Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/02/2008 - 09:05

Brasileiro está entre os primeiros certificados PgMP do mundo


Felipe Guilherme Prata Brito, gerente sênior da Ci&T Software, é o primeiro brasileiro a obter a certificação PgMP (Program Management Professional), criada para profissionais de Gerenciamento de Programas.

Foram quase dois anos de preparação para que o PMI - Project Management Institute –, a maior instituição no mundo exclusivamente dedicada ao fomento da atividade de Gerenciamento de Projetos, lançasse a certificação PgMP, ao final de 2007. A nova credencial foi desenvolvida para atestar as competências dos gerentes de programas, profissionais que gerenciam múltiplos projetos relacionados e alinhados com estratégias organizacionais. E entre os pioneiros na obtenção dessa certificação está o gerente sênior da Ci&T Software (www.cit.com.br), Felipe Guilherme Prata Brito, o primeiro brasileiro a obter a credencial PgMP (Program Management Professional). Ele faz parte de um seleto grupo de 35 profissionais espalhados pelo mundo - grande parte concentrada nos EUA, embora já existam também profissionais certificados em outros países como Canadá, Índia, Coréia e Bélgica. “Esse selo do PMI, obtido através de um rigoroso processo com três diferentes avaliações, atesta experiência e conhecimento inconteste das melhores práticas e competências na gestão de programas e será um diferencial muito apreciado pelas empresas, tanto no Brasil quanto no exterior”, avalia Brito.

Segundo Luis Augusto dos Santos, PMP e presidente do PMI-SP, “cada vez mais as empresas, aqui e no mundo todo, estão valorizando as certificações do PMI e demandando profissionais certificados. Neste momento, além da certificação PMP (abreviatura de Project Management Professional), da certificação CAPM, ainda pouco conhecida no Brasil e mais voltada para membros das equipes de projetos, além da recém lançada PgMP, que realmente oferece um fantástico upgrade para quem atua na área, deveremos ter em breve mais duas outras certificações específicas a serem lançadas em nível mundial em 2008: a certificação em gerenciamento de cronogramas e a certificação em gerenciamento de risco de projetos. Estas duas novas certificações são o resultado de um estudo realizado pelo PMI que identificou áreas-chave que demandam conhecimentos aprofundados e profissionais especializados”.

Profissional cada vez mais requisitado, o gerente de programas deve ter uma visão ampla de projetos integrados, controlando não só custos, prazos e riscos, mas o gerenciamento compartilhamento de recursos e a comunicação entre os muitos envolvidos em um programa. “Hoje, o mercado está muito aquecido e demanda gerentes de projeto e gerentes de programa competentes e preparados. A certificação PMP é internacionalmente reconhecida e bem-vista, um benchmark de excelência. Obviamente, por ser recente, a certificação PgMP ainda é pouco conhecida. Contudo, com o respaldo do PMI, ela com certeza será em breve reconhecida e passará a ser exigida pelo mercado como gabarito para a gerência de programas e portfolios”, aposta Brito. Atualmente, o PMI conta com mais de 250 mil filiados distribuídos em mais de 150 países. Criado em 1969 na Pensilvânia, Estados Unidos, o instituto compartilha seus padrões técnicos e éticos com a comunidade internacional, definindo padrões profissionais, realizando pesquisas e fornecendo acesso a recursos e informação. Uma das suas certificações mais conhecidas do PMI é a PMP - Project Management Professional, uma valorizada credencial em gestão de projetos.

Com 28 anos, certificado PMP desde outubro de 2003 e agora PgMP, Brito é Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp, com MBA em Finanças Empresariais pela FGV e extensão executiva em Babson College, Boston. Trabalha há 8 anos na Ci&T, empresa CMMI5 – nível máximo de certificação que atesta excelência em desenvolvimento de software - especializada em desenvolvimento e integração de sistemas, gerência de aplicações e interactive services. Foi na empresa em que trabalha que encontrou o ambiente ideal para investir na carreira. “Todos me apoiaram e me parabenizaram. É um orgulho para mim e também para a Ci&T, uma empresa que possui mais de 40 colaboradores certificados PMP e que prima – e é reconhecida – pela sua excelência em gestão de projetos e programas”, garante Brito. "Achamos importante apoiar certificações como esta, pois elas criam alinhamento de conhecimentos e práticas entre fornecedores e clientes, o que é essencial para promover maior maturidade de processos na indústria de TI", completa Bruno Guiçardi, diretor de operações da Ci&T.

Perfil da Ci&T: A Ci&T é uma empresa especializada em software e tecnologia da informação. É certificada CMMI-5 e sua oferta abrange serviços em desenvolvimento e outsourcing de aplicações. Fundada em 1995 e com destacada atuação em diversos segmentos da indústria, a empresa possui uma estrutura global de prestação de serviços que inclui 6 unidades no Brasil, uma subsidiária nos EUA e um escritório na Europa. Reconhecida por seu domínio tecnológico e excelência em gestão de projetos, a Ci&T traduz conceitos e padrões internacionais (PMI, CMMI e RUP) em valor para seus clientes: altíssima previsibilidade de custo, prazo e qualidade; resultados raros na indústria de TI. A Ci&T possui centros de pesquisa junto a renomadas universidades e investimentos contínuos em inovação, sendo pioneira na utilização de conceitos e tecnologias como SOA e Web 2.0. O domínio único de técnicas de reúso, componentização e geração automática de código garante uma produtividade diferenciada. Esta diferenciação é atestada por empresas como Avon, BM&F, Coca-Cola, Hospital Albert Einstein, International Engines, Janssen-Cilag, Johnson & Johnson, Metlife, Nortel Networks, Petrobras, Rhodia, Schindler, Vale, Vistakon, Yahoo! e muitas outras empresas inovadoras. | Site: www.cit.com.br

PMI - O Project Management Institute (PMI®), com mais de 250 mil membros em 165 países, é hoje a maior entidade mundial sem fins lucrativos voltada ao Gerenciamento de Projetos, tendo sido criado em 1969 nos EUA, como conseqüência do surgimento, na década de 1960, de iniciativas privadas para estruturar o conhecimento e o planejamento da gestão de projetos. O PMI possui presença global, com sede em Newtown Square, Pennsylvania, EUA (www.pmi.org). Cada representação local recebe o nome de chapter (capítulo). No Brasil existem 13 capítulos que reúnem mais de 4500 profissionais.

O PMI® - SP - O Chapter São Paulo, Brasil do PMI (PMI® - SP), que comemora seu décimo aniversário em 2008, foi o primeiro a ser estabelecido no Brasil, conta atualmente com quase 2000 associados e compartilha dos mesmos padrões, princípios e ideais que norteiam a atuação global da entidade na busca pelo aprendizado desenvolvimento do profissionalismo do Gerenciamento de Projetos como ciência e arte. | Site: www.pmisp.org.br/

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira