Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2015 - 09:40

ThyssenKrupp fornece novo sistema de britagem e esteira transportadora terrestre para mina de cobre Cuajone no Peru

O novo sistema combina um dos maiores sistemas de britagem semimóveis e esteira transportadora terrestre com o maior sistema de acionamento sem engrenagem já construído. Significativa redução dos custos operacionais e do consumo de energia. Expansão da rede de serviços na América do Sul .

A Industrial Solutions, unidade especializada em engenharia e construção de plantas da ThyssenKrupp, celebra um contrato com a Southern Peru Copper Corporation para fornecer um sistema de britagem primária e esteira transportadora terrestre. O novo sistema será instalado na mina de cobre Cuajone no Peru, em operação desde 1976, para o transporte de minério da mina a céu aberto. Ele substituirá o longo sistema de transporte ferroviário existente e deverá começar a operar em 2016. O contrato de fornecimento da ThyssenKrupp inclui engenharia, gestão de compras e construção, bem como o comissionamento do sistema completo de britagem in-pit e transporte (IPCC) para a unidade de processamento do minério de cobre da mina.

Christof Brewka, Diretor da Unidade Operacional de Mineração da ThyssenKrupp Industrial Solutions: “O novo sistema de britagem e transporte reduzirá significativamente os custos operacionais e o consumo de energia, bem como as emissões de CO2. É um bom exemplo das nossas principais soluções customizadas para o setor de mineração que proporcionam valor agregado aos nossos clientes e ao mesmo tempo ajudam a conservar os recursos naturais”.

Zlatan Azinovic, CEO da ThyssenKrupp Industrial Solutions (Peru): “Como parte de nossa estratégia de crescimento global, estamos reforçando ainda mais a nossa presença na América do Sul. Nosso centro de serviços no Peru nos permite oferecer um atendimento melhor e mais rápido aos nossos clientes locais dos setores de mineração, minerais e cimento. Recentemente também investimos em novos centros de serviços no Brasil e no Chile”.

Como parte do novo pedido, a ThyssenKrupp fornece uma unidade semimóvel de britagem com descarga, transferência e dois transportadores terrestres, com capacidade de 120.000 toneladas de minério triturado por dia transportadas para a pilha de armazenamento de minério bruto. O minério de cobre será alimentado diretamente em uma unidade semimóvel de britagem localizada na mina. Rampas para caminhões feitas de módulos de aço fornecem acesso aos caminhões da mina (de carga útil de até 360 toneladas métricas). As principais áreas de serviços e operacionais da planta de britagem, incluindo a infraestrutura elétrica, estarão fisicamente separadas e independentes da área de carregamento dos caminhões, o que reduzirá significativamente os níveis de vibração, poeira e ruído. O design semimóvel é especialmente adequado para minas sujeitas a frequentes atividades sísmicas.

O reforçado triturador giratório de 63 “—114” da ThyssenKrupp, com o seu acionamento direto de 1.200 kW, recebe o material através da moega de alimentação e reduz o minério bruto de cobre ao tamanho especificado para o produto. O minério triturado é extraído do silo de armazenagem localizado debaixo do triturador por meio de uma reforçada esteira alimentadora de ??baixa velocidade. A esteira transportadora ST 1800 de 2.800 mm de largura funciona a uma velocidade nominal de 1,5 m/s e é movida por uma unidade convencional de 800 kW e uma unidade de acionamento de frequência variável (VFD). A esteira transportadora de 400 m de comprimento transporta o minério triturado da esteira de descarga da planta semimóvel de britagem até duas esteiras transportadoras terrestres que cobrem os 7,5 km de distância até a pilha de armazenamento de minério bruto.

A primeira das duas transportadoras terrestres terá esteiras ST 6800 com uma largura de 1,830 mm e funcionará a uma velocidade de 6,2 m/s. Ela é acionada por duas unidades sem engrenagem Siemens de 6.000 kW. Essas unidades transportadoras, as maiores deste tipo no mundo, utilizam a tecnologia de Sistema de Transmissão Integrada da Siemens para fornecer um alto nível de disponibilidade (superior a 99%), eliminando muitos dos componentes tradicionais da unidade de transporte como redutores, acoplamentos e rolamentos do motor e os seus tempos e custos de manutenção. Essa tecnologia não só aumenta significativamente a capacidade das esteiras transportadoras terrestres para atender as necessidades de capacidade cada vez mais elevadas e aplicações de velocidades mais altas, mas também proporciona uma redução do consumo total de energia e uma maior eficiência desses sistemas de transporte.

O Sistema de Acionamento Sem Engrenagens (Gearless Drive System) foi desenvolvido pela ThyssenKrupp em parceria com a Siemens e foi instalado pela primeira vez em 1985 na mina de carvão Prosper-Haniel na Alemanha. Essa tecnologia tem sido comprovada por uma longa lista de projetos concluídos com êxito, e com projetos de pesquisa e desenvolvimento em curso.

Entre os projetos mais recentes de acionamento sem engrenagens fornecidos pela ThyssenKrupp estão a esteira transportadora dupla com acionamento sem engrenagens de 3.800 kW para a mina Antapaccay da Glencore no Peru, cinco unidades de acionamento sem engrenagens de 5.000 kW para um sistema de esteira transportadora terrestre no Chile, e as esteiras transportadoras terrestres movidas por quatro unidades sem engrenagem de 4.400 kW para a mina Las Bambas da MMG no Peru.

A ThyssenKrupp é um grupo industrial diversificado com ampla e tradicional experiência na área de materiais e um crescimento constante na área de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 155.000 colaboradores, em cerca de 80 países, que atuam no desenvolvimento de produtos de alta qualidade tecnológica, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. No ano fiscal de 2013/2014, a ThyssenKrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 41 bilhões de euros.

Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a ThyssenKrupp emprega atualmente mais de 12 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos de siderurgia, automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica e defesa. O Brasil é uma das prioridades do grupo e contabilizou, no ano fiscal de 2013/2014, a receita de R$ 9 bilhões.

Em 2015 a empresa inaugurou um novo centro de serviços para a indústria de cimento, mineração e energia. Localizado próximo aos clientes, no distrito industrial de Santa Luzia (MG), o Service Center da ThyssenKrupp é o mais avançado projeto dedicado à modernização e renovação de equipamentos de processamento para o setor, além de prover a manutenção e suporte ininterruptos. | www.thyssenkrupp-industrial-solutions.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira