Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/02/2008 - 11:27

Avaliação de desempenho é oportunidade para se fazer uma atualização na carreira


Preparo para a reunião com a chefia é essencial e pode alterar o resultado da apreciação a que são regularmente submetidos os profissionais no âmbito corporativo.

O melhor termômetro de uma carreira é o feedback que recebemos de nossos superiores hierárquicos dentro da empresa. A avaliação de desempenho, promovida sistematicamente, permite ao profissional dimensionar sua performance. Infelizmente, porém, muitos ainda temem esse momento.

Essa reunião deve ser encarada como uma troca de informações e pontos de vista. O foco é fazer uma avaliação do que foi realizado, do que pode ser aperfeiçoado e do que precisa ser melhor adequado.

Claro que entrarão na avaliação fatores objetivos e subjetivos. Contudo, em vez de gerar apreensão e insegurança, esse momento é propício para o profissional planejar seus próximos passos e delimitar seu caminho para o curto e médio prazos.

Algumas dicas para tirar o melhor proveito desse encontro: - Prepare-se com antecedência. Antes da reunião com o chefe, faça uma reunião consigo mesmo: revise seus últimos 6 ou 12 meses e analise sua performance.

- Procure ter clareza de seus pontos fortes - saiba claramente onde você se destacou nesse período.

- Da mesma forma, conscientize-se de suas limitações. Reflita sobre o que poderá fazer para lidar com elas. Desta forma, se seu chefe levantar um problema de performance, você apresenta uma solução de melhoria.

- Procure estabelecer alguns objetivos para o próximo período. O que você quer conquistar? Onde quer chegar?

- Levante pontos sobre os quais você tem dúvidas ou dificuldades - e saiba pedir ajuda. Discuta com seu chefe possíveis soluções para essas dificuldades e ouça um outro ponto de vista.

- Traga suas sugestões. Pode ser um bom momento para trocar idéias.

- Mantenha seu equilíbrio emocional. Afinal, a reunião é um feedback do trabalho desenvolvido, não uma crítica pessoal.

Durante a reunião, faça anotações, se achar pertinente. Você poderá usar esses registros para conversar posteriormente com colegas e mentores, solicitando dicas e sugestões.

Essas mesmas anotações servirão de ponto de partida na sua próxima avaliação de desempenho.

. Por: Vivian Maerker Faria, diretora da SEC Talentos Humanos (http://www.secth.com.br), consultora em Recrutamento e Seleção de Secretárias e Especialistas. É formada pela Faculdade de Psicologia da PUC, SP; Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP, SP e em Gestão de Negócios para Executivos pela FGV, SP. Especialista em gestão de carreira e coaching para a área administrativa e secretarial; palestrante, conferencista e autora de artigos na área de gestão de carreira; colaboradora do livro "Mulheres de Sucesso - Os segredos das mulheres que fizeram história", Editora Gente, 2000.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira