Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2015 - 06:54

Petrobras apresenta 'Orquestra Sinfônica Heliópolis' na Sala Cecília Meireles


Maestro Isaak Karabtchevsky

Sob Regência de Isaac Karabtchevsky, os meninos do Instituto Baccarelli, de São Paulo, apresentam a principal orquestra de Heliópolis.

Em única apresentação na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfonica de Heliópolis, apresenta obras de Ludwig Van Beethoven e Johannes Brahms um dia antes da estreia do filme “Tudo que aprendemos Juntos”***, com Lazaro Ramos, baseado na história do “Instituto Baccarelli”, no “Festival do Rio”

Sob a regência de Isaac Karabtchevsky, na abertura a composição "Leonora nº 3, Op.72b". Das três Leonore, foi a que se impôs no gosto popular, ganhando rapidamente as salas de concerto. Composta em 1806 quase por acaso, durante uma repetição da referida ópera, a abertura Leonore III é concisa que a anterior, começando com um adágio rico em modulações e seguido de um allegro nos moldes bitemáticos das sonatas.

Na sequência o IB apresenta "Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Op.73" do romântico alemão Johannes Brahms, escrita no verão de 1877, essa peça é rica no lirismo e luminosidade fruto de um cromantisco discreto e leve.

Instituto Karabtchevsky —Indicado, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como um dos ícones vivos do país, Isaac Karabtchevsky é, desde 2011, diretor artístico do Instituto Baccarelli e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis, tendo sido um dos grandes responsáveis pelo salto qualitativo dessa orquestra. Nascido em São Paulo, estudou regência e composição na Alemanha, sob orientação de Wolfgang Fortner, Pierre Boulez e Carl Ueter. Atuou como maestro e diretor artístico em prestigiadas orquestras e teatros internacionais, como a Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro (desde 2004); Sinfônica de Porto Alegre (2003 a 2010); OrchestreNationaldesPays de la Loire, na França (2004 e 2009); Orquestra Tonkünstler, de Viena (1988 a 1994); Teatro la Fenice, em Veneza (1995 a 2001); Orquestra Sinfônica Brasileira (1969 a 1996). Recebeu a medalha do Mérito Cultural do governo austríaco e a comenda Chevalier desArts e desLettres do governo francês, além de condecorações de praticamente todos os estados brasileiros. Foi um dos criadores do Projeto Aquarius, o maior movimento de popularização da música clássica no Brasil. Desde essa experiência, nunca abandonou sua vocação de disseminar a música clássica e mantê-la viva, encontrando na Orquestra Sinfônica Heliópolis a parceira perfeita.

Instituto Baccarelli —Instituição sem fins lucrativos, o Instituto atende cerca de 1300 crianças e jovens em programas socioculturais, que oferecem formação musical e artística de excelência, proporcionado desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música.

Com sede em Heliópolis, o Instituto Baccarelli oferece a crianças e jovens da comunidade uma estrutura de ponta, professores qualificados, aulas em grupo e individuais - tanto teóricas quanto práticas, além de exercícios em conjunto nas 4 orquestras, 27 corais (entre coral e musicalização) e 4 grupos de câmara.

A Orquestra Sinfônica Heliópolis, principal grupo da casa, é reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística. Composta por 90 músicos, ela leva o nome de Heliópolis para todo o Brasil, impactando positivamente na identidade da comunidade e na vida dos moradores.

O Instituto é mantido com os patrocinadores Master: Petrobras Ouro: BNDES, Volkswagen; Prata: Magazine Luiza, Bradesco, Banco Volkswagen e Bronze: Instituto Votorantim, Caterpillar e Banco do Brasil.

Tudo Que Aprendemos Juntos: *** ?Laerte é um músico promissor que sofre uma crise em plena audição para uma vaga na Osesp. Ele perde a chance de trabalhar na maior orquestra sinfônica da América Latina e, frustrado, vai dar aulas na favela de Heliópolis. Na escola, cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que acaba por contagiar os jovens estudantes. Inspirado na história real da formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, o filme conta a emocionante saga de um músico e seus alunos, que tiveram suas vidas transformadas pela arte. |www.festivaldorio.com.br/br/filmes/tudo-que-aprendemos-juntos.

Sala Cecilia Meireles, Largo da Lapa, 47, Rio de Janeiro9RJ). Capacidade: 618 lugares – 12 para cadeirantes. http://salaceciliameireles.rj.gov.br | Telefone: (55 21) 2332-9223.Gratuito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira