta? Atende sua necessidade? Existe algum termo que gerou dúvida? Poderia contribuir com mais algum esclarecimento?

A dissonância na linguagem pode inviabilizar um negócio ou um relacionamento.

Os termos mais comuns em inglês que as pessoas mais falam no dia a dia e que não é correto falar e que são inevitáveis como:

Business Plan (BP): é o plano de negócios. ConferenceCall: é uma reunião em que algumas pessoas (ou todas) participam por telefone.
Follow-up: acompanhamento de ações e campanhas com o objetivo de medir seus resultados concretos.
Deadline: é o prazo máximo para a entrega da tarefa.
Feedback: é repassar ao funcionário avaliações e respostas sobre o seu desempenho no trabalho.
Networking: ter uma rede de relacionamentos na qual as pessoas buscam outras para fazer negócios e arrumar novas oportunidades.
Jobrotation: é um rodízio de funções promovido pela empresa.
Brainstorming: reunião que incentiva a criatividade para ter ideias.
Briefing: é um conjunto de informações que vão basear o desenvolvimento de um trabalho.
Coaching: a tradução é "treinamento". Nas empresas, é o processo individualizado de desenvolvimento de competências. Lowlights / highlights: por "lights", entendem-se os destaques dos temas em uma empresa. "Lowlights", portanto, são os negativos, abaixo do esperado, e os "highlights", os positivos.
Budget: orçamento Target: é o alvo, o objetivo que se quer atingir.
Gap: a tradução é "lacuna" Staff: significa "pessoal"
Onthejob: treinamento sem sair do ambiente de trabalho. Siglas em e-mails
FYI: é a sigla para "for yourinformation" e tem a mesma função do PSC (para seu conhecimento.
ASAP: sigla de "as soon as possible", traduzido por "o mais rápido possível". É para apressar a resposta ou o fim da tarefa. OOO: quando alguém diz que vai estar OOO, quer dizer que estará "out of office", ou seja, fora do escritório ou da empresa.

O tipo de língua e expressões deve estar adequado a seu público, ou você será marginalizado. É importante avaliar o seu público, sua identidade e expectativas é essencial para escolha da forma ideal de se comunicar. A primeira questão a ser resolvida é? Para quem vou falar? Na média qual a graduação? Qual a mensagem que quero deixar?

Quando usar um termo procure validar o entendimento do receptor, ou poderá se frustrar com o retorno. Seja claro, preciso no que deseja. Seja claro com seu entendimento e perspectiva. Escute atentamente antes da réplica e procure ouvir se o receptor não está suscetível a ruídos externos. Não tenha medo de se expressar, apenas valide o entendimento. Use palavras convincentes, mas não demasiadamente eloquentes

Alguns já se incorporaram na linguagem corporativa pela frequência com que são usados e por serem apresentados em cursos de gestão e desenvolvimento, tais como: B2B, B2C, Benchmark, Board, Brainstorm, Breakthrough, Cash, Break even point, Broad band, Budget, Buying in, CEO, CFO, CHRO, CIO, Gateway, CKO ,CLO e CMO.

"Fazer o diagnóstico do seu interlocutor é fundamental para entrar no mundo dele e falar a sua linguagem que poderá ser o caminho para o sucesso. Imagine só você rezando em latim em uma aldeia de índios, onde você desejasse trazer o conforto espiritual, é a mesma coisa. Se quer vender algo, apresentar ou for aceito precisa falar o dialeto da maioria da região ou instituição" pondera Deis.

"A comunicação e a postura determinam sua identidade, você cria seu próprio personagem que ocupará a posição que você desejar, só depende de você" afirma Andrea Deis

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