Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2015 - 08:23

AEB participa de evento que marca os 20 anos do Centro Internacional de Negócios do Sistema Firjan

Rio de Janeiro— O presidente e o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro e Mauro Laviola, respectivamente, participaram hoje do evento comemorativo que marcou os 20 anos do Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema Firjan. Para marcar a data foi lançado o livro “Novo Mundo, Novas Fronteiras —20 Reflexões sobre o Futuro do Comércio Exterior e das Relações Internacionais”, e ainda foi anunciada a nova designação do Centro que, a partir de agora, será chamado Firjan Internacional.

A publicação reúne um naipe de especialistas, que apontam os desafios do setor e preveem tendências, assim como sugerem rumos para debates sobre políticas públicas, investimentos e incentivos para as empresas. Entre eles, o presidente da AEB, autor do artigo “Os desafios do Brasil no Comércio Exterior de Serviços”, em que analisa o segmento e sugere que o Brasil participe de mais negociações comerciais, a fim de obter condições favoráveis de acesso a mercados para os serviços brasileiros, que têm grande potencial para ter destaque internacional.

Mauro Laviola também participa da publicação traçando um histórico das negociações internacionais e apresenta uma visão prospectiva do comércio entre países. Aponta ainda os aspectos limitativos para o Brasil galgar novos patamares de participação nas negociações e no comércio internacional: a restrita capacidade competitiva dos bens industrializados e as limitações institucionais vigentes no Mercosul em matéria de negociações extrarregionais.

Foram realizados ainda dois painéis para discutir as principais questões que envolvem as transações comerciais do Brasil no mercado internacional. Castro e Laviola participaram do painel “Novo Mundo, Novas Fronteiras do Comércio Exterior”, acompanhados de Ricardo Markwald (Funcex), Roberto Fendt (Cebri), Rosária Baptista (ex-diretora do DEINT), Lúcia Maduro (consultora da CNI) e Ricardo Keiper (GE Celma).

Castro, que foi o moderador do painel, mais uma vez enfatizou a necessidade de o Brasil ter uma participação maior no comércio exterior na prática e não só na teoria. “Existe uma série de dificuldades em se formar acordos internacionais”, afirmou.

O Mercosul foi apontado por Laviola, durante sua apresentação, como um entrave para o Brasil realizar negociações individualizadas com outros países fora da área da Aladi. “Mas, ainda que se pudesse fazer essas negociações, mais grave é o problema da falta de competitividade do país”, frisou

O segundo painel, “Novo Mundo, Novas Fronteiras da Política Externa”, reuniu Luiz Felipe Lampreia (presidente da CERI), Luiz Augusto de Castro Neves (CEBRI-CEBC), Anna Jaguaribe (IBRACH), e Marco Saltini (MAN Latin America).

O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira