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02/10/2015 - 07:44

Lojistas esperam melhoria das vendas com o Dia Das Crianças, aponta CDLRio

O comércio lojista carioca estima um crescimento de 2% (igual ao do ano passado) nas vendas para o Dia das Crianças - uma das datas comemorativas mais importantes do setor. É o que mostra a pesquisa Expectativa de Vendas do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que ouviu 500 lojistas cariocas dos ramos de brinquedos, roupas, calçados, eletrônicos, artigos esportivos para conhecer a expectativa dos empresários. Dos entrevistados, 37,3% tem lojas na Zona Norte, 25,5% na Zona Sul, 23,5% no Centro e 13,7% na Zona Oeste.

Segundo a pesquisa o ambiente no comércio é de moderado otimismo, mostrando que apenas 49% dos lojistas esperam um movimento igual ao de 2014. Eles acreditam que roupas (29,4%), brinquedos (17,6%), calçados incluindo tênis (15,7%), mochilas e acessórios, jogos eletrônicos e livros devem ser os presentes mais vendidos.

Os lojistas estimam também que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 120,00 e que 95% dos clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de loja, cheque pré-datado, dinheiro, cartão de débito e carnê.

O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, diz que a expectativa é que as vendas no Dia das Crianças deverão ser iguais as do ano passado. Segundo ele a data é o Natal para o segmento de brinquedos, que a exemplo do comércio como um todo também vem sofrendo bastante com o atual cenário da economia, além de enfrentar a concorrência desleal do comércio informal, que em datas como esta inundam a cidade com produtos piratas e contrabandeados. “Apesar disso, os lojistas estão fazendo a sua parte. Continuam inovando para seduzir os pais e avós e apostam nas promoções, diversificação de planos de pagamento e crédito mais fácil”, conclui Aldo.

Apostando nas boas vendas, os comerciantes renovaram os seus estoques e, como estratégia para atrair os consumidores, estão investindo em propaganda, promoção, na decoração da loja e vitrine, no desconto do total das compras, nas facilidades de pagamento e no lançamento de produtos entre outras ações.

A pesquisa mostra ainda que os pais (64,7%), os avós (27,5%) e os padrinhos (7,8%) são os que mais presenteiam e a maioria das crianças (51%) é quem escolhe o próprio presente.

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