Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/02/2008 - 11:08

Polônia: porta de entrada para a União Européia

Poloneses apresentam oportunidades de negócios a brasileiros em encontro em São Paulo. A Polônia ocupa 2º lugar em investimentos planejados na Europa, segundo a consultoria Ernest&Young. Até 2013, país deve receber 85 bilhões de euros diretamente dos fundos estruturais e de coesão da União Européia.

Empresários brasileiros se reúnem com representantes do Governo da Polônia e com o sócio-diretor da Ciech América Latina, filial de um dos maiores grupos do setor químico do mundo, no dia 20 de fevereiro no Centro de Eventos e Negócios de São Paulo (CENESP). O encontro marca a divulgação de novas oportunidades e investimentos abertos na Polônia à empresas brasileiras que se instalarem no país. Seu crescimento está em plena ascensão nos últimos 15 anos, porém, o grande impulso aconteceu há três anos e meio, quando o país ingressou na União Européia.

Piotr Maj, chefe do departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Embaixada da Polônia no Brasil e Voitek Kordecki, vice-presidente da Câmara Nacional de Comércio e Indústria Brasil-Polônia e diretor do grupo Ciech América Latina, filial de um dos maiores grupos químicos da Europa, apresentam propostas concretas para a formação de parcerias e acordos de cooperação tendo em vista o novo cenário econômico da Polônia. Em 2006, o país recebeu cerca de US$20 bilhões em investimentos diretos (projetos industriais e também nas áreas financeira e de serviços).

Entre as vantagens para empresas brasileiras investirem na Polônia estão incentivos fiscais que podem garantir o retorno do investimento de até 50%; possibilidade de usufruir dos Fundos Estruturais e de Coesão da União Européia e facilidade de instalação da empresa em até 31 dias.

Por que investir na Polônia? . A economia Polonesa teve um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 5,8% em 2006 e 6,5% em 2007. A previsão é que este número permaneça em 2008. Este crescimento é maior do que a média da Comunidade Européia (2,7%). O crescimento da Polônia tem sido motivado principalmente pelas exportações, produção industrial e investimentos.

.Posicionada em 2º lugar em investimentos planejados na Europa (Ernst&Young), a Polônia é vista como principal destino para novos investimentos e projetos de expansão na Europa. As vantagens oferecidas em termos de produtividade e flexibilidade de condições de emprego colocaram a Polônia em posição de liderança na Europa.

.Segundo relatório da consultoria AT Kearney de 2006, o ambiente de investimento estrangeiro direto (IED) na Polônia é positivo e dinâmico. O relatório afirma que um em cada quatro investidores estrangeiros está mais otimista no mercado polonês. Um em cada dez investidores globais, afirmam que farão seu primeiro investimento na Polônia. A perspectiva de desenvolvimento dinâmico de novos mercados de tecnologia também é otimista.

.A Polônia é a maior produtora européia de móveis e alimentos orgânicos e está entre os líderes dos setores de automotivo e autopeças, aparelhos de TV e tecnologia em transmissão de energia elétrica.

.Os recursos que o país recebe dos Fundos Estruturais estão sendo aplicados em projetos público-privados, especialmente nos setores de infra-estrutura, como construção de rodovias e ferrovias, desenvolvimento regional, apoio ás pequenas e médias empresas, indústria da pesca, modernização do setor de alimentos, entre outros.

.Executivos colocaram a Polônia na 7ª posição do mundo como seu país de escolha para investimentos (Ernst&Young). O relatório destacou o crescente potencial da Polônia como localização para centros de serviços como, por exemplo, financeiros e call-centers. O País está em 2º lugar para investimentos em eletricidade e terceiro em agricultura, pesca e serviços florestais.

.A Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), já implantou na capital, Varsóvia, o Centro de Distribuição (CD) de produtos brasileiros. Até o momento, 55 empresas se credenciaram para integrar o CD.

Encontro de Negócios, dia 20 de fevereiro, das 10h às 13h40, no Centro de Eventos e Negócios de São Paulo (CENESP), Rua Rui Barbosa, 422 -Bela Vista – São Paulo (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira