Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2015 - 07:44

Centro Cultural Banco do Brasil do Rio comemora 50 milhões de visitantes

Quem visitou o CCBB Rio no dia 1º de outubro (quinta-feira), pode ser surpreendido com um prêmio: quinquagésimo milionésimo visitante receberá gravura do artista brasileiro Siron Franco.

Rio de Janeiro— Na véspera de completar 26 anos [12 de outubro], o Centro Cultural Banco do Brasil espera comemorar 50 milhões de visitantes apenas na unidade do Rio de Janeiro no dia 1º de outubro(quinta-feira). E quem for ao CCBB Rio pode ser surpreendido com um prêmio oferecido pela Instituição. Isso porque o quinquagésimo milionésimo visitante será premiado com uma gravura e catálogo do artista brasileiro Siron Franco, do acervo do CCBB.

O CCBB Rio abriu caminho para que outras instituições seguissem seu modelo de polo multicultural, a partir de uma programação plural que já realizou mais de três mil projetos, oferecendo ao público, o contato com grandes nomes das artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento.

O edifício de linhas neoclássicas, que desde 1989 abriga o CCBB Rio, foi projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva e inaugurado em 1906 para sediar a Associação Comercial. Entre as décadas de 1920 até 1960 seria a sede do Banco do Brasil, que posteriormente seria transferida para Brasília.

A entrada franqueada, ingressos baratos para espetáculos, a acessibilidade e ainda a forte atuação do projeto educativo, que permeia diversas áreas da programação, transformou esse espaço em um ponto de convergência da cultura.

Atualmente, reconhecido entre as 5 instituições mais visitadas em todo o mundo, o CCBB Rio permanece na vanguarda, estimulando a interatividade em sua programação, realizando concursos e festivais, atuando nas mídias sociais, em um compromisso permanente com a formação de plateias e com fortalecimento da diversidade cultural brasileira.

Recorde Histórico de Público —Em 2014, com Salvador Dalí, o CCBB bateu seu recorde de visitação. Em 100 dias úteis, mais de 970 mil pessoas estiveram no prédio para conhecer as 150 peças que proporcionaram uma viagem pelo universo onírico do artista. Desde sua inauguração, há 25 anos, o maior público da instituição havia sido na exposição Aleijadinho e Seu Tempo: Fé, Engenho e Arte, que, em 2006, reuniu 969 mil visitantes.

Reconhecimento Internacional no Ranking do The News Art Paper —Recentemente, as instituições culturais brasileiras passaram a ser reconhecidas no ranking da publicação britânica The Art Newspaper. Surpreendendo o público internacional, em 2012, o texto da matéria fazia referência aos números de 2011 e destacava a posição do Brasil: “ao invés dos EUA, instituições da Europa ou japonesas, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro alcançou o topo. O edifício antigo do Banco no centro da cidade recebeu nada menos que três exposições que ficaram entre os dez primeiros lugares. Todas eram de graça, com "O Mundo Mágico de Escher" sendo o mais popular (9.700 visitantes por dia). Laurie Anderson no CCBB no Rio atraiu 6.930 visitantes por dia, e Mariko Mori, 6990 por dia.

Desde então, o CCBB tem figurado no ranking em destaque nas diversas listas.

Rá-Tim-Bum —No dia em que comemora seu 26o aniversário, o Centro Cultural Banco do Brasil celebra ainda o Dia das Crianças com um presente especial para todas as famílias. Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição poderá ser visitada, com entrada franca, até o dia 11 de janeiro de 2016. Patrocinada pela BB DTVM e a Brasilprev, Castelo Rá-Tim-Bum é um verdadeiro tributo ao saudoso programa da TV Cultura, tido como uma das melhores criações audiovisuais da história da televisão brasileira. Em São Paulo, mais de 400 mil pessoas visitaram a mostra concebida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) com apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta.

Excelência Tripadvisor— Também em 2014, o CCBB Rio foi certificado com Excelência Tripadvisor no maior site internacional de atraçes turísticas e roteiros de viagens. A pontuação máxima foi obtida por meio dos votos do público.

Yelp – 5 estrelas —Também em 2014, o CCBB Rio recebeu 05 estrelas, avaliação máxima dos visitantes da rede social Yelp. Segundo a carta de reconhecimento enviada pelo diretor- executivo do site, os visitantes do Yelp “adoram o CCBB”. O serviço reconhecido por mais de 130 milhões de visitas mensais em cerca de 20 países abre espaço para que internautas deem sua opinião sobre restaurantes, bares, lojas, instituições culturais e outros lugares visitados pelo grande público.

Acessibilidade —Em 2005, a Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência entregou ao CCBB Rio, o Certificado de Acessibilidade Nota 10, prêmio instituído pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O CCBB Rio recebeu a certificação, devido as adaptações feitas no prédio que foi inaugurado em 1906 e modernizado nos últimos anos e que hoje permite o acesso através de rampas, elevadores, banheiros especiais e adequações nos teatros e salas de projeção.

Em 2014, o CCBB Rio recebeu o selo “Rio Acessível”, oferecido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Rio de Janeiro em uma ação de valorização da acessibilidade e mobilidade do município que classificou 250 pontos após um estudo iniciado no ano de 2013.

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro. Aberto de quarta a segunda, 9h a 21h. Informações: (21) 3808-2020 | bb.com.br/cultura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira