Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2008 - 09:03

Brasil é o maior alvo de cavalos-de-tróia em sites bancários do mundo, aponta pesquisa

Estudo da F-Secure mostra que 30.7% dos bancos atingidos por trojans em todo o mundo são brasileiros, ficando atrás de países como Estados Unidos, com 16,9% e Reino Unido, com 13.8%.

São Paulo - As fraudes na internet causadas por malwares como os cavalos-de-tróia, softwares maliciosos destinados a se infiltrar em um sistema de computador com o intuito de roubar informações do usuário, são o maior problema de segurança online atualmente no Brasil. Esta é uma das conclusões do estudo feito pela fabricante finlandesa de soluções de segurança, F-Secure.

Na pesquisa, o Brasil aparece como o país mais atingido por essas ameaças sendo que, 30.7% dos bancos infectados por trojans em todo o mundo são brasileiros, seguido pelos Estados Unidos, com 16.9% e pelo Reino Unido, com 13.8%. "Os cavalos-de-tróia bancários têm alvos específicos e são focados, geralmente, em cinco ou até menos instituições, de forma a atingir o alvo mais facilmente", explica Hypponen, chefe dos laboratórios da F-Secure Corporation e um dos principais caçadores de vírus em atividade hoje. O pesquisador completa que nos Estados Unidos e países da Europa essa situação é diferente, já que estes malwares são disseminados para muito mais que cinco bancos, o que acaba enfraquecendo ou mesmo perdendo a eficácia dos ataques.

Para o pesquisador, essa movimentação de hackers a ataques bancários tem aumentado devido à crescente utilização da internet pelas pessoas, principalmente em transações bancárias. "O criminoso vai onde o dinheiro está e esse tipo de crime online acaba sendo mais lucrativo e possui menos risco. Com apenas algumas técnicas é possível saber quando o usuário está online e descobrir todas as informações confidenciais para roubar dinheiro", ressalta Hyppönen.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira