Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2015 - 09:40

Tuper investe na fabricação de tubos de condução com grooved e pintura

Novidade garante que o cliente receba o produto pronto para a instalação, sem a necessidade da contratação de terceiros para a execução destes processos.

Especialista em soluções em aço, a Tuper está ampliando seu portfólio de produtos com investimentos na linha de tubos de condução. A partir de agora, além da tubulação preta e galvanizada, a empresa oferece ao mercado tubos de condução com grooved (ranhuras) e pintura. Com a iniciativa, a Tuper passa a ser pioneira na internalização dos processos, realizados em sua fábrica em Santa Catarina.

De acordo com o diretor da Unidade de Negócios, James Mauro, o mercado já utiliza tubos pintados e com grooved, mas a novidade está no fato de a empresa ser a primeira fabricante a verticalizar a produção. “Estamos assumindo os processos internamente e garantindo que o cliente receba o tubo pronto para instalação, com tecnologia, rastreabilidade, segurança e qualidade asseguradas pela Tuper. Com isso nos diferenciamos dos demais fornecedores que precisam contratar o serviço em terceiros ou realizar o processo na própria obra”, explica.

O grooved é a ranhura laminada ou usinada nas extremidades dos tubos, formando sulcos para encaixe dos acoplamentos que fazem a conexão (emenda) da instalação. É utilizado para instalações de água potável e redes contra incêndio (hidrantes e sprinklers). Os tubos pintados podem ser utilizados em instalações de água potável, redes de incêndio (hidrantes e sprinklers), condução de óleo, gás, ar comprimido e outros fluídos, além de fios e cabos – no caso de eletrodutos.

Segundo James Mauro, a novidade da Tuper beneficia principalmente instaladores, construtoras e donos de empreendimentos. “A nossa solução traz ganhos em relação aos prazos da obra, agilidade, condição econômica e limpeza. O produto também é ecologicamente correto, pois evita a aplicação de produtos químicos na obra, o que, em muitos casos, envolve equipes e equipamentos não totalmente qualificados”, diz.

Fabricados em aço carbono, os tubos de condução pretos, galvanizados, pintados com rosca ou com grooved entregues pela Tuper são cobertos pelas certificações compulsórias impostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a NBR 5580 e a NBR 5590 SCH. No caso dos eletrodutos, a empresa segue as normas NBR 5597 e NBR 5598. Além disso, a confecção do grooved segue o padrão da norma ANSI AWWA C606 e ISO 6182. A pintura passa por controle de testes de aderência e espessura de camada.

As certificações compulsórias são exigências legais que dizem respeito à fabricação, importação e comercialização de produtos e priorizam questões como segurança, saúde e meio ambiente, assegurando as características dos projetos e suas instalações.

Além de atender às exigências das normas técnicas da ABNT, a Tuper também segue as portarias do Inmetro. Os tubos fabricados pela empresa passam por rigorosa avaliação e auditoria em quesitos como acabamento, dimensões e tolerância, garantia de solda (por meio de testes de achatamento e expansão, Eddy Current e estanqueidade), espessura e uniformidade do revestimento de zinco e resistência à corrosão (400g/m2 de zinco – NBR 5580 e 550g/m2 de zinco – NBR 5590 ou 300g/m2 de zinco no caso dos eletrodutos).

Os tubos de condução contam ainda com o Certificado de Registro e Classificação Cadastral (CRCC) da Petrobras - o que credencia a empresa como fornecedora da estatal -, o Certificado de Registro Cadastral da Sabesp (concessionária de serviços de saneamento básico em São Paulo) e o selo do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), além da ISO 9001 (Qualidade) e ISO 14001 (Meio Ambiente).

Todas as informações relativas à especificação para rastreabilidade dos tubos estão estampadas nos produtos, como forma de municiar o cliente com detalhes que devem ser levados em conta na hora de escolher um fornecedor. Nos tubos Tuper constam a marca do fabricante e os atestados de conformidade (selos das certificadoras ABNT e Inmetro), normas pertinentes ao tubo (NBR), especificações das medidas, tipo de classe (leve, média, pesada), tipo de rosca e lote de produção.

A Tuper —Com mais de 40 anos de atuação, a Tuper é uma das maiores processadoras de aço do Brasil, segundo o INDA (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço). A empresa acompanha a evolução do mercado com amplas linhas de produtos, atendendo as mais exigentes normas nacionais e internacionais.

Com quatro unidades industriais e capacidade produtiva de 550 mil toneladas de aço/ano, fornece para diversos segmentos como: Construção Civil, Automotivo, Máquinas e Implementos Agrícolas e Rodoviários, Industrial, Óleo e Gás, entre outros. Seu portfólio de produtos contempla soluções tubulares para aplicações industriais, estruturais e de condução, tubos para óleo e gás, soluções automotivas e sistemas construtivos.

Instalada em Santa Catarina, emprega atualmente 2,3 mil profissionais e conta com mais de 20 pontos de distribuição em todo o território nacional. Graças ao alto padrão de qualidade, parque fabril moderno e excelência de seus produtos, a empresa tem participado de grandes projetos de infraestrutura para o desenvolvimento do país, entre os quais o fornecimento de soluções em aço para nove estádios preparados para sediar a Copa do Mundo, sete aeroportos, cinco gasodutos e mais de quarenta shoppings centers.

Atenta às oportunidades e demandas de mercado, a Tuper contribui de forma significativa para impulsionar o setor do aço. As áreas de Engenharia e Pesquisa e Desenvolvimento contam com a parceria de centros de pesquisas, universidades nacionais e internacionais, entidades representativas e empresas líderes mundiais em tecnologia.

Entre os exemplos estão a parceria com a FEV, renomada empresa de engenharia alemã que atua no desenvolvimento de soluções para o mercado automotivo. No setor de construção civil, um convênio de cooperação científica com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) possibilita pesquisas focadas em novas tecnologias na linha de estruturas metálicas tubulares. Além disso, a Tuper integra ainda o Comitê de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira